A socialização canina é um dos temas mais discutidos em cursos de adestramento atualmente, principalmente no campo do comportamento canino aplicado. Todo mundo quer ter um cachorro sociável, mas ainda há muita confusão sobre esse conceito e sobre como colocar tudo em prática da forma mais segura e responsável.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você contendo as melhores formas de socializar o seu cão da melhor forma possível.
Milhões de brasileiros vão curtir o feriado de carnaval, férias e feriados, e acabam deixando os seus pets em hotéis e pousadas em todo o Brasil.
Poucos hotéis aceitam animais de estimação, principalmente os maiores, e muitos proprietários são obrigados a aproveitar as férias em casa. Além disso, eles têm medo de deixar animais em hotéis para animais de estimação porque temem não conseguir se adaptar a tantos animais, ou que se sintam muito solitários longe da companhia de seus donos. No entanto, diversos Cursos Online da área de adestramento alertam: “Muitos donos de cães acham que não se dão bem com outras pessoas, ficam longe de seus donos e de casa, e acabam sendo muito bons em socializar com outros cães”.
Socializar é um trabalho que é muito delicado e que exige extrema habilidade, um grupo de cães bem condicionado e um espaço seguro. Nunca tente fazer isso em um parque ou parque para cães. Se o seu cão tem problemas com reações ou agressividade contra humanos ou outros cães, sempre procure ajuda de um profissional nestas situações.
Lembre-se que qualquer erro nesta atividade pode resultar na perda de um dos cães. O comportamento de um cão social é baseado no respeito e aprovação das regras sociais. Observe que em todos os exemplos não há cães correndo, brinquedos ou bolas, e sempre deverá existir pessoas suficientes no objetivo de sempre supervisionar cada passo dos pets.
Certamente não é um trabalho para todos. Gerenciar uma matilha de cães tende a ser uma das maiores responsabilidades que um profissional poderá assumir, portanto, nunca cometa o erro de ignorar os riscos.
O que este artigo aborda:
- Como socializar cachorro com outros cachorros?
- 1. Socializar da melhor forma
- 2. Agressividade dificulta o convívio
- 3. Solidão
Como socializar cachorro com outros cachorros?
A primeira coisa que você deve considerar é a acomodação que você escolhe para seus amigos. Procure boas referências como higiene e espaço. Verifique se um veterinário está disponível em caso de emergência e quais critérios considerar ao criar seu cão, como vacinas, controle de pulgas e de carrapatos.
Pois bem, depois de ter escolhido um local, agende um dia para que possa levar o seu cão e passar algumas horas com ele e ver se os seus amigos gostam do espaço e outros colegas. Tente sempre fazer isso algumas vezes até se sentir confiante em deixá-lo para o dia inteiro. Tente deixá-lo durante a noite. Assim, o seu cão começará a se familiarizar com o espaço e começará a ganhar independência.
É importante familiarizar o cão com o local aos poucos, a chamada “fase de aclimatação”. Não deixe seu cão passar semanas em um pequeno hotel onde ele nunca morou.
No dia em que ele for ficar permanentemente, traga seus itens do dia a dia, como brinquedos, roupas de frio, cobertores e até uma muda de roupa, com o objetivo que seu cheiro fique com seu pet.
Traga sempre o alimento que ele está acostumado a comer, bem como a quantidade diária e o tamanho da porção. Se o seu cão tem tratamento à base de medicamentos, também é importante que você o tome e observe com que frequência e quanto você o usa.
1. Socializar da melhor forma
Para isso, recomendamos que a socialização entre cães seja sempre supervisionada por alguém com larga experiência.
Associar-se com o cão em larga escala, não discutir ou dar muita atenção a bens materiais como bolas ou brinquedos, é a regra de ouro na socialização. Também é importante manter o ambiente calmo e livre de perturbações repentinas.
2. Agressividade dificulta o convívio
Em alguns casos, a agressividade é tão pronunciada nos cães que o convívio se torna muito difícil. Uma pessoa experiente tende a reconhecer os sinais que um cão está dando se ele vai se encaixar ou não no grupo.
Se a socialização se mostrar inviável, o correto é sempre sair para passear e brincar sozinho. A socialização forçada pode levar a brigas e os cães podem ficar gravemente feridos. A coisa certa a fazer é nunca chegará ao ponto de uma briga.
Todo hotel para animais de estimação bem administrado tem suas próprias habilidades sociais. Por exemplo, em hospedagens específicas, existem cães chamados “professores socializados”. São cães muito experientes e calmos, acostumados a ajudar a socializar hóspedes que nunca tiveram nenhum contato com outros cães antes. Além disso, são locais fora do território do cão facilitando a interação entre os cães.
Isso significa que um cachorro brigando dentro de casa pode ser um convidado muito pacífico.
3. Solidão
Se você está preocupado que seu animal de estimação aconchegado a você vai morrer de solidão em um hotel, você está errado.
A verdade é que os hóspedes caninos na companhia de outros animais sentem que pertencem ao local e, portanto, não se sentem solitários. Além disso, os cães brincam e se divertem com a presença de outros animais, atividade física que gasta energia dos animais. Isso significa que o cão também comerá bem e dormirá bem devido ao cansaço do dia a dia. O único risco é que, após uma boa estadia em um hotel para animais de estimação, ele não queira ir para casa.
Sem comentários