O que é financiamento FAT no cartão de crédito? 4 dicas

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que significa financiamento FAT no cartão de crédito.

E se você notou em sua fatura do cartão de crédito esse termo, importante falar sobre o financiamento FAT no cartão de crédito.

Pois, muitas vezes o cliente acaba pagando sem nem entender o que realmente é.

Desse modo, a partir do momento que você entende sobre o que se trata, você toma consciência e pode optar por pagar ou não.

Isso porque você poderá distinguir até que ponto vale a pena aceitar esse financiamento.

O que este artigo aborda:

O que é financiamento FAT no cartão de crédito O que é financiamento FAT no cartão de crédito
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que significa financiamento FAT no cartão de crédito?

Para entender o que significa financiamento FAT no cartão de crédito, saiba que o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é um fundo especial, especificamente, de natureza financeira e está ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O FAT tem o objetivo de custear programas do Abono Salarial, do Seguro-Desemprego, bem como financiamentos de programas de educação profissional e tecnológica.

Inicialmente, o financiamento FAT tem a finalidade de trazer duas formas de contribuição, as quais são:

  1. No primeiro caso, o financiamento FAT oferece uma opção de linha de crédito a autônomos e pequenas empresas;
  2. No segundo caso, o financiamento FAT surgiu como alternativa para que as dívidas dos cidadãos não crescessem, inclusive as de cartão de crédito.

E é exatamente a respeito da segunda opção que estamos tratando, isto é, sobre o financiamento FAT no cartão de crédito.

Por que cobra financiamento FAT no cartão de crédito?

O financiamento FAT é o que resultou da mudança feita no crédito rotativo determinada pelo Banco Central no ano de 2017.

Esse financiamento acontece quando alguém não efetua o pagamento total da fatura do cartão de crédito em até 30 dias.

Já que antes o usuário tinha a chance de pagar o valor mínimo da fatura, em contrapartida, o valor restante entraria em crédito rotativo.

Por conta disso, a dívida ia se acumulando e os juros aumentando.

Desse modo, tal mudança no crédito rotativo veio com a promessa de evitar o superendividamento.

O financiamento FAT do cartão de crédito funciona de forma automática. Logo, o banco que administra o cartão de crédito é quem, automaticamente, muda o status da dívida para financiamento. 

Haja vista que é um crédito financiado, então, a cada prestação também são cobrados juros.

Se por um lado a alteração automática da dívida de crédito rotativo para financiamento FAT diminui riscos de endividamento, por outro lado nem sempre agrada aos usuários.

Isso porque a mudança, às vezes, é feita sem a consulta nem autorização do titular do cartão.

Por isso, a mesma é chamada de adesão involuntária ao financiamento FAT.

Então, é isso o que significa financiamento FAT no cartão de crédito.

Resumidamente, financiamento FAT no cartão de crédito é um empréstimo automático que as instituições responsáveis pelo cartão de crédito impõem a quem não pagou a fatura no prazo estabelecido.

O financiamento FAT vale a pena?

Primeiramente, considere que apesar da resolução 4.549 do Banco Central não determina financiamento automático de débitos.

Mas, infelizmente, na prática, bancos e operadoras de cartão de crédito o fazem. E muitas vezes acontece sem o consentimento e a vontade do cliente.

A segunda questão é que esse parcelamento automático da dívida vem com a cobrança de juros, o que pode fazer você pagar mais caro.

Desse modo, é preciso ficar atento se essa é a melhor alternativa de pagamento ou se poderá comprometer suas finanças.

Portanto, observe os prós e os contras para que você possa decidir se esse financiamento FAT vale a pena para você ou não.

Após ler sobre o que significa financiamento FAT no cartão de crédito, veja algumas dicas a respeito do assunto:

  1. Primeiramente, sempre preste atenção nos detalhes da sua fatura do cartão de crédito. Entenda que a fatura mostrará se você está ou não sujeito ao financiamento do FAT. Além disso, encontrará informações a respeito dos possíveis juros e parcelas, caso tenha o financiamento FAT ativo;
  2. Saiba que você não tem obrigação de aceitar o parcelamento automático. Já que segundo a resolução do Banco Central, o consumidor é livre para buscar o financiamento para seu débito na instituição que oferecer condições melhores;
  3. Sempre leia o contrato do cartão de crédito.  Certamente nele você encontrará as informações se aquele cartão parcela débito automaticamente se você não efetuar o pagamento da fatura total na data de vencimento;
  4. Você pode fazer o parcelamento tradicional. Felizmente essa condição ainda não teve mudanças. Assim, é possível fazer o parcelamento de fatura sem a necessidade de um financiamento pelo crédito rotativo.

Por estes e outros motivos, as pessoas optam por não usar cartão de crédito.

Como cancelar o financiamento FAT do cartão de crédito?

De modo geral, é possível cancelar o financiamento FAT do cartão de crédito.

Então, caso você queira cancelar o financiamento FAT, entre em contato com a operadora ou o banco responsável pelo seu cartão de crédito.

Para isso, procure os principais meios de atendimento, pode ser por e-mail, aplicativo, telefone pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), etc.

É importante salientar que é dever da instituição financeira ou banco oferecer ao cliente a opção de cancelamento do financiamento FAT.

Assim, caso você não consiga o cancelamento com a empresa do cartão de crédito, busque a ouvidoria do Banco Central e registre sua reclamação.

Se mesmo assim, você não conseguir resolver o problema, saiba que você pode procurar mais orientações dos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Idec.

Conclusão

Explicamos o que significa financiamento FAT no cartão de crédito e que ele surgiu para evitar o endividamento causado pelo antigo sistema de pagamento mínimo. Já que o mesmo evita que se acumule dívidas.

Por outro lado, o financiamento FAT não é a melhor alternativa. Já que além das taxas de juros cobradas, o parcelamento nem sempre ocorre com o consentimento do usuário do cartão.

Assim, caso apareça em sua fatura o financiamento FAT, você pode cancelar.

Apesar disso, a melhor maneira de se livrar disso é mantendo os seus pagamentos em dia.

Para isso, a melhor opção é ter uma boa administração do uso do cartão de crédito e fazer seus pagamentos até a data de vencimento.

Assim, você fica livre do crédito rotativo, e consequentemente, evita entrar no parcelamento automático da sua fatura.

Para saber mais sobre o que significa financiamento FAT no cartão de crédito e mais informações a respeito do assunto, veja o vídeo do canal Anny Notícias.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é financiamento FAT no cartão de crédito? 4 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.