A chapa de policarbonato alveolar e compacto é um dos materiais mais usados nas áreas de arquitetura, design e construção civil.
Além de resistente, ele é um termoplástico, ou seja, pode ser moldado quando aquecido e endurece quando resfriado. Por isso, se adapta muito bem a diversos espaços.
Por se tratar de um material muito leve, pode ser instalado sem que cause prejuízos estruturais.
Além disso, não há a necessidade de grandes reforços às estruturas do local de montagem.
Ao mesmo tempo, o policarbonato reage bem a intempéries, tem alta durabilidade, segurança e, por isso, se tornou o indicado para coberturas em geral.
Outra vantagem das chapas de policarbonato é sua transparência, que permite a passagem de luz natural e o melhor aproveitamento de espaços abertos sem gastos desnecessários de energia elétrica.
Como passam por tratamento UV, as chapas retém quase 100% da radiação advinda de raios ultravioleta, que são prejudiciais à saúde.
Esse tratamento também aumenta a vida útil do material, o tornando resistente a chuva, sol intenso, e outras intempéries.
Por fim, é essencial ressaltar mais um aspecto que torna a chapa de policarbonato alveolar e compacto muito segura. Afinal, o material não propaga chamas e resiste a altas e baixas temperaturas.
Existem diversas versões de chapas de policarbonato no mercado, com diferenças estéticas, de peso, preço, resistência, maleabilidade e modos de aplicação.
As três mais comuns são as chapas de policarbonato alveolar, compacto e corrugadas.
Recomendamos ler nosso artigo sobre as tendências da arquitetura moderna antes de elaborar seu projeto.
O que este artigo aborda:
- O que é chapa de policarbonato alveolar?
- O que é chapa de policarbonato compacto?
- Como escolher chapa de policarbonato alveolar e compacto qual usar?
- Conclusão
O que é chapa de policarbonato alveolar?
Também conhecidas como Twall, as chapas de policarbonato alveolar têm cavidades ocas e aparência que lembra a de um vidro canelado.
Por conta dessa característica, menos material é usado em sua confecção.
Desta forma, reduz o preço e o torna mais acessível quando comparado, por exemplo, com o policarbonato compacto, que tem aparência mais refinada e maior transmissão de luz.
Além de coberturas, o policarbonato alveolar pode ser empregado em claraboias, divisórias, estufas, fechamentos verticais, forros, toldos, entre outros espaços.
O material pode chegar a ser 86% mais leve do que o vidro. Desse modo, pode ser instalado em muito mais espaços sem preocupações estruturais.
Essa característica também se reflete na praticidade e rapidez de montagem, além da economia com recursos.
As chapas de policarbonato alveolar podem estão disponíveis nas cores azul, branca, bronze, cinza refletivo, cristal, fumê e verde.
Tal variedade de cores traz versatilidade, podendo até mesmo seguir a identidade visual do local de montagem.
O que é chapa de policarbonato compacto?
O policarbonato compacto é uma das versões mais nobres que existem desse material. As chapas são muito semelhantes às de vidro, por serem maciças, finas, translúcidas e sem emendas.
No entanto, mesmo com essas características, trata-se de um material leve, resistente ao impacto e com qualidade óptica, características do policarbonato. Assim, torna possível seu uso em aplicações mais sofisticadas.
Ele também é mais translúcido que a versão alveolar, e o espectro de transmissão de luz visível chega a 90% na cor cristal.
O índice varia, no entanto, nas cores azul, bronze, branca, cinza refletivo, fumê e verde, variações em que está disponível.
No entanto, as chapas de policarbonato compacto são um pouco menos leves, chegando a pesar 36% a mais do que o alveolar. Então, é necessário considerar esse aspecto na hora da instalação.
Além disso, por ser mais sofisticado, tende a ter um preço um pouco mais elevado.
Por outro lado, o acabamento dos projetos feitos com esse material fica visualmente mais atrativo, o que pode ser um diferencial indispensável para locais que exigem mais preocupação com a estética.
Podemos ver o uso do policarbonato compacto em coberturas, displays de comunicação visual, enclausuramento e proteção de máquinas, escudos anti-tumulto, viseiras de capacete, peças técnicas, fechamentos laterais, entre outros.
Talvez você tenha interesse em um conteúdo sobre área de lazer com piscina e churrasqueira simples antes de finalizar seu projeto usando chapas de policarbonato.
Como escolher chapa de policarbonato alveolar e compacto qual usar?
Em suma, existem várias aplicações tanto para o policarbonato alveolar quanto para o compacto, então a escolha depende das suas necessidades.
Em linhas gerais, o tipo alveolar é melhor para montagens em que seja necessária maior leveza e maleabilidade. Além disso, ele é mais barato do que outras opções disponíveis no mercado.
Entretanto, esse não é um material muito indicado para projetos que precisam de grande visibilidade, porque os alvéolos tiram um pouco de sua transparência e o tornam mais opaco.
Para esse tipo de uso, o mais indicado é o policarbonato compacto, que tem maior visibilidade e acabamento mais fino e sofisticado. Entretanto, ele não é tão maleável e leve quanto o alveolar.
Por isso, analise seu espaço e a proposta que você deseja para ele e, se necessário, conte com a ajuda de um profissional especializado para te ajudar a resolver.
Também é recomendável contar com auxílio profissional para a instalação, já que o manuseio incorreto pode causar danos às peças e diminuir sua vida útil, causando quebras e trincos.
Seja qual for sua preferência, ao escolher o policarbonato correto, tenha certeza de que irá ganhar em qualidade e durabilidade, além de agregar valor ao seu projeto.
Conclusão
Em suma, os três tipos mais usados são as chapas de policarbonato alveolar, compacto e corrugadas.
Mas, para escolher a melhor para o seu projeto, recomendamos consultar um profissional da área para definir o mais apropriado, seja um toldo de policarbonato ou um telhado.
Sem comentários