Você sabia que existe uma versão do TikTok que ocupa menos espaço de armazenamento no seu celular? A rede social original foi o aplicativo (app) mais baixado do mundo entre janeiro e março deste ano, segundo o relatório da Sensor Tower, app que fornece às empresas métricas e desempenho dos seus projetos.
Neste período, 175 milhões de downloads foram feitos, somando os dados da Apple Store e da Play Store – loja de apps da Apple e do Android. Porém, poucos sabem que o TikTok possui duas versões. A principal diferença entre elas é o desempenho no celular. Conheça mais sobre o TikTok Lite e quais são seus diferenciais a seguir.
O que este artigo aborda:
- O que é TikTok Lite?
- Quais são as diferenças entre as versões do TikTok?
- Outras formas de usar o TikTok
- O TikTok é viciante?
O que é TikTok Lite?
Essa versão do TikTok funciona da mesma forma que a original, porém com diferenças mínimas. Ela foi criada para aqueles com problemas de armazenamento no celular ou conexão à internet. O objetivo do Lite é ocupar menos espaço nos dispositivos e ter um bom desempenho mesmo com sinais de internet mais fracos.
Quais são as diferenças entre as versões do TikTok?
Recomenda-se usar a versão Lite apenas para navegar na rede social. Caso a intenção seja produzir vídeos, o ideal é usar a versão original, pois a opção Lite não tem todos os efeitos e filtros. Veja quais são as outras diferenças entre as duas alternativas:
- Tamanho – o TikTok Lite ocupa 15 MB, caso as ferramentas de edição não sejam baixadas, e a versão original pode ocupar mais de 90 GB;
- Performance – usuários concordam nos comentários da Play Store que a versão mais leve apresenta mais bugs em algumas atividades básicas, como arrastar para trocar de vídeo e comentar;
- Carregamento prévio – a versão original tem essa função para todos os vídeos, de forma que ao entrar em um perfil o usuário consegue ter uma noção do conteúdo sem abri-lo. Na opção Lite, não há essa opção.
Outras formas de usar o TikTok
A versão Lite só está disponível para Android. Mas, caso você só queira assistir aos vídeos do TikTok e não tenha interesse em gravá-los, é possível acessar a rede social pelo navegador do celular também. A opção Web não consome armazenamento e funciona bem tanto no iOS quanto no Android.
O TikTok é viciante?
Cientistas da Universidade Zhejiang, na China, constataram que sim, o TikTok é viciante. Os vídeos curtos de 15 segundos a 3 minutos dão uma rápida sensação de satisfação ao corpo com dopamina – hormônio que causa a sensação de bem-estar e de prazer.
Essa pesquisa chinesa indicou que os vídeos com coreografias repetitivas, dublagens engraçadas e desafios ativam a Substância Negra cerebral, responsável pela produção de dopamina, e a Área Tegmentar Ventral, área de processamento das emoções. Essa sensação faz com que o usuário queira continuar na plataforma por horas, se possível.
São 2 motivos principais que explicam como a rede social pode se tornar um vício, especialmente para os jovens:
- Algoritmo inteligente – foi feito para entender os gostos de cada usuário e personalizar a experiência da plataforma, conforme o interesse da pessoa, logo tudo no aplicativo se torna atrativo;
- Interação – novamente, o algoritmo entrega os vídeos para muitas pessoas, o que pode render muita interação em forma de comentários e curtidas, elevando o ego de quem fez o vídeo.
A tendência é que quanto mais dopamina seu corpo recebe, mais ele quer. Por isso, o uso excessivo pode ser viciante.
Sem comentários