Evolução do celular: 3 melhores marcas da história

Quantos aparelhos smartphones você já possuiu até hoje? A seguir, veremos a evolução dos aparelhos celulares desde o primeiro, que ao contrário do que se pensa não foi a Apple que lançou o primeiro smartphone da história.

Nos dias atuais é muito comum você ver até mesmo uma criança com um smartphone na mão. Atualmente, a rixa entre Android e IOS vem crescendo cada vez mais, devido à enorme demanda. As maiores marcas atualmente são Apple, Samsung e Motorola.

Com isso em mente, escrevemos este artigo para ajudá-lo a relembrar como o desenvolvimento do celular levou à criação dos smartphones contemporâneos que usamos hoje.

O que este artigo aborda:

Evolução do celular Evolução do celular
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

A evolução do celular

A seguir, veja os aparelhos que marcaram a evolução do celular.

Motorola DynaTAC 8000X

Martin Cooper, um engenheiro elétrico, criou o primeiro aparelho celular já feito. Cooper, que é conhecido como “pai” do  telefone celular, é creditado com a criação do protótipo Motorola DynaTAC 8000X em 1973.

O mesmo, mais tarde se tornaria o primeiro telefone celular a ser vendido mundialmente em 1983. Confira a seguir as principais características do pioneiro dos modelos de smartphone: 33 cm de comprimento, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de altura; 794 gramas; e 30 minutos de memória; Apenas uma hora de duração da bateria no modo de armazenamento e oito horas no modo de espera.

Outro fato intrigante sobre o desenvolvimento deste aparelho é que a primeira unidade desse celular foi vendida antes mesmo do desenvolvimento dos planos de celular. O primeiro plano, que na época custava US$ 50 por mês, só apareceu alguns meses após o lançamento.

Motorola PT-550

A tecnologia celular como a conhecemos agora começou a ser desenvolvido na década de 1990. As primeiras mensagens de texto surgiram nessa época, assim como as redes de comunicação avançadas como IDEN, CDMA e GSM que duraram até a virada do milênio.

O primeiro celular vendido no Brasil foi um Motorola PT-550, que chegou ao Rio de Janeiro em 1990 junto com uma rede de telefonia móvel. Apenas 7 dígitos e alertas do sistema foram exibidos em seu visor.

Além disso, ele possuía um peso considerável, ou um “tijolão”, como os telefones celulares mais antigos eram conhecidos. Conheça as características do primeiro telefone brasileiro: 348 gramas; 22 cm de circunferência; bateria mais duradoura com 15 horas de tempo de espera.

A evolução do celular: o primeiro SMS

O primeiro SMS (mensagem de texto) da história, “Feliz Natal”, também representa a evolução do celular. Ela foi enviada em 3 de dezembro de 1992, por Neil Papworth, um engenheiro de 22 anos na época. Ele foi contratado pela Vodafone, uma operadora britânica.

O computador digitou a mensagem, que fazia parte de um teste. Uma mensagem de texto foi então enviada a Richard Jarvis, diretor da Vodafone, que a recebeu em um modelo do Orbitel 901, um dos primeiros telefones compatíveis com GSM do mundo.

Feito isso, demorou um pouco para o SMS chegar em fevereiro. Inicialmente, as mensagens de texto eram trocadas apenas entre engenheiros e nerds entusiasmados.

IBM Simon

Você achou que seria um Samsung ou um iPhone? Mas o primeiro smartphone com tela sensível ao toque foi o IBM Simon! Por padrão, era possível acessar agendas de contatos, calendários, cronômetros, listas de tarefas, etc.

É incrível pensar que os primeiros passos na era do “touch” começaram há mais de 25 anos! Há relatos que digam que este na verdade foi considerado como o primeiro smartphone na história da evolução do celular.

Motorola StarTAC

Ao contrário do que se pensa, o Motorola StarTAC foi o primeiro smartphone flip (conhece aqueles modelos dobráveis, certo?), foi modelado a partir do dispositivo de comunicação usado pela equipe de Star Trek na série de televisão americana.

Esteve sempre presente nos filmes de Hollywood daquela época, como “8 Miles” com o ator Nicolas Cage, e manteve sua popularidade até o início dos anos 2000.

Nokia 9000 Communicator

O Nokia 9000 Communicator é considerado um dos primeiros smartphones na evolução do celular. Ele permitiu o uso de um navegador para acessar a internet! No entanto, apenas dois operadores finlandeses conseguiram manter esta ligação. Além disso, foi um dos modelos de celular mais sensuais.

As seguintes características do smartphone Nokia 9000 Communicator estavam presentes: Capacidade total de memória de 8 MB, dividida entre o sistema operacional e aplicativos; um processador Intel i386 operando a 24MHz; uma tela LCS com resolução de 640×200 pixels; e um peso de 397 gramas.

Nokia 6160 e 5110

O telefone estilo barra, o Nokia 6160, foi lançado pela Nokia em 1998. Esse tipo se tornou o mais popular da década de 1990 devido aos preços mais atrativos e facilidade de uso! A antena era mais fixa e curta.

Você lembra que já existia um “jogo da cobrinha” nesse modelo? Por outro lado, o modelo Nokia 5110 foi criado para o mercado de consumo de massa. Dessa forma, a opção de bonés coloridos atrai o interesse dos mais jovens.

A partir deste jogo, surgiram novos aplicativos quase que como obrigatório os novos aparelhos virem com joguinho como: Tetris, Snake e também, não menos importante, Space Impact que era aquele da nave espacial.

Celulares entre 2000 e 2007

Estes são alguns dos aparelhos que saíram desde os anos 2000 e que se popularizaram entre os jovens. Veremos agora quais são estes celulares.

Nokia 3310

Entre os lançamentos mais significativos da empresa entre 2000 e 2003. Com uma bateria que durou muito tempo e ficou conhecida pelo jogo Snake II, atraiu muitos consumidores. O seu design e sua tela de abertura se tornaram icônicos. Entre os aparelhos da mesma geração ele obteve mais notoriedade quanto os demais.

T36 Ericsson

Os consumidores tiveram a opção de conectar seus telefones e computadores sem fio graças ao modelo Ericsson T36. Este aparelho revolucionou por ser o primeiro a ter conectividade Bluetooth e este foi um grande marco para aquele tempo.

Junto com a conectividade com o mundo inteiro, a tecnologia de reconhecimento de voz e o Aircalendar, uma ferramenta que permitia aos usuários receber atualizações em tempo real de seus calendários e listas de contatos, o telefone também oferece conectividade global.

J-SH04

A década de 1990 viu o início da pesquisa sobre se isso era mesmo possível, mas foi só no ano 2000 que o sonho se tornou realidade. O Sharp J-SH04 foi o primeiro smartphone comercialmente disponível com câmera.

Ele só chegou às lojas em 2001 e foi vendido pela empresa J-Phone, que agora faz parte do Softbank. Alguns meses antes, a Samsung lançou o SCH-V200, um smartphone com câmera embutida. Eles não estavam integrados na mesma unidade, por isso a versão Sharp foi oficialmente reconhecida como o primeiro smartphone com câmera do mundo.

BlackBerry

O BlackBerry surgiu neste ínterim de tempo. O primeiro dispositivo com conectividade de telefone celular, utilizando uma rede GSM. Como resultado, os usuários puderam enviar e-mails e organizar seus dados com bastante eficiência com o BlackBerry 5810! O sonho de um consumidor, que era!

A empresa, originalmente conhecida como RIM, fez seu nome na indústria e há muito tempo é considerada líder na área de telefones celulares. Ela já usava aplicativos, conectividade móvel e serviços de troca de mensagens de maneira segura e fácil de usar antes que o Android, iOS e Windows Phone ainda não fossem inventados, existiam muito sozinhos.

O primeiro iPhone

Sem dúvida, Steve Jobs mudou o mundo móvel para sempre em 29 de junho de 2007! O primeiro smartphone da Apple, o iPhone 2G, mudou completamente o mercado! Novos modelos foram surgindo a cada ano, e ainda hoje são um sucesso de vendas!

A apreensão do público no primeiro lançamento não foi muito diferente da atual. Desde então, os entusiastas da tecnologia formaram uma linha e fizeram campanha para garantir que o produto fosse produzido em primeira instância.

Em contrapartida, a Apple lança seus modelos até hoje além de ser líder de vendas absoluta nos Estados Unidos, e além disso não vamos deixar de fora o sucesso da Apple Store onde você pode estar obtendo seus Apps.

O primeiro celular dual-chip

O primeiro Dual Chip Touchscreen da Motorola foi lançado em 2011. O Motorola Screen EX128 foi o lançamento da empresa e foi criado pensando em você caso precise de um telefone Dual Chip com tela sensível ao toque ou acesso à internet.

Devido aos processadores dual quadband do Motorola Screen EX128, você podia usar dois sistemas operacionais diferentes. Graças a essa tecnologia hoje temos liberdade de optar por uma linha telefônica que melhor nos convém.

4G

Um dos padrões de mercado mais avançados no momento é o 4G, também conhecido como Long Term Evolution (LTE = evolução de longo prazo). O LTE prioriza o tráfego de dados acima do tráfego de voz, em contraste com as gerações anteriores de redes móveis, tornando o 4G mais rápido e confiável.

 A velocidade de navegação depende da compatibilidade do dispositivo utilizado, embora possa chegar a 300 Mbps de download e 75 Mbps de upload. Além disso, as latências também são significativamente menores do que nas gerações anteriores.

Enquanto o LTE+ avançou ao ponto de poder manter uma conexão de rede 4G em várias frequências simultaneamente, o que otimiza a rede e garante um acesso mais rápido à internet.

5G

O objetivo do 5G é aumentar a cobertura da rede móvel para incluir o maior número possível de dispositivos. Em vez de se concentrar apenas em redes móveis, também crescerá para cobrir carros, eletrodomésticos, telemedicina, agricultura, educação e outras áreas da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).

Uma latência muito baixa é um recurso da quinta geração da tecnologia de conectividade para smartphones, ou 5G. Um máximo de um milissegundo passará entre o upload e o download de um determinado valor. Em relação à velocidade em números, as estimativas indicam que as taxas de transferência de dados 5G serão superiores a 10 Gbps.

A chegada do 5G maximiza a velocidade de navegação de internet usando os dados móveis e até mesmo a potência dos roteadores fixos, e isso foi um marco na evolução do celular.

Quais são as melhores marcas de celular do mundo?

Veremos a seguir quais marcas atuais estão no topo desta disputa, e alguns de seus produtos mais fortes.

Samsung

A Samsung lançou recentemente o Samsung Galaxy Z Flip 4, e está apostando toda sua tecnologia de ponta neste aparelho. Além de trazer este design dobrável, eles também reforçaram suas dobradiças para dar mais segurança ao aparelho.

Agora veremos algumas das novidades que deixam o aparelho incrível. Para começarmos ele conta com o Android 12 Samsung One UI 4.1, e suas dimensões são 165.2 x 71.9 x 6.9 mm e tem apenas 187 gramas, e também possui resistência à água.

Além de vir com um novo processador mais rápido, ele já vem com um sistema octa-core. Além disso, possui uma GPU adreno 730 8 GB de memória RAM e a expansão máxima de 512 GB. Possuindo uma tela de 6.7 polegadas uma resolução de 1080 x 2640 pixels uma taxa de atualização de 120 hz ele também já grava em 4K.

Motorola

Atualmente a Motorola lançou o Motorola Edge 30 pro como seu aparelho top de linha. Ele veio para competir no mesmo patamar que seus concorrentes, pois ele foi um dos primeiros a possuir o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.

Possuindo o Android 12 MyUX como sistema operacional, tem as dimensões 163.6 x 75.95 x 8.79 mm  e pesa apenas 196 gramas. Mesmo obtendo resistência a resquícios de água ele não é ‘a prova d’água’.

Um ótimo aparelho octa-core uma GPU adreno 730 uma memória RAM de 12 GB e um espaçamento máximo de 256 GB. Com uma tela de 6.7 polegadas uma resolução de 1080 x 2400 pixel, tipo de tela P-OLED e uma taxa de atualização de 144 Hz contando também com o Gorilla Glass 3. Ele inovou na evolução do celular pois conta com uma resolução de 8K UHD na resolução de gravação.

Apple

Para os fãs da Apple chegou o novo iPhone 13 Pro Max que está sendo seu carro chefe e que possui sua maior tecnologia. E para os entusiastas tem sido o melhor aparelho.

Este incrível aparelho, possui como sistema operacional o IOS 15  com as dimensões de 160.8 x 78.1 x 7.65 mm pesando apenas 240 gramas. Possui a Apple GPU (5-core) com 6 GB de memória RAM e um espaçamento de até 1000 GB. Devido a esse espaçamento ele não possui memória expansível.

Esta foi a evolução do celular até o presente momento (2022). Todos estes aparelhos da atualidade citados acima possuem compatibilidade com o 5G. E percebemos que, nos últimos 15 anos, a tecnologia tem crescido bastante tanto nos aparelhos mobile quanto nos eletroeletrônicos que nos cercam, como por exemplo as assistentes virtuais como Alexia e a Google Assistente.

Para saber mais sobre a evolução do celular, veja o vídeo do canal Canal Nostalgia.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Evolução do celular: 3 melhores marcas da história"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.