Como cancelar um PIX: 3 dicas

Quer saber se é possível cancelar Pix? Entenda por que a transferência é irreversível e confira dicas para evitar erros e transtornos.

Será que é possível cancelar um Pix ou a transação é irreversível? Com a popularização do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, os erros em transferências se tornaram cada vez mais comuns.

As pessoas acabam enviando um Pix para um destinatário errado e precisam solicitar a devolução do valor. Veja a seguir se é possível cancelar um Pix e como agir se você se arrepender da operação.

O que este artigo aborda:

Como cancelar um PIX Como cancelar um PIX
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Tem como cancelar um PIX?

Na prática, não é possível cancelar um Pix depois que a transação foi confirmada, pois a transferência de dinheiro entre contas é imediata. Só existe a possibilidade de cancelamento e mudança de valor antes da confirmação.

Então, se você já tocou no botão “Transferir” ou “Confirmar” no app do seu banco digital, significa que o recebedor já está com o dinheiro disponível em sua conta e que não há mais como reverter essa operação.

De acordo com o Banco Central, não é possível cancelar um Pix porque a possibilidade de cancelamento geraria muita incerteza sobre o pagamento. Afinal, a grande vantagem desse meio de pagamento é justamente a transferência de dinheiro instantânea entre contas, permitindo a liquidação do valor em até 10 segundos.

Se o Pix pudesse ser cancelado, ele não seria confiável para pessoas e empresas, pois daria margem para fraudes e golpes. Por isso, é fundamental ter muita atenção na hora de fazer um Pix para alguém, já que uma transferência errada pode significar um prejuízo irreversível.

Como cancelar um PIX?

Agora, se você agendou um Pix, é possível fazer o cancelamento antes da efetivação da operação. Para isso, é só procurar a transferência agendada no seu app bancário e escolher a opção “Cancelar”, que fica disponível até o momento da liquidação da transação.

Obviamente, se o Pix agendado for liquidado, aí não será mais possível cancelar a operação.

Fiz um PIX errado e agora?

Se você enviar um Pix para a pessoa errada, a única forma de ter seu dinheiro de volta é entrar em contato com o recebedor e negociar a devolução.

Você pode contatar facilmente a pessoa se a chave Pix for o e-mail ou número de celular, por exemplo. Se for uma chave aleatória, a dica é buscar pelo nome do recebedor no Google e nas redes sociais para tentar localizar o destinatário e solicitar o valor de volta.

A pessoa que receber o dinheiro terá a opção de devolver o Pix em seu aplicativo, mas tudo depende da boa vontade dela para resolver a situação.

O mesmo vale para Pix enviados para empresas: é preciso contatar a organização e solicitar a devolução. Em situações extremas, é possível levar o caso à Justiça, mas o caminho para conseguir a devolução é longo e burocrático.

Agora, existem algumas outras situações envolvendo pagamentos errados via Pix que podem exigir a intervenção da instituição bancária, por exemplo:

  • Quando você sofre um golpe via Pix. Nesse caso, a instituição financeira deve ser acionada e é possível conseguir o ressarcimento do valor enviado
  • Quando você faz um Pix e ocorre algum erro de sistema, como em situações nas quais o dinheiro sai da conta e não chega ao destinatário. Nesse caso, a instituição precisa resolver o problema e devolver qualquer valor necessário.

Estorno de PIX

Se você enviou um valor errado via Pix para uma loja ou se arrependeu da compra e quer seu dinheiro de volta, a devolução deve ser negociada com a empresa.

Os procedimentos dependem da situação e das regras de troca e devolução da organização. 

Por exemplo, todo consumidor tem o direito de se arrepender de uma compra online e solicitar a devolução do valor pago em até 7 dias corridos, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse caso, se o pagamento foi feito via Pix, a empresa deverá realizar o estorno da operação dentro do prazo informado.

Dicas para evitar erros com o PIX

Agora que você sabe que é impossível cancelar um Pix, siga nossas dicas para evitar erros nas suas transações instantâneas:

  • Confira duas vezes a chave Pix e os dados do recebedor antes de confirmar a transação
  • Nunca confirme um Pix sem conferir se os dados do recebedor batem com a empresa ou pessoa que te passou a chave
  • Não envie pagamentos via Pix para pessoas e empresas suspeitas.
Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como cancelar um PIX: 3 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.