O conceito de o que é tricotomia na bíblia já foi muito discutido no meio da teologia.
Em suma, os termos Dicotomia e Tricotomia são nomes muito descritos em Teologia. Essas designações foram criadas para constituir alguns elementos da natureza Humana.
O nome Dicotomia significa: “bi-partido”, do grego “diche”, “dupla”, e temnein “cortar”.
Já a palavra tricotomia significa “tri-partido”, de origem da palavra grega “triche”, “tripla” e temnein “cortar”.
Ou seja, essas são duas formas de dividir a natureza Humana. E cada uma delas tem uma forma de pensamento diferente sobre como isso se manifesta no Homem.
A Dicotomia acredita que o Homem tem somente duas partes, e a Tricotomia que o Homem tem 3 partes em sua constituição.
O que este artigo aborda:
- O que é Dicotomia?
- O que é tricotomia na bíblia?
- Corpo
- Alma
- Espírito
- Corpo, alma e espírito
- A tricotomia humana na bíblia
O que é Dicotomia?
Basicamente a palavra Dicotomia, é uma linha de raciocínio que designa de que o Homem é feito de duas formas elementares: a forma Imaterial sendo o Espírito ou a Alma, e a forma, material que é o seu corpo Humano.
Quando se fala em Dicotomia em relação a Espírito ou Alma, eles estão basicamente se referindo a mesma coisa.
Sendo ambas uma única coisa na parte imaterial do Homem. Esta é a parte que o Homem sobra quando este morre.
O termo Dicotomia é usado amplamente dentro da história do Cristianismo. A maioria dos teólogos do mundo todo, utilizam essa interpretação para isso.
Um dos que mais a utilizaram foi o psicólogo de Agostinho.
A dicotomia foi amplamente difundida por ele, porém, ela se enraizou depois que houve o Concílio de Constantinopla em 318 d.C.
Porém, depois que houve a reforma dos protestantes, houve uma ruptura de pensamento, e muitos passaram a aceitar a Tricotomia.
O que é tricotomia na bíblia?
Basicamente, vamos entender melhor como a Tricotomia relaciona o ser humano e seus elementos.
O corpo Humano é o primeiro elemento dessa interação com o meio ambiente, e ele só tem ação devido aos impulsos recebidos dos elementos imateriais.
Corpo
A alma é o segundo elemento que compõe o Homem. Sendo ele a ideia predominante é que ele se refere a parte psicológica do ser humano. Nela está contida a personalidade, as emoções e a razão.
Alma
O espírito é conhecido como o terceiro elemento dentro da teoria tricotômica. Nele estão contidas todas as fontes da qualidade do Homem. Sendo esta a parte que se relaciona diretamente com Deus pai criador.
Espírito
Ou Seja, o Ser humano é constituído da seguinte forma:
Corpo, alma e espírito
A alma só existe quando há a junção do Corpo com o Espírito. A alma é existencial somente quando está completamente unida e em sinergia.
A alma só é vivente quando isso ocorre, ou seja, quando há a morte, ela se desfaz. Na teoria bíblica, o Espírito retorna a Deus, e o corpo desce ao pó da terra.
A tricotomia humana na bíblia
A conclusão que muitos tricotomistas têm em relação a isso é que a alma é algo que só existe enquanto o Homem está vivo.
E ela é sim parte do aspecto imaterial do Homem, mas só existe quando há a fusão com o espírito.
Ou seja, quando o Homem morre, ela se desfaz, e somente o espírito permanece existindo depois da morte.
Já há outros que apoiam o uso da tricotomia como sendo a alma vivendo mesmo depois que há o fenômeno da separação corporal.
O termo e conceito tricotômico foi muito difundido pelos teólogos de Alexandria. Mesmo com algumas diferenças, os principais apoiadores desta tese foram: Clemente de Alexandria, Orígenes, Gregório de Nissa, Irineu e outros.
Mas, mesmo naquele período, alguns filósofos, mesmo sendo alexandrinos, rejeitaram tal conceito de pensamento e são eles: Atanásio de Alexandria e Teodoreto.
Mas, como a tricotomia foi um pensamento muito radical para época, muitos o utilizam com muito exagero.
E com isso, aconteceu que houve o aparecimento de muitas Heresias. E isso fez com que este conceito fosse abandonado.
Porém, no final do século 19, com o advento da reforma protestante, vários teólogos Alemães e Ingleses passaram a adotar novamente seu uso.
A maioria dos teólogos pentecostais nos dias de hoje, fazem uso e são adeptos a teologia da tricotomia.
Devido ao conceito de Tricotomia ser muito utilizado no paganismo, muitos não o conseguem aceitar. Mas, não há uma unanimidade sobre qual é o uso correto, se Dicotomia ou Tricotomia.
Sem comentários