O que é storytelling?

Hoje, vivemos em uma época em que há centenas ou até milhares de opções para escolher, ao tomar decisões de compra.

É por isso que é tão importante destacar sua marca. E você pode conseguir isso criando uma identidade de marca e fortalecendo a presença da sua marca.

As identidades da marca são criadas através da arte de contar histórias (storytelling).

Uma história de marca é uma maneira importante de se conectar com seu público-alvo.

Neste artigo, vamos te explicar por que o princípio de distinguir sua marca dos concorrentes através da contação de histórias é essencial. Confira:

O que este artigo aborda:

Storytelling Storytelling
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é Storytelling?

A contação de histórias de marcas é uma estratégia usada no marketing para aumentar a conscientização da marca.

Contar histórias de marcas é um ato para chamar a atenção do seu público-alvo.

Criar uma história de marca pode abrir as portas para expandir seus negócios. A importância da narrativa da marca é baseada em sua capacidade de evocar com sucesso emoções para construir um relacionamento com seu público-alvo.

Implementar uma estratégia de contação de histórias de marca de sucesso ajudará seu público a aprender mais sobre sua marca.

Por que criar uma história de marca?

Contar histórias de marcas tem muitos benefícios. Por exemplo, uma forte estratégia de marketing de storytelling pode diferenciar sua marca de seus concorrentes.

A importância de criar uma história de marca está em seu poder para chamar a atenção do público.

Como resultado, os consumidores constroem um relacionamento, um vínculo com as marcas. Isso ajuda muito na construção da interação e conexão entre sua marca e seu público-alvo.

Com uma estratégia forte na narrativa da marca, uma vez que seu público-alvo comece a associar sua marca ao seu conteúdo, você também conquistará a lealdade dos mesmos.

Comunicados de imprensa para storytelling

É a continuidade da narrativa para sua marca.

O uso de técnicas de storytelling com seu comunicado de imprensa pode ajudar a trazer mais atenção da mídia para sua história assessoria de comunicação, mas apenas se você puder garantir que seu comunicado de imprensa realmente atinja seus alvos de mídia.

Para ganhar mídia, é imperativo que seus comunicados de imprensa cheguem aos jornalistas, editores e meios de comunicação certos.

Por isso você pode precisar de uma assessoria de imprensa como a Sua Imprensa. Que pode atuar na divulgação não apenas de seus comunicados, mas também no storytelling.

Digamos que uma pessoa seja um investidor em potencial olhando para sua empresa. Essa pessoa “dá um google” em você e vê um comunicado de imprensa que mostra que você começou em 2015.

E outro comunicado de imprensa anunciando que sua empresa foi nomeada com uma alta patente pela qualidade de produtos e serviços oferecidos.

As pessoas que olham para sua marca ou empresa podem ver que há realmente uma história sendo contada.

E também, perceber como você está se movendo e evoluindo. E seus comunicados de imprensa estão gradualmente contando essa história.

Se a história não estiver lá, será mais difícil para sua organização:

  • Fechar um negócio corporativo, ou patrocínio;
  • Elevar o nível da marca;
  • Ganhar reconhecimento e notoriedade.

Você pode dizer às pessoas que você é uma empresa em ascensão. Mas, se não há trilha na web para contar a história do seu crescimento, você soa como todo mundo.

Quais são as vantagens do storytelling para uma estratégia de crescimento?

1. Se diferencie dos concorrentes

Em alguns tipos de negócios, pode parecer impossível diferenciar seus produtos ou serviços dos concorrentes.

É por isso que você precisa contar uma história que irá fortalecer o lugar da sua marca no mercado.

Diferencie sua marca de concorrentes com diferentes histórias que formarão a base de suas campanhas de marketing. Faça conteúdo personalizado que aumentará o engajamento com os clientes.

Nunca se esqueça que sua base atual de clientes é o fator mais importante que influenciará outros consumidores e levará sua marca ao próximo nível. Suas opiniões incentivarão outras pessoas a comprar seus produtos e serviços.

Tente combinar esse conteúdo gerado pelo usuário em todas as formas de marketing, desde blogs até sites, postagens em redes sociais e materiais de marketing offline.

2. Aumente a lealdade do seu público tocando em suas emoções

Quando se trata de evocar as emoções do seu público-alvo através do marketing, sua história facilitará alcançar o resultado que deseja.

Para isso, desenvolva sua história de forma clara do início ao fim. Você pode fazer isso primeiro definindo um problema, tentando resolver, finalmente, explicando como o sucesso foi alcançado resolvendo o problema.

Use histórias da vida real para ajudá-lo a construir uma conexão emocional com seu público.

Criar esses tipos de conexões emocionais ajudará seu público a notá-lo, lembrar de você, compartilhar sua história com outras pessoas e comprar seus produtos.

3. Fortaleça sua posição de mercado adicionando personalidade à sua marca

Adicionar uma personalidade à marca é de grande importância em termos de conexão com o público-alvo.

Certifique-se de monitorar as comunicações online do seu público-alvo e desenvolver estratégias de marketing com base nessas comunicações.

Criar uma personalidade consistente da sua marca tornará mais fácil para você melhorar seus materiais de marketing.

É um dos melhores métodos para construir sua identidade de marca e diferenciá-la de seus concorrentes.

4. Ganhe a confiança do seu público-alvo

Contar histórias adequadas ajudará você a construir um vínculo emocional entre seu público-alvo e sua marca, e também, a construir identidade de marca forte.

Assim, você vai construir credibilidade de marca e ter um lugar forte no mercado.

Em última análise, os laços emocionais que você constrói adicionando storytelling à sua campanha de marketing aumentarão a porcentagem de compras de seu público-alvo, permitindo assim que eles se convertam em novos clientes.

Ao construir esses relacionamentos e receber avaliações positivas, você fará da sua marca o padrão da indústria contra o qual todos os seus concorrentes serão comparados, em vez de apenas outra opção.

Como criar um Storytelling?

Se você está procurando maneiras de levar seu negócio para um público mais amplo através da narrativa digital, a Sua Imprensa é a solução.

A Sua Imprensa ajuda as marcas a melhorar sua presença online, melhorando o SEO, construindo reputação positiva e aumentando o alcance geral dos seguidores.

Essas melhorias são realizadas através de quatro métodos principais. O primeiro requer obter visualizações on-line em publicações respeitáveis que incluem links de acesso ao site da sua marca.

A segunda envolve a construção de uma reputação online positiva. A maneira de fazer isso é compartilhar as informações positivas da sua marca com os consumidores.

O terceiro método requer um grande número de publicações online autoritárias para mencionar sua marca, a fim de ajudar a aumentar a conscientização da marca.

O quarto e último componente é obter resultados combinando os três primeiros métodos que acabamos de mencionar, da melhor maneira.

Com centenas de novas marcas anunciando sua presença online todos os dias, é mais importante do que nunca definir uma estratégia com uma boa assessoria, que diferencie sua marca dos concorrentes e a eleve ao mesmo tempo.

Você pode combinar a assessoria de imprensa com storytelling para efetivamente se destacar da concorrência e obter um alcance e visibilidade maiores.

Para saber mais sobre storytelling, veja o vídeo do canal Fantástica Fábrica Criativa.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é storytelling?"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.