Quanto custa um plano de saúde: 3 dicas para economizar

Saber quanto custa um plano de saúde ajuda a economizar na hora de fazer a contratação do serviço.

A saúde é o fator mais importante para o nosso bem-estar, por isso a contratação de planos de saúde está em pleno crescimento no Brasil.

Nos últimos dois anos, a busca pela contratação de um plano de saúde aumentou consideravelmente no país.

Segundo os dados divulgados pela ANS, o Brasil atingiu a marca de 49,8 milhões de beneficiários de planos de saúde em agosto deste ano, um recorde no país.

O que este artigo aborda:

Quanto custa em média um plano de saúde Quanto custa em média um plano de saúde
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Quanto custa um plano de saúde?

Segundo levantamento da CNN Brasil, o valor médio de um plano de saúde com cobertura ambulatorial e hospitalar no Brasil, com base nos dados da ANS, é de R$ 800.

Vale ressaltar que os valores variam de acordo com as coberturas e tipos de planos contratados no país.

Um plano de saúde empresarial, por exemplo, custa cerca de 40% mais barato do que um plano de saúde individual, segundo as informações da ANS.

Os planos com coparticipação também podem sair mais barato, já que o beneficiário paga apenas uma parte do valor do plano, a outra parte é paga pelo seu empregador.

O que avaliar na hora de fazer a contratação de plano de saúde?

Antes de contratar um plano de saúde, você precisa entender quais fatores avaliar para garantir um plano que atenda as suas necessidades e caiba no seu bolso. Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas, confira abaixo:

Cobertura e abrangência

As opções de cobertura e abrangência são importantíssimas na hora de contratar o plano. A abrangência se refere as regiões que são atendidas pelo plano contratado. Nos planos disponíveis no mercado, é possível contratar convênios com abrangência regional, nacional e internacional.

A dica é escolher um plano com abrangência nacional, caso você precise viajar muito. Se esse não é o seu caso, você pode optar por um plano com abrangência regional. Também é importante avaliar as opções da rede credenciada do plano, para garantir que você terá opções de atendimento perto da sua casa.

Em relação a cobertura, você deve avaliar o que precisa. Os planos com cobertura ambulatorial são mais baratos, mas em casos mais complexos, a contratação de um plano de saúde com cobertura hospitalar é mais indicada porque traz uma segurança muito maior.

Qualidade do serviço

É fundamental avaliar a qualidade do setor para contratar o melhor plano. Para isso, busque por informações sobre as operadoras em sites de avaliação como o Google a o Reclame Aqui. A ANS também disponibiliza um ranking de avaliação das operadoras.

Dessa maneira, você pode ter acesso a avaliação de sites confiáveis sobre os serviços prestados pelas principais operadoras de saúde do mercado. E pode ler diversas avaliações dos próprios usuários dos serviços.

Conheça as suas necessidades e opte pelo melhor custo-benefício

Essa é uma dica indispensável para fazer uma boa escolha. Faça uma lista com as suas principais necessidades de saúde atuais e possíveis necessidades de futuro. Com isso, você pode buscar por planos que atendam as suas necessidades e optar pela opção de melhor custo-benefício. Essa é uma forma eficaz de garantir qualidade, atendimento e preço.

Como economizar com plano de saúde?

Para economizar com plano de saúde é preciso saber o que pode baratear os valores do convênio. Confira as nossas dicas abaixo:

Contrate um plano de saúde empresarial

A primeira dica é uma ótima alternativa e poucas pessoas sabem sobre essa vantagem. Se você possui um CNPJ aberto, mesmo sendo MEI (microempreendedor individual) você pode contratar um plano de saúde empresarial.

Há formatos de planos empresariais de duas ou três vidas voltados para MEIs e PMEs (pequenas e médias empresas). Além disso, dá para incluir familiares como cônjuge, filhos, pais e outros parentes no plano. Esse tipo de plano costuma ser, em média, 40% mais barato do que um plano de saúde individual e possui melhores opções de cobertura.

Opte pela abrangência regional

Se você não é uma pessoa que viaja com frequência e não pretende mudar isso nos próximos anos, uma dica para economizar é escolher um plano com abrangência regional. Assim, você garante atendimento na sua região e economiza, já que há uma boa diferença de valores entre planos com abrangência regional e nacional.

Pesquise e negocie para conseguir um plano de saúde barato

Faça uma pesquisa e separe as melhores ofertas para negociar com as operadoras de planos de saúde. Assim, você pode conseguir propostas ainda mais vantajosas, se apresentar orçamentos de outros planos. Essa é uma maneira ativa de negociar um valor mais barato para o seu plano de saúde.

Com as nossas dicas, você conseguirá contratar um plano de saúde que atenda as suas necessidades, caiba no seu bolso e provavelmente ficará abaixo da média paga no mercado. É importante conhecer os fatores que facilitam a negociação e garantem economia na hora de contratar esse tipo de serviço.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Quanto custa um plano de saúde: 3 dicas para economizar"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.