Em suma, uma dúvida comum entre os cristãos diz respeito a o que significa formiga na bíblia.
O livro de Provérbios, em 6:6-11, oferece o seguinte conselho sobre a importância do trabalho esforçado:
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.
O que este artigo aborda:
O que significa formiga na bíblia?
Basicamente o significado de formiga é “trabalho esforçado”. Sim, todo aquele que Deus compara a uma formiga é uma pessoa trabalhadora. A formiga trabalha a todo o tempo, em grupo, pensando sempre no bem estar de todos da sua espécie.
Salomão, considerado o escritor do livro de provérbios, cita que nós devemos ser trabalhadores esforçados no que fazemos semelhante às formigas. Elas sabem o valor do seu trabalho, pois no inverno não passam necessidade.
Temos de trabalhar diligentemente sem queixas, estocando para nos precavermos no futuro. Há pessoas que são preguiçosas e só trabalham quando são forçadas. Existem os preguiçosos que preferem dormir ao ter de trabalhar, a formiga é um ensinamento de que devemos estar ativos o tempo todo.
A formiga não reclama do seu trabalho, nem do quanto vai ganhar por isso. Elas sabem seu papel na vida e cumpre ele conforme o Deus criador determinou. Deus criou o Homem para que trabalhasse depois que foi expulso do paraíso (Gênesis 3).
A partir disso, o trabalho sempre foi uma responsabilidade do ser humano, e há aqueles preguiçosos que negligenciam o trabalho esforçado ou constante. Isso traz para si consequências severas, como por exemplo a pobreza, descrita em Provérbios 6:11.
A preguiça é o principal atalho para uma vida de miséria. Pode-se observar que as formigas não passam por miséria. Já há aqueles Homens que são prudentes como as formigas, trabalham e levam os sustento a suas famílias, esses têm prudentemente testemunhado a fé verdadeira. Como Paulo disse em 1 Timóteo 5:8:
Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.
Paulo também ensinou em outra passagem que devemos trabalhar honestamente para ajudar o próximo. Este é o principal dever do Cristão, segundo Efésios 4:28:
… trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
Não há desculpas na bíblia pra quem não é prudente como as formigas. A bíblia é bem clara através do apóstolo Paulo em 2 Tessalonicenses 3:10:
… se alguém não quer trabalhar, também não coma.
Se você conhece algum irmão preguiçoso que não é prudente como as formigas, a bíblia deixa bem claro que se ele é preguiçoso, não se arrepende e se recusa a trabalhar, deve-se afastar dele. E ela ainda incita que essa prática pecaminosa deve ser reprovada (2 Tessalonicenses 3:6,14).
O trabalho deve ser para se ter uma vida de paz, e se consiga cultuar a Deus e ajudar o próximo como Deus pede. Ele não deve ser feito somente para acumular riquezas ou satisfazer desejos egoístas que desagradam a Deus.
Em Provérbios 23:4-5, diz:
Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.
Conclusão
Na bíblia a Formiga é um inseto citado representando o tipo de trabalhador que o Cristão deve ser não só na Igreja, mas na vida dele como um todo.
E assim, dar o verdadeiro testemunho de como um Cristão é em termos de como ele é em honestidade, na família e como trabalhador.
Sem comentários