Primeiramente, se você procura a resposta para a pergunta “o que fazer na Colômbia”, saiba que encontrará inúmeras respostas. Isso porque os colombianos são um povo que tem em suas raízes uma forte ligação com a cultura.
Antes de mais nada, se você considera viajar para a Colômbia deve saber que o país conta com a segunda maior população da América do Sul em um cenário multicultural. Isso porque a sua população é constituída a partir de uma mistura de povos indígenas, africanos, europeus e espanhóis.
Por isso, se você procura por lugares para viajar na Colômbia e não sabe por onde começar, separe seu seguro viagem e confira conosco este artigo exclusivo! Boa leitura!
O que este artigo aborda:
- O que fazer na Colômbia?
- Quais são as principais características da Colômbia?
- Clima e melhor época para não ter dor de cabeça
- Conheça as principais cidades turísticas da Colômbia
- Bogotá
- Ilha San Andrés
- Cartagena
- Medellín
- Conclusão
O que fazer na Colômbia?
Sobretudo, o povo colombiano possui forte vínculo com a arte e cultura apresentada no país, além dos inúmeros museus espalhados por lá. Outro atrativo é que muitas opções para o turista é que a maioria dos programas culturais são baratos ou gratuitos.
Por isso, para os turistas de plantão que procuram por uma viagem rica em conteúdo e história, o nosso vizinho continental é um prato cheio para isso.
Desta forma, quando chegar no país, uma dica é procurar por músicas e danças tradicionais do país. O Bambuco, uma dança que conta com elementos indígenas, e o chandé, que possui um ritmo alegre e multicultural, são boas opções para conhecer a cultura local.
Quais são as principais características da Colômbia?
Especialmente, a culinária da Colômbia é o reflexo da multiplicidade do país. Isso porque seu resultado é influenciado pela própria culinária indígena, mas também espanhola, africana e até mesmo árabe em algumas regiões.
O prato mais famoso do país é a “bandeja paisa”, que equivale ao prato feito no Brasil.
No prato você pode se deliciar com alguns ingredientes comuns, mas claro que com o toque e tempero colombiano: arroz, arepas, patacones, linguiças, feijão, abacate e torresmo.
Outra boa pedida culinária, que leva doze horas para ficar pronta em razão do processo de cozimento, e muito bem avaliada pelos turistas é a Lechona: um leitão assado, recheado com arroz e ervilhas.
Clima e melhor época para não ter dor de cabeça
Antes de mais nada, é preciso saber que a Colômbia é um país tropical e que o sol estará presente em qualquer estação do país.
Por isso, se você quer evitar tempos de calor excessivo e com baixa umidade relativa do ar, talvez seja melhor evitar a viagem entre os meses de dezembro e abril.
No entanto, para aquelas que preferem um tempo mais ameno e com chuvas ocasionais, o melhor período para visitar o país é compreendido entre maio e agosto.
Embora o clima seja predominantemente quente, é possível encontrar neve no país no Parque Natural Sierra Nevada Del Cocuy. Uma curiosidade sobre o local é que esta é a maior cordilheira nevada da América do Sul.
Conheça as principais cidades turísticas da Colômbia
Já se convenceu de que há muito o que se fazer na Colômbia? Então é hora de avaliar quais as localidades que mais combinam com os seus interesses.
Abaixo listamos alguns dos principais cartões postais do país. Acompanhe.
Bogotá
Sobretudo, este é sem dúvidas o maior cartão postal da Colômbia. A cidade de Bogotá é um grande centro urbano e, decerto, muito movimentada no que diz respeito ao trânsito.
No entanto, é nesta cidade que você encontra arquiteturas históricas de tirar o fôlego: o Museu do Ouro e a Catedral de Sal devem ser pontos obrigatórios do turista que deseja conhecer a capital da Colômbia.
Uma atração para aqueles que desejam contemplar belas paisagens é planejar uma visita no Jardim Botânico de Bogotá Jose Celestino Mutis.
Ilha San Andrés
Esta localidade é a menina dos olhos de muitos brasileiros que desejam fazer turismo no país. Isso porque esta região é conhecida como o mar das sete cores. E, acredite, o nome faz valer o significado.
A Ilha San Andrés é o lugar ideal para todos os públicos. As belas paisagens são ideais para quem quer fazer uma viagem romântica e aproveitar a culinária local, que é requintada e conta com diversos frutos do mar.
No entanto, fique atento e tente afiar o inglês antes de planejar a viagem. Isso porque grande parte dos nativos da ilha domina melhor este idioma do que o espanhol.
Cartagena
Considerada a cidade mais agitada da Colômbia, Cartagena é conhecida como o Caribe colombiano. Isso porque, ao entrar na cidade, o turista logo dá de cara com belos edifícios antigos, e sua arquitetura conta muito sobre a história da cidade.
Vale ressaltar que, em razão de sua bela composição arquitetônica, a UNESCO declarou a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade, em 1984.
Uma boa pedida para aqueles que querem apreciar a culinária local é visitar o bairro de San Diego, que contém muitos restaurantes. Além disso, uma outra vantagem do local, que não é muito conhecido por turistas, é o baixo fluxo de pessoas, o que torna o passeio ainda mais agradável.
Medellín
Por fim, mas não menos importante, a cidade de Medellín reúne todas as principais características que o turista busca em um único lugar. Isso porque o lugar conta com um cenário cercado por natureza, história e boa gastronomia.
Para os amantes da cultura, história e museus, a cidade possui um leque de opções incríveis para visitação. A dica é separar um tempo da viagem para aproveitar a Casa de La Memoria e o Museus de Arte Moderno.
Conclusão
Se você se perguntou o que fazer na Colômbia e chegou a uma resposta com este artigo, escolha uma das opções acima e monte o seu roteiro de viagem.
Com um clima parecido com o do Brasil e alguma similaridade linguística, o país se orgulha e convida a todos para uma viagem inesquecível, para todos os tipos de público.
Sem comentários