O que significa azeite na bíblia: 4 versículos

A dúvida de o que significa azeite na bíblia é muito frequente. Em suma, a Bíblia trata o azeite como sendo um grande símbolo da presença do Espírito Santo, isto é, do próprio Deus, e isso fica bem claro desde o princípio.

Em Gênesis, por exemplo, acontecem as águas do dilúvio. Estas, quando cessaram, o patriarca Noé resolveu soltar uma pomba, a qual voltou com um ramo de oliveira.

Outro exemplo claro é de Jacó, o qual teve duas experiências com Deus, em Betel. Nas duas vezes, colocou uma coluna de pedra e derramou azeite.

Os judeus, por sua vez, sempre usavam o azeite nos sacrifícios, como sendo uma unção divina, onde eles deviam misturar com perfumes raros.

Ou seja, o azeite é muito comum de se utilizar em contextos de sacrifício diário, purificação de leprosos ou mesmo para complementar o voto dos nazireus.

Levítico 2:1 ainda diz o seguinte sobre o azeite:

Quando alguém apresentar ao Senhor uma oblação como oferta, a sua oblação será de flor de farinha; derramará sobre ela azeite, ajuntando também incenso.

O que este artigo aborda:

O que significa azeite na bíblia O que significa azeite na bíblia
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que significa azeite na bíblia?

Os judeus preveem três tipos de ofertas que precisavam acompanhar azeite e sem fermento, que são os seguintes:

  1. Flor de farinha com azeite e incenso;
  2. Bolo cozido untadas com azeite;
  3. Grãos de cereal, tostado com azeite e incenso.

Nesse caso, a ausência de fermento costumava simbolizar a abstinência do pecado, enquanto o azeite significa a presença de Deus.

Em seguida, era preciso queimar parte das ofertas no altar, como sendo um sacrifício a Deus.

Além disso, os judeus também tinham o costume de usar o azeite para friccionar o corpo, após o banho ou antes de alguma ocasião festiva.

Agora, durante o tempo de luto ou quando estavam passando por alguma calamidade, deveriam se abster de usar o óleo.

Por fim, ainda devemos informar que os judeus reconheciam o azeite como sendo um medicamento.

Já no Evangelho de Lucas 10:34, podemos notar que o bom samaritano resolve ungir as feridas do homem que tinha sofrido o ataque pelos salteadores.

Na ocasião, ele usa vinho e azeite, uma vez que, nas feridas, o azeite podia ajudar na cicatrização.

O azeite e a cura física e espiritual

Para entender ainda melhor sobre o que significa azeite na bíblia, é interessante saber sobre as questões de cura física e espiritual.

A cura do cego

No Evangelho de João, Jesus utiliza o azeite para curar um homem cego de nascença em João 9:1-7. 

Jesus mistura saliva com terra, formando um tipo de lama, e a aplica nos olhos do homem.

Em seguida, instrui o homem a lavar-se no tanque de Siloé. Este relato ilustra o poder de cura do azeite e a autoridade divina de Jesus.

O Bom Samaritano

Na parábola do Bom Samaritano de Lucas 10:25-37, um homem é espancado por ladrões e deixado à beira da estrada. 

Um samaritano que passava pelo local cuida das feridas do homem, aplicando azeite e vinho. Esta história destaca a importância do azeite como um agente de cura e compaixão.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que significa azeite na bíblia: 4 versículos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.