O pudim de geladeira é uma sobremesa deliciosa, fácil e rápida de fazer. Você só precisa de alguns ingredientes simples, como leite condensado, creme de leite, gelatina e frutas. É uma ótima opção para servir em dias quentes, ou quando você quer impressionar seus convidados com um doce cremoso e refrescante.
Neste artigo, vamos ensinar você a fazer pudim de geladeira passo a passo, com dicas e truques para deixá-lo ainda mais saboroso.
Você vai aprender como dissolver a gelatina corretamente, como escolher as frutas ideais e como desenformar o pudim sem quebrar. Além disso, vamos mostrar algumas variações da receita, para você experimentar novos sabores e combinações.
O que este artigo aborda:
Dicas e variações
Para fazer um pudim de geladeira perfeito, siga estas dicas:
- Use frutas frescas e maduras, que tenham um sabor doce e suculento. Evite frutas ácidas demais, como limão ou maracujá, pois podem talhar o creme.
- Se preferir, você pode usar gelatina com sabor no lugar da sem sabor. Neste caso, escolha um sabor que combine com as frutas que você vai usar.
- Você pode substituir o leite condensado por leite evaporado ou leite em pó, se quiser uma versão mais leve e menos doce do pudim.
- Você pode usar outros ingredientes para incrementar o seu pudim de geladeira, como coco ralado, nozes picadas, chocolate derretido ou calda de frutas.
Tempo: 20 minutos + 4 horas na geladeira
Rendimento: 8 porções
Ingredientes
Para fazer pudim de geladeira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 envelope de gelatina sem sabor
- 5 colheres (sopa) de água
- Frutas picadas a gosto (morango, abacaxi, pêssego, kiwi, etc.)
Modo de preparo
O modo de preparo do pudim de geladeira é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:
- Em uma panela, leve o leite condensado ao fogo baixo e mexa até ferver. Desligue o fogo e reserve.
- Em uma tigela pequena, coloque a gelatina sem sabor e a água. Misture bem e leve ao micro-ondas por 15 segundos, ou até dissolver completamente.
- Em um liquidificador, bata o creme de leite com a gelatina dissolvida até ficar homogêneo.
- Em uma forma de pudim untada com óleo, coloque as frutas picadas no fundo e nas laterais. Despeje o creme batido por cima e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar.
- Na hora de servir, passe uma faca nas bordas da forma e vire sobre um prato. Decore com mais frutas se desejar.
Curiosidade sobre pudim
Você sabia que o pudim é uma das sobremesas mais antigas do mundo? A origem do pudim remonta à Idade Média, quando era chamado de “pudde”, que significa “bolo recheado”.
Na época, o pudim era feito com carne, sangue, frutas secas e especiarias, e cozido em uma tripa de animal ou em um pano. Somente no século XVII, o pudim começou a ter uma consistência mais cremosa e doce, graças à adição de leite, ovos e açúcar.
O pudim também se tornou popular na América, onde recebeu o nome de “custard”, que vem do francês “crème cuite”, que significa “creme cozido”. Hoje em dia, existem diversas variações de pudim ao redor do mundo, como o flan, o crème brûlée, o arroz doce e o manjar.
Sem comentários