Muitos cristãos já questionaram seus pastores sobre quem caiu da janela na bíblia.
Existiu um cristão no primeiro século, por nome de Êutico, ele era um jovem, e este, ficou conhecido por ter caído de uma janela, quando Paulo pregava.
O significado do nome Êutico é “Afortunado”, e sua história está registrada na bíblia no Livro de Atos dos Apóstolos no Capítulo 20 do 7 ao 12.
Segundo estudiosos bíblicos, o jovem Êutico vivia na cidade de Trôade, e ela se encontrava na região noroeste da província da Ásia menor.
Ela era conhecida como porto marítimo na costa do mar Egeu, e se situa a poucos KM de distância da cidade grega de Tróia.
Segundo registros bíblicos, Paulo foi a esta cidade para fazer uma visita e viagem missionária.
Este episódio de Êutico cair da janela enquanto Paulo pregava, aconteceu em sua terceira viagem missionária.
O que este artigo aborda:
Quem caiu da janela na bíblia?
Segundo relatos bíblicos, depois que se passou a Páscoa, o Apostolo Paulo e alguns companheiros foram em uma navegação da cidade de Filipos até o porto de Trôade. E ao chegar em Trôade eles ficaram situados nela por 1 semana.
Quando chegou o Domingo de Páscoa onde alguns Cristãos se reuniram para a comemoração da Santa Ceia determinada como sacramento por Cristo.
Aconteceu que Paulo resolveu pregar o evangelho das boas novas de salvação a aquele povo segundo Atos 20:5-7.
Ocorreu que o Apostolo Paulo fez isso, pois tinha em mente de no dia seguinte seguir viagem. Porém, a sua pregação ocorreu até cerca de meia noite segundo Atos 20:7.
Eles se encontravam reunidos em um quarto que ficava no terceiro piso superior de uma residência, conhecida pelo nome de cenáculo.
O local era iluminado pelas candeias, que eram as lâmpadas usadas na época. Elas eram feitas de barro e guardavam óleo, que era o combustível junto com o pavio queimando e iluminando.
Ocorre que dentro deste contexto histórico citado na bíblia, repentinamente há a citação do Jovem Êutico. A Bíblia deixa bem claro que ele era jovem, porém, não cita mais nenhuma informação pessoal sobre ele.
Segundo o grego, a palavra citada na Bíblia para chamá-lo de Jovem, significa Jovem garoto. Sendo assim, possivelmente ele tinha entre 7 e 14 anos de idade.
E ele se encontrava sentado em uma janela, e devido ao horário adormeceu com este discurso longo e caiu do terceiro andar.
Êutico morreu ou apenas desmaiou?
Existem diversas contradições referente a se o Jovem Êutico caiu e morreu ou apenas desmaiou. Sendo assim, muitas pessoas procuram discutir para saber se houve ou não um milagre de ressurreição ocorrido naquela noite.
Ocorre que a bíblia deixa muito bem claro, quando o Apóstolo Paulo abraçou o Jovem Êutico, e disse para que todos ficassem sossegados, pois havia vida nele de acordo com Atos 20:10.
Sendo assim, não existem dúvidas de que de fato ocorreu um milagre naquela noite. Alguns concluem que foi ressurreição, e outros de que Deus poupou a vida daquele Jovem para provar a todos o seu poder e converter almas naquela noite.
O entendimento é que ele não estava desmaiado, e sim de que a vida foi milagrosamente e rapidamente restaurada / devolvida ao Jovem Êutico. O autor do livro de Atos dos Apóstolos deixou bem claro que estava presencialmente naquele acontecimento quando o descreveu.
E ele descreveu que Jovem Êutico foi “levantado morto” em Atos 20:9.
Sendo assim, de fato, ele estava morto e ocorreu um milagre. Poucas pessoas sabem, mas o autor do livro de Atos dos Apóstolos é o Evangelista Lucas.
Este evangelista era médico de profissão, e ele sabia muito bem relatar quando uma pessoa estava sem vida ou desmaiada.
Quando este episódio de vida retornar a Êutico ocorreu milagrosamente e sua vida foi restaurada, os crentes ali presentes ficaram maravilhados com o poder de Cristo.
Após isso, eles celebraram a Santa Ceia, subindo novamente ao Cenáculo.
Eles ouviram mais histórias da boca do Apóstolo Paulo até que o dia amanhecesse, como diz em Atos 20:10,11.
Sem comentários