Com propriedades anti-inflamatórias, descobrimos no selenio para que serve a sua função benéfica junto ao organismo.
Através da alimentação rica nesse mineral, que é muito presente nas carnes e hortaliças, é possível prevenir muitas doenças.
Além de prevenir doenças degenerativas, os benefícios desse nutriente podem inclusive promover maior bem-estar e qualidade de vida.
Conheça o selênio para que serve e o que suas propriedades podem trazer de benefícios para o seu organismo.
O que este artigo aborda:
- O que é o selênio?
- Para que serve o selênio?
- Benefícios do selênio
- Alimentos que contêm selênio
- O que causa a falta de selênio no organismo?
O que é o selênio?
Selênio é um mineral antioxidante que ajuda no sistema imunológico devido a sua ação antiinflamatória.
Ele auxilia na prevenção de doenças como tireoidismo, esclerose múltipla, AVC e infarto.
Sua concentração em alimentos orgânicos com contato direto com a terra, como hortaliças, uma vez que absorvem melhor os minerais.
Porém, encontrar a concentração ideal do mineral nos alimentos é difícil, sendo mais comum o uso de suplementos.
Para que serve o selênio?
O selênio serve para a manutenção do sistema imunológico, assim aumenta a imunidade e ajuda na prevenção da saúde.
Agindo como um anti-inflamatório natural no organismo, a suplementação desse mineral é indicada para garantir sua melhor absorção no seu corpo.
É indicado o seu consumo diário e não possui contraindicação, pois é digerido totalmente pelo organismo, o que favorece o metabolismo e o aproveitamento do nutriente, promovendo assim maior bem-estar de forma geral.
Benefícios do selênio
Encontramos no selênio para que serve a sua ação benéfica no organismo, o que contribui para a manutenção da saúde graças às suas propriedades anti inflamatórias.
Seus maiores benefícios estão no combate aos radicais livres responsáveis pela deterioração do corpo.
Junto ao hipotireodismo, o selênio serve para gerar a quantidade necessária do hormônio T3, responsável pelo funcionamento do metabolismo.
Sua ingestão diária também favorece a prevenção de alguns tipos de câncer.
Alimentos que contêm selênio
Muitos são os alimentos ricos em selênio, dentre eles podemos citar a castanha-do-pará, carne de boi, frango, ovos e hortaliças onde sua concentração é maior, sendo indicada a sua ingestão diariamente.
No caso de mulheres gestantes, a ingestão de alimentos deve ser ainda maior. Caso não seja possível, a suplementação é indicada, a fim de se garantir a quantidade necessária do nutriente no organismo.
O que causa a falta de selênio no organismo?
Uma dieta desequilibrada ou muito restritiva pode provocar a deficiência de selênio no organismo. O uso de muitos medicamentos ou em caso de doenças renais também podem prejudicar a absorção correta do nutriente.
O ideal é que a suplementação correta da dosagem de selênio seja feita por um médico, pois ele saberá dosar o nível necessário para seu organismo, o que evita inclusive uma superdosagem do nutriente.
Além de indicar a dosagem ideal de selênio, uma avaliação médica saberá indicar também outros nutrientes necessários para a suplementação.
Informações como: colina para que serve, entre outros nutrientes importantes.
Enfim, ter uma alimentação rica em nutrientes e minerais é garantia de bem estar e prevenção de doenças, o que favorece o bom funcionamento do organismo, elevando assim a qualidade de vida.
Consulte sempre um profissional de saúde para fazer exames preventivos de saúde para se manter sempre saudável, aliado a bons hábitos.
E se necessário a suplementação, a Nature Center tem o melhor em suplementos alimentares.
Nós da Nature Center sempre prezamos pela sua satisfação e saúde. Acesse agora mesmo nosso site e garanta seu suplemento de qualidade com o melhor preço e também com entrega rápida para todo o Brasil.
Sem comentários