O que é mockup e como fazer mockup em 6 passos

Além de saber o que é mockup, empresários devem saber como usá-los em campanhas de marketing e apresentações para clientes.

Afinal, a representação visual do seu produto, muitas vezes, pode ser o diferencial do marketing e das vendas para fechar um contrato importante.

Então, se você pretende aumentar as suas vendas, nada melhor do que investir em um mockup, que nada mais é do que “a identidade visual do seu produto”.

Ou seja, uma espécie de maquete que você monta para mostrar aos seus clientes como o produto vai ficar na prática.

Mas, não adianta saber o que é mockup, é preciso saber como usar este recurso ao seu favor, seja para melhorar as vendas ou outros objetivos.

O que este artigo aborda:

O que é mockup O que é mockup
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é mockup?

Primeiramente, para definir o que é mockup, entenda que trata-se de uma espécie de “maquete digital” do seu produto. Em outras palavras, pode-se dizer que um mockup é a representação gráfica do objeto que você planejou no computador.

Por exemplo, se você trabalha com criação de sites, o mockup é uma imagem que permite que o cliente veja como o site vai ficar em um computador, tablet ou celular quando ele ficar pronto.

Ainda, caso você trabalhe na indústria têxtil na parte de criação de roupas e quer mostrar opções de design para o seu cliente, também pode usar esse recurso.

Pois, ele é uma maquete 3D que representa tudo o que você quer que seja tornado realidade.

Assim, não precisa gastar dinheiro para transformar o objeto em algo real e levar o protótipo pronto para o cliente analisar. 

Sendo assim, esse tipo de produto é essencial para pessoas que trabalham com o público.

Isso porque, com a representação gráfica do produto, é mais fácil transmitir as vantagens que um cliente pode ter caso escolha trabalhar com você.

Desta forma, o seu cliente não precisa saber o que é mockup. Afinal, para ele servirá apenas para que possa visualizar o projeto.

Quais são os tipos de mockup?

Muitos profissionais e empreendedores sabem o que é mockup e entendem o quanto esta ferramenta agrega no dia a dia.

Por isso, existem centenas de buscas por modelos grátis de mockup todos os meses na internet.

Afinal, é possível baixar modelos de mockup grátis em diversos formatos, conheça os mais buscados:

  • Mockup para logo;
  • Mockup para iPhone;
  • Um mockup de logotipo;
  • Mockup para cartão de visita;
  • Mockup de celular;
  • Um mockup para camiseta;
  • Mockup de caneca;
  • Mockup para e-mail;
  • Um mockup para Instagram;
  • Mockup para outdoor;
  • Mockup para banner;
  • Um mockup para notebook;
  • Mockup para poster;
  • Mockup para flyer;
  • Um mockup de quadro;

Além disso, existem ferramentas para criar mockup online e gratuito, como o Canva.

Por que fazer mockup?

Sabendo o que é mockup e como ele auxilia em determinados processos de marketing e de vendas, este recurso vem sendo cada vez mais usado.

Em suma, um mockup chama muito a atenção do cliente. Afinal, é diferente ver o produto na tela de um computador em 2D e, posteriormente, ver um mockup 3D.

Por isso, é uma ótima estratégia de marketing para pequenas empresas usar mockups para visualizar o projeto. Sendo assim, por mostrar o 3D para um cliente, por exemplo, você ganha uma grande vantagem frente aos seus concorrentes.

Além disso, veja alguns argumentos convincentes para adotar o uso de mockup na sua empresa:

  1. Atrai mais clientes: as pessoas daquilo que podem ver e, sendo assim, passam a desejar;
  2. Demonstra que a sua empresa é profissional: essas imagens são bem tratadas e ficam lindas quando postadas em um site ou nas redes sociais;
  3. Torna a identidade visual bonita e padronizada: caso você opte por tirar fotos dos produtos, corre o risco de cada foto ficar de um jeito, o que pode fazer com que a identidade visual da empresa fique bagunçada;
  4. Diminui as chances de o cliente sair insatisfeito: ele vai ver exatamente como o produto vai ficar depois de pronto, o que é ótimo para os negócios;
  5. Economia de tempo e dinheiro: faz com que você não precise fazer protótipos reais dos seus produtos para mostrar aos clientes quando for fazer visitas de negócios, basta exibir o seu mockup;
  6. Auxilia na inovação: você pode ousar na sua representação visual e testar antes de imprimir;
  7. Versatilidade: dá para usar os seus mockups em diversos tipos de produtos.

E com todas essas vantagens fica difícil imaginar como muitos empreendedores, sejam pequenos ou médios, não sabem o que é mockup e não usam este recurso na própria empresa.

Como fazer mockup?

Hoje em dia, existem várias empresas especializadas em mockups personalizados para clientes de diversas áreas, por exemplo, a Maker Mockup.

Ela te ajuda a fazer os seus mockups online de forma simples e fácil cobrando uma taxa acessível. Por isso, muitas pessoas que sabem o que é mockup e não tem muito dinheiro para investir em design usam esta ferramenta.

Assim, se o que você está procurando é um trabalho feito com qualidade e responsabilidade, talvez valha a pena investir.

No entanto, caso você queira tentar fazer o seu próprio, abaixo, veja um tutorial de como você pode fazer um mockup.

  1. Consiga um template que você possa mudar através de um programa de edição de foto ou procure por uma boa foto, por exemplo, se você tem interesse em fazer um mockup de um site, pode escolher uma foto de um computador e/ou de um telefone celular virados de frente e depois alterá-las;
  2. Além de encontrar um template ou imagem legal, é essencial ter um programa de edição de fotos;
  3. Quando o projeto visual estiver pronto, corte a imagem na proporção que vai aparecer na tela, por exemplo, a maioria dos monitores LCD tem a proporção 4:3 e celulares costumam ter a proporção 16:9;
  4. Depois de fazer o projeto visual, abra o template escolhido no programa de edição de fotos;
  5. Insira a imagem que representa o seu site;
  6. Ajuste a imagem dentro da tela do template.

Comandos de Photoshop que podem te ajudar

Entendendo o que é mockup, suas vantagens e como fazer uma, saiba que é possível usar o Photoshop para desempenhar esta função.

Assim, para te ajudar a fazer mockups no Photoshop, veja alguns comandos que podem te ajudar no processo:

  • Convert to Smart Object, permite editar a imagem e redimensioná-la;
  • Transformação Livre, permite modificar as proporções da imagem;
  • Shadow, usado para dar acabamento ao que está sendo feito. Assim, basta criar uma forma triangular no canto superior da tela do computador (na cor branca) e diminuir a transparência;
  • Curves, ajuda a suavizar as bordas do seu projeto durante a etapa de acabamento

Por fim, depois de ajustar a imagem dentro do modelo escolhido, sua representação visual estará praticamente pronta.

No entanto, é preciso dar um ar de profissionalismo ao projeto e, para isso, é essencial suavizar as bordas, adicionar sombra (se for preciso), adicionar reflexos (se for preciso), entre outros detalhes.

Conclusão

De forma resumida de o que é mockup, trata-se de uma representação gráfica cujo objetivo é simular um projeto, considerando o formato, o tamanho, textura, etc.

Contudo, antes que você comece a fazer o seu próprio mockup, existem algumas coisas que você precisa saber.

Por exemplo, representações visuais de produtos como sites, embalagens, entre outras coisas que não precisam de um aspecto 3D são mais fáceis de fazer por conta própria.

No entanto, embalagens com efeito 3D, roupas e produtos são mais difíceis de serem feitas. Pois, o acabamento que essas peças exigem é mais detalhado e profissional.

Por esse motivo, se esse for o seu caso, talvez seja mais interessante que você procure a ajuda de um profissional experiente para que o mockup seja bem feito.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é mockup e como fazer mockup em 6 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.