Os cartões já fazem parte da vida de muitas pessoas, mas ainda geram dúvidas ao serem usados. Saber qual a diferença do cartão de crédito e débito é crucial para poder utilizá-los de maneira mais vantajosa em cada pagamento.
Dessa forma, é possível controlar melhor as suas finanças, utilizando a melhor operação conforme a situação. Se você quer entender tudo sobre o assunto, continue a leitura!
O que este artigo aborda:
- Como funciona os cartões?
- Como funciona o cartão de crédito?
- Como funciona o cartão de débito?
- Qual a diferença do cartão de crédito e débito?
Como funciona os cartões?
Os cartões são um tipo de serviços oferecidos por instituições bancárias que vieram para substituir o dinheiro em espécie, de maneira muito mais segura, prática e fácil. A segurança se deve pelo fato de não precisar andar com dinheiro em espécie, e caso seja roubado o cartão, é facilmente cancelado ao contatar a operadora do cartão.
A praticidade e facilidade se dão por conta de poder utilizar na maioria dos estabelecimentos, pois as máquinas de cartão aceitam diversas bandeiras. É só passar o cartão que o pagamento é realizado de maneira quase que momentânea para o cliente.
Também podem ter taxas, tarifas e tributos cobrados pelo serviço ao cliente, definidas no contrato, e podem variar conforme a operadora do cartão.
Existem dois tipos de cartões: o de crédito e débito. Cada um possui características e condições de uso, sendo possível ter ambos os serviços em um só cartão. Vamos entender a diferença entre cartão de crédito e débito a seguir:
Como funciona o cartão de crédito?
É um meio de pagamento que utiliza o crédito, ou seja, o banco paga a conta pra você, e depois você o paga em um prazo pré-determinado conforme as condições do contrato. É uma maneira de emprestar dinheiro muito prática e de fácil utilização, podendo dividir o valor em parcelas.
Ao final do mês, o banco prepara a fatura detalhada com todas as compras realizadas nos últimos 30 dias com o cartão. Além disso, já estão acrescidas algumas taxas, tarifas e tributos. Devem ser pagas até a data de vencimento, pois ao atrasar o pagamento, os bancos costumam cobrar taxas de juros.
Nesta modalidade, o consumidor terá um valor limite de uso no cartão, podendo gastar apenas até essa quantia. Isso é disponibilizado pela instituição bancária, ao contratar o serviço, e pode ser modificada conforme critérios da política interna do banco, como a sua utilização, pagamentos das faturas, aumento de renda, entre outros.
É um grande aliado ao consumidor, pois com ele é possível realizar compras em um alto valor e dividi-las para ir pagando-as aos poucos em parcelas, caso tenha limite. Também podem participar de programas de pontos e de milhas, e assim ter vantagens em serviços e produtos específicos, como descontos em passagens aéreas e outros produtos, cashback, atendimento exclusivo, etc.
Porém, deve-se tomar cuidado ao utilizá-lo para não perder o controle, já que é uma das linhas de créditos que cobram taxas altíssimas de atraso no pagamento do mercado. Sendo assim, pode-se entrar numa dívida difícil de pagar e acabar com o nome sujo.
Por isso, é fundamental escolher muito bem o cartão de crédito para utilizar um serviço com taxas mais baixas e que ofereça condições vantajosas para suas necessidades. Separamos esse conteúdo com dicas para entender qual o melhor cartão de crédito para você! Confira!
Como funciona o cartão de débito?
A grande diferença do cartão de débito é que ao invés de utilizar crédito, como no anterior, o valor é descontado à vista da sua conta-corrente. Ou seja, o pagamento só é possível contendo o valor total disponível na conta, ou caso você tenha um limite.
Assim, o pagamento é aprovado, sendo descontado o valor automaticamente. Caso não tenha a quantia, mas tenha o limite, o valor é descontado e fica negativo na conta, sendo necessário depositar o dinheiro para o pagamento em conta-corrente. Lembrando, que ao deixá-la negativa, podem ser cobradas taxas de juros, encargos e tributos, aumentando assim o valor devedor.
O cartão de débito também pode conter outras taxas de serviços cobrados pelo banco mensalmente. A vantagem é que tudo é pago à vista, ou seja, você fica livre de contas futuras. Além disso, é mais fácil ter um controle financeiro de todos seus compromissos. Porém, fica limitado caso queira comprar algo que não tenha o valor total disponível, pois não pode parcelar.
Qual a diferença do cartão de crédito e débito?
Para decidir qual é o cartão ideal para cada situação, é fundamental analisar alguns pontos, como:
- Para pagamentos no débito: Pode-se pagar à vista? Tem dinheiro disponível na conta-corrente? Não vai comprometer outras necessidades do mês ou objetivos?
- Para compras no crédito: Você tem limite no cartão de crédito? Qual é o valor acumulado de parcelas até o momento? Cabe mais essa parcela nas próximas faturas? É o melhor momento de comprar ou é mais vantajoso aguardar mais um pouco?
Assim, você consegue utilizá-los com mais consciência, sabedoria e controle financeiro.
Sem comentários