O engasgo pode ser perigoso e os primeiros socorros, como levantar as patas traseiras do animal, são essenciais
Alguns pets são mais gulosos e comem rápido, o que pode resultar no engasgo.
Um momento de distração pode fazer a comida parar no lugar errado e você precisa estar pronto para oferecer os primeiros socorros.
Um sinal claro do engasgo é a tosse e a dificuldade para respirar. Além disso, o animal pode ficar agitado e colocar as patas na boca, como se quisesse tirar algo dali. Saiba agora como você deve proceder caso seu bichinho se engasgue na hora de comer.
O que este artigo aborda:
- Como identificar um pet engasgado
- Os primeiros socorros dados em casa
- Abra a boca do pet
- Erga o animal pelas patas traseiras
- Faça a manobra de Heimlich
- Corra para o veterinário
- Porque o pet se engasga com a comida
- Levar ao veterinário mesmo após o desengasgo
Como identificar um pet engasgado
O cão ou gato dão sinais quando não conseguem respirar e você deve perceber que ele está engasgado. Atente-se para:
- Vômitos logo após comer;
- Tosse enquanto come ou após terminar a refeição;
- Levar a pata à boca;
- Dificuldade para respirar;
- Salivação e baba.
Como o engasgo ocorre com a comida, é natural que o cão se afaste do prato e tussa. Se aproxime com cautela e veja se ele expele o bolo de ração e tente retirar o prato de perto dele.
Os primeiros socorros dados em casa
Mesmo quem mora perto da clínica veterinária precisa estar preparado para acudir seu cão ou gato. Assim, os primeiros passos, após notar o engasgo com a comida, são:
Abra a boca do pet
Abra a boca do animal e verifique se é possível enxergar o bolo de ração ou parte dele. Em seguida, com a ajuda de outra pessoa, tente remover o alimento da garganta do pet.
Erga o animal pelas patas traseiras
Se for um cachorro, você pode erguê-lo pelas patas traseiras. No caso dos maiores, apenas levante as patas de trás e mantenha as da frente no chão. Sacuda o cão até ele conseguir cuspir a comida.
Faça a manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é usada nos seres humanos engasgados e pode ser feita em pets na mesma situação. Se você sabe como fazê-la, tente desengasgar o animal assim. Só tome cuidado para não machucá-lo.
Corra para o veterinário
Se não conseguir remover o alimento ou for algum osso preso na garganta, leve seu pet imediatamente ao veterinário. No segundo caso, há o risco de perfuração da traqueia ao tentar retirar o osso sozinho.
Porque o pet se engasga com a comida
A principal causa do engasgo com alimentos é a pressa em engolir. Para resolver a questão é indicado:
- Dividir a alimentação em dois momentos. Uma dica é deixar o cão ou gato comer um pouco pela manhã e mais um pouco à noite;
- Misturar a ração seca com um pouco de água ou caldo de frango para amolecê-la;
- Oferecer uma mistura de ração seca com ração úmida;
- Não oferecer alimentos quando o pet está muito agitado. Se ele acabou de voltar do passeio ou brincar, espere um pouco;
- Vá ao veterinário para avaliar a existência de doenças que prejudicam a digestão.
Nos casos de animais muito agitados, os proprietários precisam aprender a acalmá-los. Além disso, nada de festinha no momento de servir o alimento. Evite fazer bagunça ou falar com voz fofa, isso pode deixá-los ansiosos.
Levar ao veterinário mesmo após o desengasgo
Por mais que você consiga remover o resto de alimento ou ração preso na garganta do animal, o melhor é levá-lo ao veterinário. Não importa se ele se desengasgou sozinho ou você teve que usar alguma técnica.
A ideia é verificar se o alimento não machucou a garganta do bichinho e, se o engasgo é frequente, deve-se fazer um check-up. O profissional estará pronto para te ajudar e ainda pode dar dicas para mudar a alimentação, caso seja necessário.
Sem comentários