Como fazer café: 6 dicas para ficar mais gostoso

Que o café é a bebida preferida da maioria dos brasileiros e de boa parte do mundo, é fato. Pelo Brasil ser o maior produtor de café do mundo, ele desempenha um papel muito importante em boa parte da economia do nosso país e de outros países também. 

Já deu para perceber que o café está entre as bebidas mais populares mundialmente e sabemos que não há nada mais gostoso que um cheirinho de café passado na hora e nada melhor que acordar com esse cheirinho de café, que além de delicioso, ainda dá disposição para aguentar as atividades do dia a dia. 

Além do aroma e do sabor também inconfundível, o café contém algumas propriedades que fazem muito bem para a saúde, desde que nada seja consumido com moderação, já que assim como tudo na vida, deve ser consumido sem exageros.   

Por mais que seja uma bebida bem comum aqui no Brasil e também no exterior, não é raro encontrar por aí alguns cafés que são impossíveis de tomar, isso muitas vezes acontece pelo modo inadequado de preparar a bebida e até mesmo um pó que não seja de boa qualidade.  

O café tem diferentes formas de ser preparado, hoje em dia existem muitas modalidades dessa bebida, como por exemplo, o café expresso, pingado, gelado, cappuccino, prensa francesa e muitos outros.

Agora uma curiosidade, além de ser o maior produtor de café do mundo, o Brasil é o segundo maior consumidor de café, para se ter uma noção, em 2019 (ano em que o Brasil se tornou o primeiro maior consumidor da bebida) o Brasil foi responsável por consumir um total de 1,2 milhões de toneladas de café, isso é o equivalente a 15% do total mundial. Atualmente o país se encontra em segundo lugar, ficando atrás apenas dos EUA (Estados Unidos).

O que este artigo aborda:

Como fazer café Como fazer café
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como fazer café?

Acompanhe atentamente as dicas abaixo e faça um delicioso café para receber suas visitas. 

1. Prefira grãos moído na hora

Se for possível opte pelos grãos de café moídos na hora, além de terem um aroma mais intenso o sabor também é completamente diferente. Caso não tenha o aparelho de moer café em casa, você pode adquirir um, pois o preço é bem acessível. Porém se você não está com a intenção de comprar um moedor, hoje em dia muitas padarias moem o café na hora para vender.

2. Saiba escolher um bom pó de café

Caso não tenha acesso a grãos de café moído na hora, você pode ir ao supermercado optar por comprar um pó de café de qualidade. 

A começar pela marca, dê preferência para aquelas que têm o selo de qualidade da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), dessa forma você vai ter certeza de que está garantindo um produto de qualidade sem qualquer tipo de impureza, o certificado pode ser facilmente encontrado na embalagem do café.

E se puder opte pelos cafés embalados a vácuo, pois assim o café tem o sabor por mais tempo conservado. 

3. Escolha o coador correto

Muitas pessoas acreditam que o coador de pano garante que o café fique com um sabor melhor, pelo tecido ser feito de algodão e não transferir nenhum outro sabor para o café. Porém, essa pode ser somente uma impressão, pois os coadores feitos de papel são de fibras celulósicas e também não fazem interferência no aspecto ou sabor do café. 

Portanto é recomendado que se use o filtro de papel, tanto pela higiene, quanto pela praticidade.

4. Prepare o café com água de qualidade

Quando você prepara um pudim de maria mole, você faz questão de utilizar ingredientes de qualidade para que seu pudim fique firme e saboroso, não é verdade? Então, com o preparo do café é exatamente a mesma coisa.

Isso significa que você precisa não somente de um café de qualidade, mas também de uma água de qualidade. Pois ao contrário do que muitos pensam, a água também ajuda a contribuir para o aroma, sabor e aspecto do café na hora de prepará-lo.

Por mais que a água fique em altas temperaturas, ainda pode conter alguns resíduos que podem alterar o sabor da bebida. Outro ponto a ser ressaltado é que não deve deixar que a água entre em estado de fervura, portanto ela ficará em uma temperatura de cerca de 90°.

5. Não acrescente açúcar na água

Muitas pessoas têm o costume de preparar o café e colocar açúcar na água e isso não deve ser feito, o café só deve ser adoçado no momento em que estiver pronto, isso porque ao colocar o açúcar ainda no processo de preparo pode fazer com que a bebida vire um xarope. 

No entanto, o recomendado mesmo é que não coloque açúcar nem adoçante para tomar café, pois ele disfarça bastante o sabor real da bebida.

6. Não exagere na medida

É muito importante prestar atenção na hora do preparo, pois não deve errar as proporções de pó ou de água. Para que o café não fique forte demais e nem fraco é preciso entrar em equilíbrio, ou seja, utilize 5 colheres de sopa para cada 1 litro de água.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como fazer café: 6 dicas para ficar mais gostoso"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.