Dicas de alimentação saudável para crianças

Seguir uma alimentação saudável e balanceada é muito importante para todas as pessoas que buscam ter mais saúde, disposição e redução dos riscos de doenças. E com as crianças, não é diferente.

A preocupação com a alimentação dos pequenos é importante visando o crescimento e bom desenvolvimento. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar nas quantidades ou na qualidade dos alimentos. Veja algumas dicas para oferecer uma alimentação saudável para seu filho.

O que este artigo aborda:

Dicas de alimentação saudável para crianças Dicas de alimentação saudável para crianças
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Alimentação Infantil: o que a criança pode e deve comer

É importante incluir na alimentação da criança alimentos naturais e ricos em vitaminas, de todos os grupos alimentares, ou seja: cereais, carnes, leguminosas, frutas e vegetais. É importante oferecer variados tipos de alimentos, para que a criança consuma todos os nutrientes necessários.

Incentivar desde pequena a criança a comer frutas, verduras e legumes pode ser o início de um hábito saudável  que vai trazer benefícios para sua saúde em todas as fases de sua vida.

Tão importante quanto saber o que comer é saber o que a criança não deve comer!

Alimentos como sucos industrializados, refrigerantes,  salgadinhos e doces fazem a alegria das crianças. No entanto eles são alimentos nocivos para a saúde por serem ricos em açúcar, sal e conservantes. Devem ser evitados ou no mínimo terem seu consumo bastante reduzido.

Alimentos saudáveis para crianças

Crianças precisam de uma boa alimentação para serem saudáveis e ter um bom desenvolvimento. É importante oferecer alimentos saudáveis para crianças, que contribuam para um crescimento saudável e para o fortalecimento do sistema imunológico.

Dessa forma, é possível preparar receitas fáceis e simples, mas com alimentos saudáveis para a criança através de saladas e verduras, por exemplo.

Alguns dos alimentos saudáveis para crianças são: legumes, frutas, verduras, carnes, nozes, azeite de oliva, iogurtes, etc. É importante oferecer variedade de alimentos saudáveis para crianças, para que elas tenham uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Os legumes, por exemplo, são ricos em fibras, vitaminas e minerais, e ajudam a regular o intestino.

Já as frutas, são ricas em minerais e vitaminas, logo, fortalecem o sistema imunológico. As verduras são ricas em vitaminas e minerais, e ajudam a prevenir doenças. 

As carnes são ricas em proteínas, e as nozes são ricas em ômega que é importante para o desenvolvimento do cérebro.

Seja no almoço ou no jantar, é importante servir para a criança um prato saudável, com carnes, saladas, legumes e verduras.

É claro que não pode faltar o arroz com feijão, considerado uma das refeições básicas mais saudáveis. Destaque sempre para o feijão que é rico em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

O que fazer quando a criança não quer comer?

Quem é pai e mãe sabe bem o quanto é difícil uma criança provar algo novo e saudável que nunca comeu, como frutas e legumes. Mas é importante estimular o consumo desses alimentos.

A maioria das crianças não se sentem seguras para comer algo novo, especialmente se o novo elemento for uma verdura. O medo de ser ruim ou amargo é o principal impeditivo para elas. Nesse caso, o ideal é ter paciência e tentar convencer a criança a pelo menos provar. Vale a pena o pai ou a mãe comerem o alimento na frente da criança, mostrando que é gostoso.

Dependendo da idade da criança, uma boa dica na hora de oferecer alimentos como o brócolis ou alface por exemplo, é criar histórias para ilustrar o quanto aquele vegetal pode deixá-la mais forte e corajosa. Um bom exemplo do quanto isso pode funcionar é a história do Popeye e de quantas crianças ele convencer a comerem espinafre.

Outra dica para estimular o consumo de frutas e verduras é usar a criatividade na hora de montar o prato, criando desenhos e personagens com os ingredientes no prato. Frutas picadas podem se transformar em uma bela flor arranjada em um prato.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Dicas de alimentação saudável para crianças

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Dicas de alimentação saudável para crianças"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.