O que é selênio

Com propriedades anti-inflamatórias, descobrimos no selenio para que serve a sua função benéfica junto ao organismo.

Através da alimentação rica nesse mineral, que é muito presente nas carnes e hortaliças, é possível prevenir muitas doenças.

Além de prevenir doenças degenerativas, os benefícios desse nutriente podem inclusive promover maior bem-estar e qualidade de vida.

Conheça o selênio para que serve e o que suas propriedades podem trazer de benefícios para o seu organismo.

O que este artigo aborda:

O que é selênio O que é selênio
Pin It

Fonte da imagem: Unsplash

O que é o selênio?

Selênio é um mineral antioxidante que ajuda no sistema imunológico devido a sua ação antiinflamatória.

Ele auxilia na prevenção de doenças como tireoidismo, esclerose múltipla, AVC e infarto.

Sua concentração em alimentos orgânicos com contato direto com a terra, como hortaliças, uma vez que absorvem melhor os minerais.

Porém, encontrar a concentração ideal do mineral nos alimentos é difícil, sendo mais comum o uso de suplementos.

Para que serve o selênio?

O selênio serve para a manutenção do sistema imunológico, assim aumenta a imunidade e ajuda na prevenção da saúde.

Agindo como um anti-inflamatório natural no organismo, a suplementação desse mineral é indicada para garantir sua melhor absorção no seu corpo.

É indicado o seu consumo diário e não possui contraindicação, pois é digerido totalmente pelo organismo, o que favorece o metabolismo e o aproveitamento do nutriente, promovendo assim maior bem-estar de forma geral.

Benefícios do selênio

Encontramos no selênio para que serve a sua ação benéfica no organismo, o que contribui para a manutenção da saúde graças às suas propriedades anti inflamatórias.

Seus maiores benefícios estão no combate aos radicais livres responsáveis pela deterioração do corpo.

Junto ao hipotireodismo, o selênio serve para gerar a quantidade necessária do hormônio T3, responsável pelo funcionamento do metabolismo.

Sua ingestão diária também favorece a prevenção de alguns tipos de câncer.

Alimentos que contêm selênio

Muitos são os alimentos ricos em selênio, dentre eles podemos citar a castanha-do-pará, carne de boi, frango, ovos e hortaliças onde sua concentração é maior, sendo indicada a sua ingestão diariamente.

No caso de mulheres gestantes, a ingestão de alimentos deve ser ainda maior. Caso não seja possível, a suplementação é indicada, a fim de se garantir a quantidade necessária do nutriente no organismo.

O que causa a falta de selênio no organismo?

Uma dieta desequilibrada ou muito restritiva pode provocar a deficiência de selênio no organismo. O uso de muitos medicamentos ou em caso de doenças renais também podem prejudicar a absorção correta do nutriente.

O ideal é que a suplementação correta da dosagem de selênio seja feita por um médico, pois ele saberá dosar o nível necessário para seu organismo, o que evita inclusive uma superdosagem do nutriente.

Além de indicar a dosagem ideal de selênio, uma avaliação médica saberá indicar também outros nutrientes necessários para a suplementação.

Informações como: colina para que serve, entre outros nutrientes importantes.

Enfim, ter uma alimentação rica em nutrientes e minerais é garantia de bem estar e prevenção de doenças, o que favorece o bom funcionamento do organismo, elevando assim a qualidade de vida.

Consulte sempre um profissional de saúde para fazer exames preventivos de saúde para se manter sempre saudável, aliado a bons hábitos.

E se necessário a suplementação, a Nature Center tem o melhor em suplementos alimentares.

Nós da Nature Center sempre prezamos pela sua satisfação e saúde. Acesse agora mesmo nosso site e garanta seu suplemento de qualidade com o melhor preço e também com entrega rápida para todo o Brasil.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é selênio"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.