Como fazer criança parar de chupar dedo: 6 dicas

Em suma, muitas mães não sabem como fazer criança parar de chupar dedo e isso pode se tornar um problema.

A infância é um tempo de descoberta e crescimento. Assim, cada fase traz comportamentos característicos e alguns desses, como o ato de chupar o dedo, podem se tornar habituais.

No entanto, cada criança tem seu ritmo e este é um comportamento normal durante os primeiros anos de vida.

À medida que crescem, é natural que deixem esse hábito. Mesmo assim, entender como fazer criança parar de chupar dedo é muito importante.

Além disso, quando ocorre nos primeiros meses de vida, as mães preocupadas tentam saber se o leite materno está sustentando o bebê. Mas, não existe essa relação.

O que este artigo aborda:

Como fazer criança parar de chupar dedo Como fazer criança parar de chupar dedo
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que a criança chupa dedo?

Compreender as causas pode ser o primeiro passo para ajudar a criança a parar de chupar o dedo.

Algumas crianças chupam o dedo para se acalmar ou adormecer, enquanto outras podem fazê-lo em momentos de tédio ou desconforto.

Dentes de quem chupa dedo

O hábito prolongado de chupar o dedo pode levar a alterações na estrutura bucal.

Isso ocorre devido à pressão exercida pelo dedo sobre os dentes e o palato da criança.

As possíveis mudanças incluem:

  • Desalinhamento dos dentes: chupar o dedo pode causar movimento dos dentes, levando ao desalinhamento. Este problema se torna mais visível quando os dentes permanentes começam a surgir, geralmente por volta dos seis anos de idade;
  • Alteração na forma do palato: a pressão constante do dedo pode modificar a forma do palato, tornando-o mais alto e estreito.

Ou seja, o dente de criança que chupa dedo pode ser prejudicado. Além disso, criança que fica chupando dedo também pode ter problemas de fala ou deglutição.

Como fazer criança parar de chupar dedo?

A seguir, veja como fazer criança parar de chupar dedo:

  • Identifique a causa: observe em quais momentos a criança tem o hábito de chupar o dedo. É durante momentos de tédio, desconforto ou para adormecer? Essas observações podem ajudar a entender por que a criança está buscando conforto nesse hábito;
  • Inicie uma conversa: explique para a criança, de forma gentil e compreensiva, o motivo pelo qual ela precisa parar de chupar o dedo. Use uma linguagem apropriada para a idade da criança, para que ela possa entender;
  • Estabeleça metas: em vez de exigir que a criança pare de chupar o dedo de uma vez, estabeleça metas pequenas e alcançáveis. Por exemplo, inicialmente, a criança pode tentar parar de chupar o dedo durante o dia;
  • Ofereça recompensas: quando a criança alcançar uma meta, celebre com uma pequena recompensa. As recompensas não precisam ser presentes, um elogio ou um passeio pode ser suficiente;
  • Proporcione apoio emocional: ofereça outras formas de conforto. Se a criança costuma chupar o dedo para adormecer, experimente ler um livro antes de dormir ou dar um objeto de conforto, como um bicho de pelúcia;
  • Procure ajuda profissional: se o hábito persistir mesmo depois de tentar essas estratégias, consulte um pediatra ou um psicólogo infantil para obter orientação profissional.

Existe aparelho para parar de chupar dedo?

Sim, existe um aparelho ortodôntico chamado “grade palatina” ou “grade lingual” que pode ajudar a criança a parar de chupar o dedo.

Este dispositivo é fixo e se encaixa no céu da boca. Ele não causa dor, mas torna menos confortável a sucção do dedo, o que pode desestimular o hábito.

Contudo, o uso deste aparelho deve ser uma decisão tomada em conjunto por pais, dentista e, se possível, a criança.

Pois, o ideal é optar por estratégias não invasivas inicialmente, como o diálogo e o reforço positivo.

Em outras palavras, na dúvida de como fazer criança parar de chupar dedo, o aparelho deve ser a última opção.

Já que o uso do aparelho deve ser uma opção quando outros métodos não tiverem êxito e sempre sob a orientação de um profissional qualificado.

Perguntas frequentes

A seguir, veja as perguntas frequentes acerca de como fazer criança parar de chupar dedo.

Até que idade é normal a criança chupar o dedo?

Até os cinco anos é normal que a criança chupe o dedo. Se persistir além dessa idade, pode ser necessário buscar orientação profissional.

Por isso, os pais devem saber os métodos de como fazer criança parar de chupar dedo para evitar problemas.

Chupar o dedo pode causar problemas de fala?

Sim, o hábito prolongado de chupar o dedo pode causar problemas de fala e de deglutição, pois pode alterar a forma da boca e o alinhamento dos dentes.

Desta forma, é essencial que os pais entendam como fazer criança parar de chupar dedo logo no início do hábito.

A chupeta é uma alternativa melhor?

A chupeta pode ser uma alternativa, mas ela também pode causar problemas dentários semelhantes. O ideal é que a criança aprenda a se acalmar de outras maneiras.

Como posso oferecer apoio emocional para meu filho parar de chupar o dedo?

Ofereça conforto de outras maneiras, como um abraço, palavras de encorajamento ou um objeto de conforto, como um bicho de pelúcia ou cobertor favorito.

Quando devo procurar ajuda profissional?

Se a criança continuar chupando o dedo além dos cinco anos de idade, ou se demonstrar ansiedade ou estresse quando tenta parar, pode ser aconselhável buscar a ajuda de um profissional.

Conclusão

Saber como fazer criança parar de chupar dedo não é suficiente, já que é um processo que também exige paciência e compreensão.

Lembre-se de que esse comportamento é uma forma de auto conforto. A chave é ajudar seu filho a encontrar outras maneiras de se acalmar e sentir-se seguro.

E, acima de tudo, assegure-se de que a criança saiba que está recebendo apoio e amor incondicional durante este processo de mudança.

Para saber mais sobre como fazer criança parar de chupar dedo, veja um vídeo do canal Almanaque dos Pais.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como fazer criança parar de chupar dedo: 6 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.