Comunicado à imprensa: 5 vantagens desta estratégia

O comunicado à imprensa é um documento escrito, para os jornalistas informarem sobre o lançamento de evento, produto ou uma nova marca.

Na era do mundo digital e marketing de conteúdo online, o comunicado à imprensa pode até parecer desatualizado.

Mas um comunicado bem escrito, conciso e relevante continua sendo uma das maneiras mais eficazes de divulgação.

Esses comunicados oferecem resultados impressionantes, que podem ser adquiridos por empresas, marcas, influenciadores, etc. Independentemente de seu tamanho.

Ou seja, pode ser benéfico para você também.

O que este artigo aborda:

Comunicado à imprensa Comunicado à imprensa
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é um comunicado à imprensa?

O comunicado à imprensa é um documento relativamente curto e conciso, no qual uma empresa ou marca apresenta seus produtos e serviços.

Também permite comunicar sobre um evento ou iniciar uma ação de marketing específica.

Além disso, não é reservado exclusivamente para grandes empresas. De fato, esse tipo de documento pode ser extremamente benéfico para qualquer pessoa que almeje ter mais visibilidade.

Sem contar que os comunicados continuam muito populares entre influenciadores, jornalistas e blogueiros, que são responsáveis por transmitir informações ao público em geral.

Além disso, os objetivos de um comunicado à imprensa são numerosos: ganhar visibilidade, se destacar da concorrência, desenvolver notoriedade ou estabelecer uma boa reputação.

Comunicado à imprensa: exposição imediata

Se você é um líder de uma marca (ou empresa) de pequeno ou médio porte, ou uma simples pessoa que busca a fama, mas possui recursos limitados, certamente está procurando maneiras de obter visibilidade para crescer ainda mais.

Segundo especialistas em marketing digital, os comunicados são considerados uma excelente forma de conseguir confiança e credibilidade em sua área de atuação.

Uma excelente divulgação por meio da assessoria de imprensa, lhe dará a chance de se destacar no mercado.

Esse tipo de comunicação é usado para otimizar sua mensagem, adquirir uma maior cobertura da mídia e conquistar mais clientes e seguidores.

Quando emitir um comunicado à imprensa?

Há muitas oportunidades na vida de uma pessoa ou empresa, que são favoráveis à redação ou publicação de um comunicado à imprensa.

Entre os quais, é possível mencionar:

  • Captação de recursos;
  • Lançamento de uma nova marca;
  • O lançamento de um novo serviço ou produto;
  • O estabelecimento de uma nova colaboração;
  • O lançamento de um site;
  • Abertura de um evento.

Como escrever um comunicado à imprensa relevante?

Escrever um bom comunicado de imprensa requer uma série de etapas:

  1. Defina o assunto e o propósito do comunicado à imprensa: é uma questão de separar um tempo para pensar sobre a mensagem que o comunicado de imprensa transmitirá;
  2. Encontre um ângulo de abordagem apropriado e original: o princípio é criar um título e gancho atraentes;
  3. Estruturar adequadamente o documento: um comunicado geralmente consiste em uma um título introdução, um corpo e uma conclusão;
  4. Trabalhe cuidadosamente o conteúdo e a forma: a escolha do vocabulário e do tom tem um grande impacto na relevância de um comunicado de imprensa. O conteúdo também deve ser conciso, sem esquecer de cuidar do visual.

Quais são as vantagens de um comunicado à imprensa?

Bem, todos sabem que o conteúdo é rei, mas se esquecem que a entrega é também.

Mas como escolher os serviços de entrega para alcançar esse objetivo?

Nesse sentido, a Sua imprensa é a escolha certa.

Com a Sua Imprensa você poderá obter as vantagens de uma estratégia de conteúdo abrangente com artigos especializados, posts de blog e comunicados divulgados para a imprensa.

Cada tipo de conteúdo possui um papel importante que não pode ser ignorado.

Um comunicado à imprensa, por exemplo, pode ajudá-lo a apresentar sua marca e produtos ao mundo e converter leads em clientes.

Já as postagens do blog permitem que você se conecte mais pessoalmente com seu público, seja respondendo perguntas, dando conselhos, ou compartilhando suas opiniões com seu público.

Os comunicados de imprensa, por outro lado, permitem a você criar confiança de diferentes maneiras, permitindo que a mídia cubra sua história.

Mesmo com as mídias sociais e o imediatismo das notícias, o comunicado de imprensa ainda é uma ferramenta de comunicação significativa hoje.

1. Cobertura da mídia a um custo menor

É óbvio que o comunicado de imprensa é um meio de comunicação que permite a empresas com poucos recursos se tornarem conhecidas.

A força dos comunicados também reside no fato de permitir que o conteúdo seja distribuído por diferentes canais.

No entanto, não se esqueça que a redação de um comunicado à imprensa não deve ser feita apenas pensando nos mecanismos de busca.

Mas, também deve ser criado para atrair a atenção dos leitores.

2. Uma boa maneira de aumentar o volume de negócios

O principal retorno sobre o investimento de um comunicado de imprensa é aumentar o volume de negócios de uma empresa ou marca.

De fato, seja qual for o tipo de evento que uma empresa queira destacar, o segredo para o sucesso está em um bom comunicado à imprensa.

3. Uma estratégia de marketing digital altamente eficaz

Além de um bom posicionamento nas redes sociais e de um excelente site prolífico, o comunicado à imprensa ajuda a atrair um grande número de público e ganhar visibilidade.

Além disso, é mais eficaz se for divulgado por influenciadores renomados, portais como a Sua Imprensa Divulgador de notícias e blogueiros.

Estes últimos são os mais qualificados para remodelar mensagens para atingir um público específico.

5. Proteção da sua imagem

Nem todos são adeptos de falar publicamente e confortáveis com a mídia. Receber a mesma mensagem em várias entrevistas é um desafio.

O comunicado à imprensa protege você de si mesmo se você teme as armadilhas das entrevistas. Assim, sua posição será a mesma em todos os meios de comunicação.

Mas cuidado! Durante uma gestão de crises, muitas vezes você será chamado a reagir oralmente, especialmente se a história (se diz respeito a você ou não) crescer.

Como você pôde ver, as vantagens de emitir um comunicado à imprensa são inúmeras, tanto para empresa e marcas, quanto para pessoas.

Se você quer ter mais visibilidade pessoal ou nos negócios, não deixe de entrar em contato com a Sua Imprensa. Você será divulgado nos maiores portais.

Para saber mais sobre comunicado à imprensa, veja o vídeo do canal Oscar Karoleski.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Comunicado à imprensa: 5 vantagens desta estratégia"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.