Para além da curtição própria do Carnaval soteropolitano, a cidade abriga uma série de locais que merecem ser conhecidos. Portanto, se você deseja fazer turismo, além de conferir os melhores hotéis em Salvador, é preciso conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você que vai passar alguns dias na cidade coração do Brasil, considerando aspectos históricos, culturais e gastronômicos marcantes. Veja a seguir onde ir e o que fazer em uma viagem de até cinco dias para Salvador.
O que este artigo aborda:
- O que fazer em Salvador em 5 dias?
- 1. Visitar o Centro Histórico e o Pelourinho
- 2. Faça compras no Mercado Modelo
- 3. Descer e/ou subir o Elevador Lacerda
- 4. Amarrar uma fitinha na Igreja do Bonfim
- 5. Curtir o pôr do sol no Farol da Barra
- 6. Comer acarajé no Rio Vermelho
- 7. Tomar banho nas praias
O que fazer em Salvador em 5 dias?
A seguir, veja 7 dicas para escolher o que fazer em Salvador em 5 dias.
1. Visitar o Centro Histórico e o Pelourinho
O Centro Histórico de Salvador é uma região da cidade que abriga a maior parte dos monumentos arquitetônicos da época da colonização portuguesa na Bahia. Ele abrange áreas como a Praça da Sé, Largo do São Francisco, Santo Antônio Além do Carmo, Terreiro de Jesus e, é claro, o famoso Pelourinho.
É também a parte mais antiga da cidade, com uma riqueza de atrativos como a Casa de Jorge Amado, o Elevador Lacerda, a Casa do Olodum e a Catedral Basílica. Vale dizer que o uso de calçados confortáveis, como tênis, é indispensável já que há muitas ladeiras e calçamentos de paralelepípedos a serem percorridos.
2. Faça compras no Mercado Modelo
O principal mercado de abastecimento da cidade de Salvador é também um ponto forte para quem busca conhecer melhor a cultura soteropolitana, especialmente no que diz respeito ao artesanato.
Redes de balanço, panos, roupas, bolsas, toalhas bordadas, pedraria e diversos outros itens podem ser encontrados. Para quem busca se deliciar, há ainda uma variedade de restaurantes no piso superior.
3. Descer e/ou subir o Elevador Lacerda
Outro cartão postal da cidade é o Elevador Lacerda. É ele quem liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, permitindo que as pessoas se locomovam com mais facilidade e rapidez por alguns centavos – até 2021, o valor cobrado era de R$0,25.
É da Cidade Alta, mais especificamente no mirante localizado na Praça Tomé de Sousa, que é possível ter uma das visões mais privilegiadas de Salvador. Uma ótima pedida para reverenciar a beleza da Baía de Todos os Santos.
4. Amarrar uma fitinha na Igreja do Bonfim
As fitinhas do Senhor do Bonfim são uma marca da fé na Bahia. De acordo com a crença popular, você deve mentalizar um desejo ao amarrar a fita em seu punho, dando três nós. Quando a fita se romper naturalmente, seu desejo será, então, atendido.
Só que além do uso no punho, as fitinhas também podem ser amarradas em sinal de fé nas grades ao redor da famosa Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Vale a pena visitar essa obra arquitetônica de grande valor para os soteropolitanos.
5. Curtir o pôr do sol no Farol da Barra
Você sabia que o primeiro farol construído em terras brasileiras é o de Salvador? O farol soteropolitano fica localizado, mais especificamente, no Forte do Farol da Barra. Lá é possível visitar também o Museu Náutico da Bahia.
O que chama atenção e atrai turistas e visitantes todos os dias é o espetáculo visual proporcionado pela beleza do pôr do sol neste lugar. É aquele lugar que você pode ir tanto pra apreciar um fim de tarde, como também andar de bicicleta na orla ou ainda tomar uma deliciosa água de coco.
6. Comer acarajé no Rio Vermelho
Não dá para ir a Salvador e não experimentar um bom e tradicional acarajé. Uma dica: só peça o seu quente se gostar de bastante pimenta! Lá, quente é um indicativo para pôr esse condimento picante, portanto, se não gostar da “ardência”, peça o acarajé “frio”.
Por ser um bairro super tradicional, o Rio Vermelho é um dos points para você encontrar os melhores acarajés da cidade, a exemplo do acarajé da Dinha, no Largo de Santana, e do Acarajé da Cira, no Largo da Mariquita.
7. Tomar banho nas praias
Salvador é uma cidade banhada pelo mar e, por isso mesmo, uma das atividades preferidas, seja pelos nativos, seja pelos turistas, é ir à praia. São várias opções, como as praias do Porto da Barra, do Farol da Barra, do Buracão, de Amaralina e, as mais distantes, Praia do Forte e Stella Maris.
Sem comentários