Pode praticar esporte com lente de contato

Hoje você vai saber se pode praticar esporte com lente de contato. Afinal de contas, milhões de pessoas fazem o uso desse acessório e possuem essa dúvida. Será que é obrigatório tirá-lo ao realizar atividades físicas?

Nesse sentido, todo cuidado é pouco na hora de praticar esporte com lentes ou qualquer outro acessório. Então, veja a seguir se é permitido praticar esporte usando esse tipo de item e quais os cuidados que você deve tomar.

O que este artigo aborda:

Pode praticar esporte com lente de contato Pode praticar esporte com lente de contato
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Pode praticar esporte com lente de contato?

Sim, pode praticar esporte com lente de contato! Aliás, dependendo do caso, é muito mais aconselhável usar lentes ao invés dos tradicionais óculos.

Mas tenha em mente que existem diversos tipos de lentes e você precisa levar em conta o tipo de atividade física que vai praticar. O mais indicado é informar seu oftalmologista e seguir as orientações dele.

Assim, o profissional indicará o acessório mais adequado levando em conta o tipo de esporte. Fazendo isso, você terá inúmeros benefícios ao usar a lente de contato na hora da atividade física.

Por exemplo, praticar esporte usando óculos não é recomendável, já que um impacto ou bolada pode quebrar o acessório. E isso traz riscos, inclusive, para os seus olhos!

Mas tenha alguns cuidados extras, principalmente se a lente molhar. Nesse caso descarte-a e a substitua por uma nova. Mas, ressaltando, é possível praticar esporte com lente de contato, basta informar seu oftalmologista e seguir as orientações dele.

Quais são os cuidados ao usar lente de contato?

Usar lente de contato exige alguns cuidados, mesmo se você não for praticar esportes com ela. Porém, no caso da prática de atividades físicas, eles precisam ser redobrados. Vamos ver quais são os principais:

  • Coloque as lentes de forma correta: antes de mais nada, lave bem as mãos na hora de colocar as lentes. Depois, coloque-a no seu dedo indicador. Puxando a pálpebra inferior e superior do olho, coloque a lente suavemente e pisque algumas vezes para ajustá-la;
  • Higienize as lentes: utilize a solução indicada pelo médico, antes e depois do uso do acessório. Limpe também o estojo onde você as guarda. Isso previne infecções;
  • Retire as lentes antes de ir dormir: muita gente costuma dormir com lente de contato, principalmente porque esquecem de retirá-la. Não se esqueça de tirar esses itens! Caso contrário, você pode ter ressecamento nos olhos ou até mesmo lesões na córnea;
  • Não coce os olhos: as suas mãos são transmissores de bactérias, germes e até mesmo vírus. Ao coçar os olhos, você pode abrir brecha para contaminações. Além, claro, de correr o risco de provocar lesões. Então, jamais faça isso com lente de contato.

Além desses cuidados básicos, certifique-se de adquirir as lentes mais adequadas para você e respeitar a data de validade delas. Seguindo todas essas recomendações, você pode praticar esporte com lente de contato sem nenhum problema.

Informações importantes sobre o assunto

Antes de encerrar, temos mais algumas informações super importantes para destacar. Veja quais são elas:

  • Atividades de alto impacto ou muito intensas devem receber atenção especial. Em alguns casos, não é recomendável o uso de lentes de contato e muito menos óculos;
  • Converse com seu oftalmologista e informe o tipo de atividade/esporte que você pratica ou pretende praticar;
  • Adquira as lentes recomendadas pelo médico e siga todas as orientações dele.

Nesse sentido, uma das lentes mais requisitadas por quem pratica esportes são as gelatinosas de uso único. Elas são utilizadas apenas durante a prática esportiva e depois descartadas. Esses acessórios são mais seguros e possuem menor risco de contaminação. Além de serem mais práticos, pois não possuem estojo.

Conclusão

Agora que você sabe que pode praticar esporte com lente de contato, separamos mais algumas dicas:

  • Tenha um ou mais pares extras de lentes de contato com você;
  • Tenha em mãos um colírio lubrificante receitado pelo médico;
  • Verifique se no local onde você praticará o esporte há um banheiro para a devida higienização das mãos. Caso contrário, coloque as lentes antes de sair de casa;
  • Não retire as lentes com as mãos sujas ou suadas;
  • Ao fazer atividades físicas ao ar livre, procure utilizar óculos de sol (mesmo se estiver com lente de contato).

Pronto! Seguindo essas recomendações, você garante sua segurança na hora de praticar esporte com lente de contato.

Para conhecer mais detalhes sobre esportes , acesse o site Senhor Esporte e acompanhe os conteúdos.

Para saber mais sobre pode praticar esporte com lente de contato, veja o vídeo do canal Prof Sergey Cusato Jr Optometrista.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Pode praticar esporte com lente de contato"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.