Quem foi Jabez na bíblia: 2 citações

As informações acerca da vida de Jabez não são muitas, o que levanta a questão de quem foi Jabez na bíblia.

Sendo assim, não se sabe muito sobre ele, pois ele é citado na bíblia em somente dois versículos. Ele era um Homem pertencente à Tribo de Judá, e não há muitas informações além das citações nos dois versículos de 1 Crônicas 4.9-10.

Primeiramente deve-se saber que o nome Judá, é um nome muito considerado como abençoado. Pois o nome Judá significa: Louvado, Glorificado e Exaltado. Porém, mesmo sendo um Homem pertencente a essa tribo seu nome não tinha muito a ver com o povo a que ele pertencia.

O que este artigo aborda:

Quem foi Jabez na bíblia Quem foi Jabez na bíblia
Pin It

Fonte da imagem: Pixabay

Quem foi Jabez na bíblia?

O significado do nome Jabez quer dizer “o que causa sofrimentos”. E ele recebeu este nome devido ao acontecimento de seu nascimento, onde sua mãe teve muitas dores segundo 1 Crônicas 4.9.

Infelizmente as pessoas olhavam para o nome deste Homem e por onde passava julgavam ele.

Principalmente por ser alguém que o nome é praticamente de alguém que produz sofrimento.

Assim, ele levou por toda a sua vida o fardo e a marca deste nome.

Mas, independente dele ter recebido este nome, Jabez é alguém que quando é citado nos versículos 9 e 10 de 1 Crônicas de maneira diferente do significado de seu nome. Ele é mencionado como cuja vida era de oração, e sua fé no Deus de Israel.

Ele não deixou que seu nome deixasse sua vida e seu destino como marca de sofrimento. Ele rogou ao senhor por bênçãos, e assim o recebeu.

Ele foi mais ilustre que seus irmãos

Encontramos várias traduções na bíblia, porém o nome Jabez é na Bíblia Almeida Corrigida e Fiel citado da seguinte maneira em 1 Crônicas 4:9 ACF:

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.

Porém na Bíblia Nova Versão Internacional, é citado o seguinte: “o homem Mais Respeitado de sua Família”.

Mas, como as citações são poucas, não se sabe porquê este título é atribuído a Jabez, mas a crença é de que ele fez de tudo para mudar o decreto amaldiçoado deste seu nome.

Ele não desistiu ante ao fracasso, e procurou mudar seu destino junto de Deus. Jabez é um personagem que deixa muito bem claro que todo decreto de fracasso pode ser mudado se clamar a Deus.

Ele não desistiu mesmo tendo um nome fracassado.

Ele entendeu que não deveria desistir frente ao nome que recebeu. Entendeu que Deus deu uma vida onde ele podia junto D’Ele, terminar sua vida como alguém abençoado.

Ainda que tudo aponte o contrário, uma vida de oração pode mudar qualquer decreto de derrota.

Jabez é um Homem que sua história diz que desde o seu nascimento ele já recebeu um fardo. Porém, ele procurou crescer e superar todos estes traumas.

Ficou conhecido e citado na bíblia como o principal de sua casa, simplesmente por se apegar a Deus, que pode mudar todas as coisas e ninguém o pode impedir.

Jabez é reconhecido até hoje como alguém que recebeu de Deus o favor por ter uma vida de oração fervorosa.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Quem foi Jabez na bíblia: 2 citações"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.