Todo mundo que começa uma empresa busca basicamente as mesmas coisas. A pessoa quer reconhecimento por seu produto ou serviço, quer ver seu negócio crescer cada vez mais, se tornar gigante, talvez abrir mais filiais, e claro: ter lucro.
Essa última parte, talvez seja a mais importante, já que é ela que mantém seu negócio vivo para poder seguir crescendo. Temos que ter em mente que se uma empresa não lucra, ela não paga as contas e consequentemente acaba fechando as portas.
Mas nem todo mundo que tem uma empresa, sobretudo os novatos, sabem entender perfeitamente como o lucro da empresa funciona. É um cenário bem normal um empresário de uma empresa jovem ver dinheiro entrando e considerar aquilo o lucro, sem levar em consideração todos os gastos que eles obrigatoriamente vão precisar ter.
Sabemos que nenhuma operação é de graça, e não importa qual seja o seu produto ou serviço, ele vai ter um custo para ser feito. E o dinheiro para cobrir esse custo vem também do valor que é pago pelo serviço.
Isso significa que não é porque aquele dinheiro entrou na sua conta pelo seu serviço ou produto que aquele é o valor do seu lucro.
Dito isso, sabemos que muitas pessoas devem ter dificuldades em calcular a margem de lucro de uma empresa, e muitos isso está ligado à falta de entendimento sobre como o lucro funciona ou como o cálculo é feito. E em um país onde 30% das MEIs fecham em até 5 anos, muito por má administração, é preciso estar sempre estudando.
Mas estamos aqui hoje justamente para falar desse assunto. Hoje vamos ajudar você na missão de tentar entender melhor esse assunto.
O que este artigo aborda:
O que é exatamente o lucro?
Vamos começar então falando sobre a diferença entre lucro e faturamento. as duas coisas são bem diferentes e saber a diferença entre elas é fundamental para que você entenda se a sua empresa realmente está ganhando dinheiro.
Isso é importante porque existem empresas que trabalham com itens ou serviços de alto valor, então pode ser que entre altos valores na conta por um serviço prestado, e isso pode dar a impressão de que o lucro está alto, quando, na verdade, é apenas o faturamento.
Pense o seguinte, o faturamento é o dinheiro que você recebe por um serviço prestado ou produto vendido. Porém, esse serviço ou produto gerou um gasto para você. Então você tem o valor de produção e também tem o faturamento.
O lucro é justamente o valor que sobra quando você subtrai o custo de produção do faturamento. Vamos supor que você tenha vendido algo por 100 reais, e para você poder produzir e entregar este item para o comprador, você tenha gasto 40 reais. Então você faz uma simples conta de 40 – 100 e o resultado final é 60, o seu lucro.
Nesse exemplo, notamos que:
- 100 reais foi o valor faturado
- 40 reais foi o custo de produção
- 60 reais foi o lucro final
E dessa forma vemos que o lucro é consideravelmente menor que o valor faturado, e por isso, a necessidade de atenção.
Mas, e a margem de lucro?
Demos um exemplo simples da venda de um único produto, mas para calcular o valor a margem do lucro, temos que levar em consideração mais do que isso.
Existem empresários que preferem terceirizar, e deixar empresas como a Bitis Sistema de Gestão Online cuidar disso, e dessa forma ele só vai ser informado sempre que quiser sobre o lucro de sua empresa, seja de forma semanal, mensal ou anual.
Mas se você quer ter mais controle sobre seu negócio, saiba que não é difícil fazer o cálculo de forma mais ampla.
Pense que para saber a margem de lucro mensal do seu negócio, você só precisa levar o exemplo que já demos a algo mais amplo. Ao invés de levar em conta uma venda, leve em conta a média de vendas que você tem no mês, e ao invés de levar em conta os gastos de um produto, leve em consideração o valor gasto para produzir o que você vende em um mês.
Vamos supor que você tenha chegado ao seguinte resultado:
- Você arrecada em média, 50 mil reais em vendas todo o mês
- Você gasta com a produção, 30 mil reais
- Sendo assim o seu lucro foi de 20 mil reais
Com esse resultado, tudo o que você precisa fazer é dividir o seu lucro pelo seu faturamento, e em seguida multiplicar por 100.
No nosso exemplo seria 20.000/50.000 = 0.4 x 100 = 40.
Dessa forma, nesse exemplo a margem de lucro foi de 40%. E com esse resultado você pode entender como anda a sua empresa, pode planejar o futuro baseado em crescer ainda mais e melhorar caso as coisas não estejam da forma que você gostaria.
Sem comentários