O que é hidrólise da lactose e como funciona?

Hoje em dia muitas pessoas dependem dos produtos zero lactose, por isso a indústria que fabrica esse tipo de alimento está se adequando às normas e atualmente podemos encontrar uma série de produtos que são zero lactose que antes não existiam.

O aumento dos pacientes diagnosticados com intolerância à lactose antes sentiam mais dificuldades de encontrar produtos que não continham leite, mas praticamente todos os produtos contém leite em seus ingredientes.

Além de serem bem complicados de serem encontrados, boa parte desses produtos não tinham a informação adequada para que as pessoas pudessem ingerir sem prejudicar sua saúde.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também  já regulamentou no ano de 2016, que os produtos devem conter todas as informações necessárias para garantir a segurança desses pacientes.

Pessoas intolerantes à lactose, tem essa condição, pois os organismos não produz quantidade suficiente da enzima, a lactose responsável por digerir alimentos à base de lactose. Com isso, as pessoas começam a ter problemas gastrointestinais, que são comumente ligados a esse tipo de quadro clínico.

Alguns sintomas como, o que veremos abaixo podem começar a se manifestar em pessoas intolerantes à lactose.

  • Diarreia;
  • Dores;
  • Crescimento do flatus;
  • Difícil absorção dos nutrientes.

Os alimentos livres de lactose, proporcionam aos pacientes uma vida mais normal, podendo consumir alimentos que geralmente levariam lactose em sua composição. Provavelmente você já deve ter visto alguém ou já deve ter ouvido falar desse diagnóstico, mas você sabe como é feito os alimentos zero lactose? Se você ainda não sabe e tem curiosidade de saber, então acompanhe essa leitura até o final e descubra todo o processo de fabricação dos produtos zero lactose para pessoas intolerantes.

O que este artigo aborda:

O que é hidrólise da lactose O que é hidrólise da lactose
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é hidrólise da lactose?

Hidrolisação é o processo em que ocorre a quebra da molécula de lactose é quebrada, isso porque os alimentos zero lactose, não são totalmente livres da lactose. Isso mesmo, vamos explicar melhor, os produtos especiais dietéticos não contém a molécula inteira da lactose, quebrada no processo que explicamos anteriormente, chamado de hidrolisação.

O processo faz com que haja a quebra da molécula em dois tipos de açúcares que são mais fáceis de serem absorvidos pela mucosa, a glicose e a galactose. Com isso a não presença da lactose, não vai causar nenhum problema para o organismo, já que a hidrólise feita nas moléculas de lactose, já faz a função que era responsável por essa enzima no organismo do indivíduo.

Devemos ressaltar que esse tipo de produto zero lactose, pode ser utilizado normalmente para fazer qualquer tipo de receita. Outro ponto interessante desses produtos, é que podem ser mais doces do que sua versão convencional.

Como é feito o processo de hidrólise da lactose?

Para ter estimulação da hidrólise da lactose em um produto zero lactose, é preciso utilizar uma enzima bem conhecida do nosso organismo, a lactase, é ela quem vai ajudar na quebra do açúcar.

Por esse motivo, os produtos que devem ser zero lactose, devem ficar por pelo menos quatro horas em contato com a enzima da lactase, para que ela consiga quebrar os açúcares de uma forma que fique mais fácil para a absorção do organismo.

Devemos ressaltar que todo esse procedimento não gera nenhum tipo de perda de nutrientes do produto que está sendo fabricado sem a lactose. Esse é um procedimento que acontece por conta do crescimento da taxa de galactose e glicose, fazendo com que o alimento fique mais doce.

Importante lembrar, que mesmo com as taxas de glicose e galactose  maiores, o volume calórico não aumenta, ou seja, continua o mesmo. O único fator que talvez seja notado pelos consumidores desses produtos é em relação ao preço, pois podem ser mais caros devido ao seu alto custo para fabricação.

Qual a porcentagem mínima aceita nesse tipo de produto?

Você deve estar se perguntando se há alguma porcentagem permitida para esses produtos especiais.

De acordo com a RDC 135/2017, para que os produtos com baixa taxa de lactose ou sem nenhuma, devem seguir os seguintes índices de concentração.

  • <100 mg/100 g ou mL: produto zero lactose;
  • 100 mg a 1g/100 mg ou mL: produto com baixa taxa de lactose.

Qualquer produto que contenha um teor de concentração de lactose maior que 100 mg/g ou mL, é classificado como um produto com a presença de lactose, sendo inapropriado para os intolerantes.

Existem alguns produtos considerados naturalmente sem a presença da lactose, como, por exemplo, os queijos maturados, que por conta de micro-organismos, que consomem o açúcar não permitido pelas pessoas intolerantes a lactose, assim com a baixa concentração de lactose, esse tipo de queijo se torna viável para esses indivíduos.

Algumas manteigas também podem ser consumidas pelos intolerantes, devida a sua baixa concentração de lactose

Porém, a forma mais segura para esse público são os comprimidos de lactose, ele é responsável por fazer a quebra do açúcar e impedir a absorção total pelo organismo.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é hidrólise da lactose e como funciona?"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.