O que é empréstimo pré aprovado: 3 tipos

Você já deve saber que grande parte dos brasileiros possuem dificuldades com dívidas, muito por conta da falta de conhecimento sobre educação financeira, certo? Por isso, a alternativa do empréstimo pré-aprovado auxilia diversas famílias.

Portanto, ao consultar SPC, por exemplo, a pessoa fica sabendo que está com o nome sujo e precisa contornar a situação, tentando pagar o mais rápido possível as dívidas, com isso ela dá entrada ao pedido de empréstimo pré-aprovado.

Com isso, preparamos o texto a seguir para explicar melhor tudo sobre o empréstimo pré-aprovado, como ele funciona e também algumas vantagens e desvantagens desse tipo de crédito.

O que este artigo aborda:

O que é empréstimo pré aprovado O que é empréstimo pré aprovado
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é empréstimo pré aprovado?

De modo geral, diferentes instituições financeiras possuem um crédito determinado para os seus clientes caso eles solicitem auxílio, com isso, o empréstimo pré-aprovado pode se tornar mais rápido e fácil para sair de uma crise, por exemplo.

Vale destacar que esse tipo de empréstimo pré-aprovado, normalmente, só é oferecido para aqueles clientes que possuem um bom histórico financeiro, ou seja, com uma reputação de bom pagador e também com uma boa organização de suas finanças.

Por isso, mais importante que entender o que é empréstimo pré-aprovado é ter a consciência da necessidade de adquirir cada vez mais conhecimento sobre maneiras de controlar gastos e também aumentar receitas. 

Como funciona o empréstimo pré-aprovado?

Por ser um crédito pré-aprovado, esse tipo de empréstimo costuma ser bastante rápido e nada burocrático. Para isso, muitas vezes, basta o cliente do banco acessar o internet banking, o aplicativo da instituição, ou até mesmo um caixa eletrônico e solicitar.

Portanto, o empréstimo pré-aprovado não carece de auxílio do gerente, por exemplo, mas uma conversa com esse profissional pode ser importante principalmente para que ele explique de maneira clara as taxas cobradas, pagamentos e prazos.

Além disso, é possível que seu banco não te ofereça empréstimo pré-aprovado, com isso você pode procurar se cadastrar em outras instituições financeiras para a liberação do crédito, ou seja, existem diferentes opções de crédito a sua disposição.

O que é empréstimo pré aprovado: 3 tipos

Como é definido o valor do empréstimo pré-aprovado?

Como você deve imaginar, um dos fatores determinantes para a definição do crédito disponível é a renda mensal do cliente. Afinal, é a renda que vai determinar o valor ideal de parcela e também o prazo para o pagamento do empréstimo pré-aprovado.

Além disso, é possível que o limite sofra variação de uma instituição financeira para outra, afinal algumas apresentam características mais conservadoras do que outras, ou seja, uma pode ser mais flexível quanto ao score de bom pagador do cliente.

No entanto, o limite é mesmo determinado pela renda mensal e também pelo custo médio utilizado pelo cliente. Portanto, se você possui uma renda de 3 salários mínimos, provavelmente não será capaz de conseguir um valor referente a 8 salários mínimos.

Quais são as vantagens e desvantagens do empréstimo pré-aprovado

Agora que você já entende o que é e como funciona o empréstimo pré-aprovado, para determinar sua escolha nessa solicitação, é importante ter conhecimento sobre porque esse tipo de crédito pode ser bom e ruim.

Como já foi citado anteriormente, o empréstimo pré-aprovado possui uma rápida e nada burocrática solicitação, com isso, certamente essa é uma das grandes vantagens, principalmente para aqueles que necessitam pagar dívidas, por exemplo.

Com isso, esse tipo de crédito surge como uma ótima alternativa para pagar outro tipo de dívida ou parcelamento, afinal, ele tem a vantagem de ter um longo prazo de pagamento e também taxas de juros menores que empréstimos tradicionais.

Por ser um empréstimo mais direto ele apresenta como desvantagem a dificuldade de negociação sobre os prazos e taxas de pagamento, o que pode dificultar a possibilidade de obtenção desse tipo de crédito.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, o empréstimo pré-aprovado possui os mesmos perigos que outros tipos de crédito, por isso, mesmo que tenham boa relação com o banco, caso não pague em dia, seu nome ficará negativado.

Por isso, antes de solicitar qualquer tipo de crédito é muito importante analisar as condições financeiras atuais e também estudar muito bem as taxas e prazos para determinar se os valores apresentados estão dentro do teto de gastos que sua renda mensal permite.

O que é empréstimo pré aprovado: 3 tipos

Quais são os tipos de empréstimo pré-aprovado?

Além do já comentado empréstimo pré-aprovado, existem outros dois modelos de crédito que estão disponibilizados para os clientes que precisam de um valor pré-aprovado. Com isso, o empréstimo de um valor é o mais conhecido e utilizado.

Além dele, existe também o cheque especial, no qual o cliente tem disponível direto na sua conta corrente um valor pré-aprovado de limite para utilizar além do que ele possui de valor. Esse valor varia de acordo com a renda e pode ser muito prejudicial à saúde financeira.

Afinal, muitas pessoas por já estarem acostumadas com aquele valor extra tendem a compreender essa ajuda do banco como o valor real da sua conta corrente, além disso, as taxas de juros do cheque especial costumam ser as mais altas do mercado.

Por fim, outro tipo de crédito pré-aprovado é o cartão de crédito. Embora esse tipo de cartão esteja cada vez mais comum no Brasil, ele também pode ser muito prejudicial à organização financeira, afinal a pessoa pode gastar o dinheiro que não tem.

Com isso, o limite de crédito disponível varia de acordo com as condições financeiras de cada cliente, no entanto, o grande problema é que pela facilidade de utilização, acabam gastando mais dinheiro e não conseguem pagar a fatura no final do mês.

Com isso, os bancos desenvolveram a possibilidade de parcelar as faturas e assim como o cheque especial as taxas do parcelamento de faturas de cartão de crédito são altíssimas, portanto, se não tem controle sobre seus gastos, utilize o cartão de débito.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas sobre empréstimo pré-aprovado fica evidente que ele serve para auxiliar os clientes que enfrentam dificuldades financeiras. No entanto, evidencia a necessidade de mais conhecimento financeiro dos brasileiros.

Para saber mais sobre o que é empréstimo pré aprovado Juros Baixos – Educação Financeira.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é empréstimo pré aprovado: 3 tipos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.