O marketing digital é uma área com variados tipos de estratégias, voltados para intensificar as vendas e entre outros objetivos. Para isso técnicas que facilitam o cliente em sua busca para potencializar o seu negócio. Duas dessas técnicas são o SEO e SEM.
Então tanto o SEO como o SEM trabalham em conjunto para oferecer uma busca completa em diferentes sites. Veja agora neste artigo qual a diferença entre eles e suas funções. Além disso, saiba quais as vantagens por trás dessas siglas e o que elas significam!
O que este artigo aborda:
- Qual a diferença entre SEO e SEM?
- Quais os benefícios do SEO?
- E quais as vantagens que o SEM trás?
- Então qual a melhor estratégia SEO ou SEM?
- Podemos dizer então que o SEO e SEM estão interligados?
Qual a diferença entre SEO e SEM?
SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou, traduzindo, otimização de mecanismos de buscas. Fazer um bom SEO é entender onde começa o processo de rastreamento onde os robôs do Google, por exemplo, começam as buscas
O SEO então permite influenciar seus algoritmos a darem preferência em uma ou outra página. Na prática consiste para a melhora de buscas orgânicas. Ou seja, onde não é preciso pagar para aparecer, por exemplo nos sites de buscas como Yahoo, Google e Bing.
Já a sigla SEM significa Search Engine Marketing, que chamamos de Marketing de Mecanismos de Busca. O mecanismo de busca envolve estratégias de marketing para chegar ao topo de buscadores orgânicos ou pagos.
Quais os benefícios do SEO?
A vantagem do SEO é a possibilidade de divulgar sua marca em uma ferramenta para quem tem acesso à internet, sem custos para seu site ou blog empresarial. Sendo assim, quanto mais conteúdo de qualidade a sua página tiver melhor o seu resultado nas buscas do Google.
E quais as vantagens que o SEM trás?
O SEM tem como estratégias otimizar as buscas no topo das páginas de seus buscadores como Google, Bing e outros. A utilização de anúncios pagos é uma opção de estratégia que o SEM trás.
Isso é uma estratégia onde donos de sites começaram a perceber que resultados mostrados aos usuários poderiam ser influenciados por uma série de técnicas, por exemplo o uso de palavras-chaves.
Se o SEM precisa ser feito com custos extras, então qual a razão por trás da preferência por essa estratégia? Simples, com os links pagos os resultados são mais rápidos e mais previsíveis que com o SEO.
Então qual a melhor estratégia SEO ou SEM?
O importante é entender que uma estratégia orgânica que é o SEO pode levar algum tempo para obter algum retorno, mas trazendo resultados positivos para seu negócio.
Podendo ser mais baratos e duradouros, se a página for feita de maneira adequada com conteúdos relevantes para incentivar outros sites incluírem seus links, mesmo que demore um pouco o resultado virá.
Então por outro lado se precisa de um resultado mais imediato o SEM seria a melhor opção como ferramenta estratégica de marketing, focando na mídia e assim trazendo um resultado mais imediato.
Podemos dizer então que o SEO e SEM estão interligados?
Segundo o especialista em SEO, Michel Gomide, os dois usam técnicas relacionadas, mas estão interligados de maneiras diferentes, podendo ser usados para estratégias e resultados em seu Marketing Digital. Assim podendo usufruir de excelentes Retornos Sobre Investimento (ROI).
Gostou desse artigo sobre SEO ou SEM? Então que tal procurar saber mais sobre este e outros assuntos que abrangem o Marketing Digital, o SEO e o SEM?
Sem comentários