Sendo a Bíblia um livro que serve de base para os cristãos, é perfeitamente comum querer saber onde está escrito na Bíblia que não pode comer sangue. Abaixo, iremos falar em detalhe sobre esse tópico.
O que este artigo aborda:
- Onde está escrito na Bíblia que não pode comer sangue?
- O cristão pode comer sangue?
- Diferenças entre tradições religiosas
- Judaísmo
- Cristianismo
- Testemunhas de Jeová
Onde está escrito na Bíblia que não pode comer sangue?
A primeira proibição de comer sangue quem recebeu foi Noé e seus descendentes, e isso muito antes das leis de Moisés. O texto que apoia esse entendimento é Gênesis 9:3-4.
A Bíblia ainda afirma que é necessário respeitar todo o valor simbólico do sangue e, portanto, é necessário se abster de comer.
No entanto, esse mesmo entendimento volta a aparecer no Novo Testamento, quando em Atos 15:28-29 uma das recomendações era de não comer sangue.
O cristão pode comer sangue?
Como se pode notar, desde o Antigo Testamento existia o entendimento de que o sangue tem um valor representativo da vida.
Inclusive, logo após o dilúvio, Deus fala sobre essa questão, que o homem deveria ser responsável pela vida do seu próximo.
No que tange a vida dos animais, no entanto, o homem até poderia comer carne, mas sem o sangue.
Além disso, quando o exército de Israel estava em guerra, eles receberam o alerta para que não comessem a carne de forma apressada, isto é, sem que o sangue saísse por completo (1 Samuel 14:34).
Agora, falando sobre o Novo Testamento, esse pensamento é reforçado durante os ensinos à nova igreja gentílica.
Desde o princípio, apóstolo Paulo foi muito claro, instruindo aos irmãos que, por meio das obras da lei, ninguém seria salvo.
O cristão deve reconhecer que, por meio da morte e ressurreição de Cristo, obtivemos o perdão, a justificação e a vida eterna.
Portanto, não se deve fazer uso do sangue como alimento, mas sim evitar de usar como ingrediente em qualquer receita.
No que tange ao uso de sangue em tratamentos medicinais, devemos salientar o exemplo de Cristo, onde em João 15:13; 13:34 diz que devemos amar o próximo ao ponto de doar a vida para eles.
Diferenças entre tradições religiosas
Judaísmo
No Judaísmo, a proibição de comer sangue é levada muito a sério, e a carne kosher é preparada de maneira a remover o máximo possível de sangue.
Cristianismo
A maioria das denominações cristãs não segue estritamente a proibição do Antigo Testamento de comer sangue, considerando que a Nova Aliança em Jesus Cristo superou essas leis cerimoniais.
No entanto, alguns grupos cristãos, como as Testemunhas de Jeová, ainda observam essa proibição.
Testemunhas de Jeová
As Testemunhas de Jeová levam a proibição de comer sangue a um extremo ainda maior, recusando-se até mesmo a receber transfusões de sangue.
Sem comentários