Quem foi Esdras na bíblia: 6 citações

O nome Esdras foi primeiramente citado na Bíblia no Antigo Testamento. Devido a isso, as pessoas procuram saber quem foi Esdras. Esdras foi um sacerdote e escriba Judeu.

Ele ajudou e liderou um grupo que estava no exílio a retornar para a cidade de Jerusalém.

O nome Esdras tem alguns significados, e o principal deles é “Ezra” ou traduzido “Ajuda”. Basicamente o nome tem o significado bíblico de: “Jeová Ajuda”. Alguns consideram este nome como sendo uma abreviatura do nome Azaryahu”.

O personagem Esdras também tem alguns registros bíblicos, e o principal deles é onde ocorreu a citação do seu nome no livro de Neemias dos capítulos 8-10. Saindo da bíblia canônica, há também várias citações apócrifas nos livros de Esdras 1 e 2.

O que este artigo aborda:

Quem foi Esdras na bíblia Quem foi Esdras na bíblia
Pin It

Fonte da imagem: Pixabay

Quem foi Esdras na bíblia?

O Personagem Esdras é citado na bíblia a ponto de saber-se muito sobre sua genealogia. Esdras era filho de Seraías, e genealogicamente ele era ligado a Arão.

Isso nos faz concluir que ele era um personagem pertencente diretamente aos principais sacerdotes de Jerusalém.

Esdras é citado na bíblia como sendo um Sacerdote em Ed 10:10,16; Ne 8:2. Além de ser citado como escriba em Ed 7:6; Ne 12:36. Sendo assim, ele tinha essas duas funções acumuladas, sendo Escriba e Sacerdote. (Ed 7:11,12,21; Ne 8:9; 12:26)

Dentro deste relato bíblico é bem explícito que ele (Esdras) era “escriba versado na Lei de Moisés”. Para quem não sabe, naquele período citado na Bíblia, a função de escriba, era de um funcionário do Governo cujas funções eram administrativas.

Uma das funções de um escriba era:

  • Ser o responsável por fazer todo o controle de contingente e de alistamento de pessoas;
  • Era encarregado de cuidar de assuntos importantes ligados à parte literária. Exemplo: Fazer cópias de livros sagrados ou até mesmo de redigir crônicas;
  • Era encarregado de vários assuntos do palácio;

Estima-se que analisando os textos Bíblicos chega-se à conclusão de que, ele tinha muito prestígio dentro da corte. Sendo que ele era semelhante a um secretário de estado e podia até cuidar de negócios do povo Judeu.

Além dessa posição Social, ele tinha a sua posição como Sacerdote. Isso faz com que cheguemos a conclusão de que ele era um Doutor da Lei. E quando ele é citado como Escriba, era exatamente por acumular essa função nos dois mundos. (Ed 7:10,11,14,25; Ne 8)

A missão de Esdras

O rei Artaxerxes I da Pérsia enviou Esdras a Jerusalém no ano de 458 a.C. O Objetivo de sua ida era para que ele pudesse avaliar como estava as condições religiosas e civis do povo Judeu.

Tudo isso, para ver como o povo estava junto a sua vizinhança, para fazer algumas reformas.

Ele recebeu a autoridade de fazer com que nomeações ocorressem dentro do Estado Judeu. Ele foi enviado com vários Bens, Recursos e Incentivos Fiscais para o serviço no Templo.

Para isso, ele reuniu alguns exilados para retornar a Jerusalém.

Para fazer isso, ele Orou e Jejuou até que conseguiu liderar este grupo para retornar ao território de Judá. Quando ele chegou em Jerusalém, encontrou um povo atrasado, pobre e sem cultura. Encontrou muitas dificuldades mas conseguiu vencer todas elas e cumpriu sua missão.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Quem foi Esdras na bíblia: 6 citações"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.