Fibra óptica e banda larga: 6 diferenças

Em suma, na hora de escolher uma internet, é comum comparar a diferença de internet fibra óptica e banda larga.

Afinal, a internet banda larga existe de diferentes formas, através de conexão via cabo entrelaçado de cobre ou então por conexão de rádio, sendo a primeira a mais usada e chamada de conexão ADSL.

Contudo, a internet fibra ótica é a melhor opção disponível para o uso doméstico.

Além disso, a internet banda larga foi essencial para a implementação de programas do governo, como a inclusão digital.

O que este artigo aborda:

Fibra óptica e banda larga Fibra óptica e banda larga
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Quais são os tipos de internet?

Para entender a diferença entre banda larga e fibra, primeiramente devemos conhecer os principais tipos de conexão à internet.

Afinal, as opções que não usam fibra óptica são conhecidas como normais. Mas, já foram as principais opções durante décadas, antes da chegada da fibra ótica que se mostra superior até os dias atuais.

Fibra FTTH (Fiber to the Home)

Em suma, a Fibra FTTH exige que toda a conexão seja feita com cabos de fibra ótica até que cheguem à casa do usuário.

Atualmente, essa tecnologia é capaz de garantir uma velocidade máxima em download e upload, sendo a melhor opção do mercado entre tantas opções disponíveis, porém já obsoletas.

Fibra mista de cobre FTTC (Fiber to the Cabinet)

A Fibra mista de cobre FTTC é uma solução intermediária entre fibra ótica e ADSL. Já que apenas parte da conexão é feita de fibra ótica enquanto a última seção é feita com cabos tradicionais de cobre.

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

Em suma, muitas pessoas ainda não sabem o que é ADSL. Mas, difundida há muitos anos, a tecnologia ADSL tem excelente cobertura no território nacional.

Contudo, ela oferece um desempenho muito limitado em termos de velocidade de navegação, download e upload.

Afinal, o desempenho geral tende a ser, geralmente, muito inferiores aos valores máximos permitidos por esse tipo de conexão.

Por isso, a tecnologia ADSL já é considerada obsoleta em muitas regiões do Brasil

Internet sem fio

Em todas as áreas onde não há cobertura de fibra FTTH, fibra FTTC mista e ADSL, ou oferece desempenho limitado, é possível usar tecnologias de internet sem fio, como a internet via satélite.

Essa modalidade usa uma conexão via satélite para acessar a internet ou soluções de rádio que usam um link de rádio com um repetidor conectado à fibra ótica.

Desta forma, o desempenho das conexões de internet sem fio depende da tecnologia com a qual a conexão é feita.

Pois, essas tecnologias representam uma ótima alternativa para quem não é atendido pela fibra ótica e não quer abrir mão de uma conexão de internet rápida em casa.

Qual a diferença entre fibra óptica e banda larga?

Primeiramente, é preciso considerar que as conexões mais comuns fora à fibra são feitas por cabos de cobre ADSL.

Então, entenda melhor sobre as diferenças das conexões de internet.

Cobertura

Primeiramente, a análise da cobertura das tecnologias ADSL e fibra ótica envolve uma inversão líquida do equilíbrio de poder.

Já que hoje em dia a rede ADSL pode contar com uma cobertura muito maior do território nacional, sobretudo em todas as zonas periféricas e pouco habitadas.

Além disso, essas regiões são as que mais usam internet via rádio.

Pois, ainda não existe uma ligação de fibra ótica satisfatória em muitas regiões do Brasil. Contudo, alta cobertura não se traduz em desempenho consistente.

Afinal, muitas vezes, as redes ADSL, ao atingirem centros habitados periféricos ainda não cabeados com fibra ótica, oferecem desempenhos ruins ou inferiores aos valores máximos que essa tecnologia pode garantir.

Então, no que diz respeito à fibra ótica FTTH, a cobertura ainda é muito limitada. Mas, graças aos investimentos públicos e privados, existe um crescimento muito forte na difusão desta tecnologia.

Assim, é possível encontrar a fibra óptica nas capitais e cidades muito habitadas.

Velocidade

Quando se trata da diferença entre banda larga e fibra óptica, a velocidade é o fator mais considerado na hora de contratar um plano de internet.

Já que sem contar os vários aspectos técnicos, a diferença de fibra e ADSL mais do que qualquer outra coisa é a velocidade da conexão.

Pois, o ADSL é uma tecnologia obsoleta que oferece desempenho baixo quando comparado ao que a fibra pode proporcionar.

Desta forma, a velocidade de transmissão de dados e o tempo de latência, são fatores essenciais para contratar a fibra óptica para casas e empresas.

Afinal, no que diz respeito à qualidade da conexão, esses fatores se mostram muito melhores ao navegar com uma rede de fibra ótica do que em uma rede banda larga.

Capacidade de largura de banda

De modo geral, as fibras ópticas têm uma capacidade de transmissão de dados muito maior quando comparada aos cabos de cobre usados no ADSL.

Isso significa que a fibra óptica pode acomodar um volume de tráfego de dados maior, mesmo em momentos de alta demanda, o que não reduz a velocidade da conexão dos usuários.

Latência

Em resumo, a latência é o atraso percebido entre o envio e o recebimento dos dados dados de uma conexão de internet.

A fibra óptica tem uma latência muito baixa em comparação com outras tecnologias de banda larga, o que é uma vantagem quando usada em atividades que exigem resposta rápida, como jogos online, videoconferências e transmissões ao vivo, por exemplo.

Confiabilidade

Os cabos de fibra óptica são menos propensos a interferências eletromagnéticas, interferências de sinal e degradação mesmo em longas distâncias.

Assim, isso permite que a conexão seja mais estável e confiável, com menos interrupções e quedas de velocidade.

Degradação do sinal

Em distâncias longas, os cabos de cobre usados na internet banda larga podem causar a degradação do sinal, o que diminui a velocidade e a qualidade da conexão.

No entanto, a fibra óptica mantém o sinal forte e estável ao longo de distâncias maiores, sem causar perdas significativas na transmissão de dados.

Conclusão

Em suma, a diferença de fibra óptica e banda larga é que a internet via fibra possui mais velocidade e qualidade.

Contudo, a internet ADSL está disponível em mais regiões do Brasil. Afinal, trata-se de uma tecnologia mais antiga.

Por fim, a nossa recomendação final é que você busque por um provedor de internet que ofereça internet de fibra para sua casa.

Para saber mais sobre fibra óptica e banda larga, veja o vídeo do canal Portal de Planos.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Fibra óptica e banda larga: 6 diferenças"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.