O que é link interno e externo no SEO?

As linkagens internas e externas (ou link building) são ferramentas muito úteis quando o assunto é desenvolvimento de sites e blogs, sejam eles de empresas, empreendedores ou pessoais. Essas táticas são capazes de mudar o destino da sua plataforma, para melhor.

As estratégias de marketing mudam constantemente, acompanhando as inovações do mundo digital. Aquilo que poderia ser uma carta na manga ontem, hoje já é substituído por algo muito mais eficaz. 

Por conta das transformações tecnológicas, a internet passa por transformações frequentes, reinventando também os seus mecanismos.

Porém, alguns hábitos nunca mudam. Entre eles, estão os links, que são essenciais para o marketing de conteúdo

Nessa modalidade do marketing, os profissionais buscam solucionar problemas e atrair os usuários para uma experiência múltipla, direcionando-os a conteúdos relevantes, ao invés de uma promoção obsoleta e óbvia da marca.

O link é uma das habilidades do SEO (Search Engine Optimization), que consiste em trabalhar com os mecanismos de busca. 

Adicionando os links nas palavras-chaves (keywords) do texto, o tráfego do blog cresce, pois o leitor demonstra interesse em mais informação, navegando, assim, entre os conteúdos que foram linkados.

Dessa forma, a linkagem interna/externa se mostra muito necessária. Para que o conteúdo de determinada empresa seja distribuído na web com excelência, essa ferramenta precisa estar presente.

O que este artigo aborda:

O que é link interno e externo no SEO O que é link interno e externo no SEO
Pin It

Fonte da imagem: Pixabay

Como a linkagem interna e externa podem melhorar o SEO?

Conhecida também como link building (construção de links), esse mecanismo é capaz de aprimorar a experiência do usuário e ajudar a sua plataforma a ganhar relevância para o Google. 

É necessário entender como e quando usar os links internos e externos, para evitar que o seu conteúdo seja ignorado.

Adicionar um link, que leva à outra página do mesmo site, pode gerar um ótimo tráfego. Ele direciona o usuário para navegar e consumir outros conteúdos no mesmo endereço, além daquele que já está sendo acessado.

Com isso, o engajamento da plataforma tende a aumentar, pois a pessoa deseja conhecer e aprender mais sobre o conteúdo que está tendo acesso. 

Este comportamento traz visibilidade a páginas que foram produzidas anteriormente, fazendo com que o post atual e anterior se conectem pela semelhança do tema dos conteúdos que foram produzidos.

Os links externos (ou links de saída) levam o leitor para outro meio digital, desenvolvendo um tráfego mais orgânico e inteligente. É necessário utilizar um link confiável, para tornar o conteúdo mais respeitado pelo público.

Por essa razão, as parcerias são importantes para a visibilidade do seu site e/ou blog. 

A linkagem externa tem um papel fundamental, porque com sites parceiros acontece uma troca mútua de visitantes. Assim, o website se populariza com pessoas novas. Se for possível, adicione blogs parceiros nesses links. 

Não abuse desses métodos, pois o excesso é inimigo da perfeição.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é link interno e externo no SEO?"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.