A palavra Arco-Íris tem sua origem no Hebraico, na palavra “Keshet” ou “קַשְׁתִּי”. Esta palavra para nós significa Arco-Íris, porém, ela também é designada para somente significar “Arco”.
Ou seja, a conexão entre uma e outra no Português é igual.
Ou seja, os Antigos Hebreus faziam uma citação a essa palavra e este nome tanto para o instrumento de guerra que ele usava feito de Arco e Flecha, como para o evento que ocorre na natureza.
Nota-se que a curvatura do Arco usado na Guerra, mostra exatamente a direção para onde a flecha aponta.
O que este artigo aborda:
O que significa arco-íris na bíblia?
Basicamente, o que o dito popular sempre fala é a citação de Gênesis em relação ao Arco-Íris. Deus fez este evento da natureza para mostrar ao Homem e lembrar sempre do seu pacto.
Ele não iria mais destruir o Homem por causa dos seus pecados.
Mas, a criação do Arco-Íris não quer dizer que Deus passou a tolerar o pecado humano.
Em suma, o Arco-íris tem um significado muito mais profundo do que pensamos e tem suas ligações ao novo testamento.
O Arco-Íris apontava agora para os céus, de onde viria a flecha que iria muitos séculos mais tarde ser cravada na carne de Cristo Jesus, quando este foi pendurado no madeiro.
Quando saiu água e sangue do seu corpo, foi o sangue que mais tarde purificou todos os pecados e a água para lavar a maldade do Homem.
Em João 19:37, por exemplo, cita:
E outra vez diz a Escritura: Verão aqueles que traspassaram.
Já em João 19:34, diz:
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Quando no antigo testamento Deus acabou por criar o Arco-Íris, ele estava indicando que seu filho iria pagar por todos os pecados da Humanidade.
Ele fez com que a maldição caísse sobre ele, onde Deus Pai fez com que Cristo Jesus fosse castigado para salvar a maldade Humana.
Basicamente este é o significado de Arco-Íris que poucos conhecem. Deus com toda a sua bondade e misericórdia apontou para si mesmo e seu filho para a retirada do pecado.
Este que deveria cair sobre nós, fez com que a ira deste castigo caísse sobre seu filho para nos trazer paz.
Como diz em Isaías 53:5:
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Sem comentários