Qual é a diferença entre jogo e esporte

A maioria dos brasileiros tem em mente a imagem nítida de como o país é adepto a jogos e esportes de uma forma geral. Basta lembrar das atividades recreativas do início de vida de qualquer brasileiro, com amigos ou individualmente, para saber que os jogos são uma presença certa. Da mesma forma, o esporte, tanto sendo introduzido de forma externa ou mesmo em casa, também ocupa a mente dos brasileiros, seja ele o Futebol, a Natação, ou mesmo esportes de Luta, por exemplo.

O mercado que envolve os esportes é um dos mais significativos do país. Há muitas plataformas online atualmente, inclusive, como a eosporte24 (https://www.oesporte24.com.br/) que ajudam o público no Brasil a acompanharem os seus esportes favoritos, com as principais notícias. Da mesma forma, os conteúdos relativos a jogos crescem cada vez mais na internet. Por mais que jogo e esporte sejam duas faces de uma moeda que é muito parecida, há algumas diferenças entre essas categorias. Acompanhe a leitura e veja algumas delas!

O que este artigo aborda:

Qual é a diferença entre jogo e esporte Qual é a diferença entre jogo e esporte
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Principais diferenças entre jogo e esporte

De uma forma geral, pode-se dizer que a principal diferença entre os jogos e os esportes são as regras e a profissionalização. Isto é, os esportes costumam ter regras bastante rígidas, inclusive com juízes que avaliam se os participantes cumpriram todas. Além disso, os jogos são mais vistos como uma forma de entretenimento, individual ou coletiva, enquanto os esportes têm um caráter mais competitivo.

Além disso, muitas premiações estão envolvidas nos esportes, enquanto os jogos nem sempre possuem prêmios definidos, além dos que são acordados muitas vezes entre amigos.

Uma curiosidade sobre isto é que cada vez mais jogos digitais têm sido desenvolvidos, inclusive com uma série de profissões envolvidas no assunto, no entanto, quando esses jogos digitais passaram a um outro nível de competição, passaram a ser tratados como esportes, e não apenas jogos.

Hoje em dia já há uma modalidade recente, conhecida ao redor de todo o mundo como “e-sport” que basicamente é uma modalidade em que jogadores se transformam em verdadeiros atletas para participarem das competições virtuais dos seus jogos favoritos, por exemplo, Counter Strike ou God of War. Faz sentido que a modalidade seja tratada como um esporte porque, como mencionado, o esporte envolve regras muito específicas, premiações e a dedicação dos atletas — todos os requisitos que os e-sports reúnem atualmente.

O mercado de esportes no Brasil

Recentemente, a última Copa do Mundo no Catar apenas ratificou o que já se sabia: os principais eventos esportivos do mundo representam realmente um evento importante no Brasil. Nos dias de jogos da seleção, por exemplo, dificilmente algum serviço público estava em funcionamento, assim como incontáveis comércios decidiram fechar para que os funcionários assistissem às partidas.

Para que outras modalidades esportivas também sejam incentivas no país além do Futebol, é fundamental que haja cada vez mais investimentos no setor. A FIFA, por exemplo, anunciou uma quantia bilionária para investimentos no futebol entre 2023 e 2026, o que pode ser visto como um grande exemplo para os demais mercados.

O mercado de jogos no Brasil

O mercado de jogos no Brasil é igualmente promissor. Isto porque os jogos se inserem na mentalidade do brasileiro muito cedo, e proporcionam uma série de benefícios, por exemplo, os jogos coletivos proporcionam interação social etc. Além disso, é possível dizer que o setor de jogos é praticamente infinito, ou seja, há jogos disponíveis dos mais variados tipos, desde os jogos de videogame, até os jogos na “vida real”, incluindo os jogos online na modalidade dos cassinos, que têm se tornado cada vez mais comuns. 

Por mais que se pense em alguns momentos que a indústria dos jogos já está saturada, dado o número de opções existentes, a boa notícia é que ainda há muito caminho pela frente, sobretudo com a chegada de novas ferramentas de realidade virtual, por exemplo, que prometem tornar as opções ainda mais desenvolvidas.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Qual é a diferença entre jogo e esporte"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.