O que é Kombucha como fazer: 4 passos

Você sabe o que é kombucha como fazer essa bebida? Antes de mais nada, saiba que a popularidade dos alimentos fermentados fez crescer a fama do Kombucha. Por isso, muitas pessoas querem aprender como fazer em casa.

Dessa maneira, é preciso aprender mais sobre quais os ingredientes utilizar, quanto tempo demora, e quais são as melhores opções de receitas. Sendo assim, fazer Kombucha em casa é uma maneira divertida e fácil de possuir uma bebida probiótica acessível no conforto de casa.

Então, continue a leitura para entender o passo a passo de como fazer kombucha.

O que este artigo aborda:

O que é Kombucha como fazer O que é Kombucha como fazer
Pin It

Fonte da imagem: Pixabay

O que é a Kombucha?

Em suma, o processo de fazer Kombucha se inicia com um chá açucarado, que então é fermentado utilizando SCOBY.  Por sua vez, “SCOBY” quer dizer “cultura simbiótica de bactérias e leveduras”.

Uma vez que as bactérias e leveduras do SCOBY transformam a maior parte do açúcar do chá em uma bebida refrescante, fermentada e gasosa que é baixa em calorias e também açúcar.

Assim, o Kombucha possui um elevado nível de antioxidantes, o que melhora o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na proteção do organismo contra doenças inflamatórias.

Kombucha tem álcool?

Primeiramente, a Kombucha possui uma pequena quantidade de álcool devido ao seu processo de fermentação. Porém, geralmente, não é maior do que 0,5%, mas pode chegar a 1,5% se for feito com muito açúcar. Ou então, se for adicionado açúcar na segunda fermentação (fechada e também na garrafa).

Ainda assim, a Kombucha é uma alternativa saudável às bebidas alcoólicas e colabora com quem deseja ter uma dieta equilibrada.

Como fazer Kombucha?

Tenha em mente que fazer Kombucha pode parecer complicado, mas na realidade é um procedimento bastante simples de entender. Confira:

Etapas para fazer sua Kombucha

No geral, chamamos esta fase de primeira fermentação, na qual acontece a fermentação aeróbica (com oxigénio), durante pelo menos 10 dias. Nesse período, o SCOBY  irá transformar o chá doce em uma bebida viva, probiótica, com ácidos orgânicos e também naturalmente gaseificada.

Sendo assim, a receita base da Kombucha é a parte mais essencial na criação da bebida e na qual ocorre a principal transformação do chá em Kombucha.

Ingredientes

Em suma, vale destacar que os ingredientes serão sempre os mesmos. Sendo eles

  • Água não-clorada – Uma vez que o cloro é um elemento químico que mata microrganismos vivos, sem qualquer distinção entre os bons ou maus. Assim, na receita da Kombucha, ocorra a reprodução de microrganismos do bem, entre espécies de bactérias e leveduras, que são ótimas para a saúde.
  • Chá Verde ou Preto Biológico –  é possível fazer uma mistura de vários chás, mas é preciso que seja da erva Camellia Sinensis. Isso porque o SCOBY se alimenta das suas propriedades, como nitrogênio, cafeína ou taninos. Também recomendamos o uso de chá verde, que traz mais benefícios para a saúde.
  • Açúcar branco – sempre use açúcar branco, sendo este que a cultura digere mais facilmente. Ao longo desse processo, a sacarose é dividida em glucose e frutose e, por fim, o açúcar é, na sua maioria, frutose.
  • Cultura da Kombucha – por fim, trata-se do motor da fermentação, que se alimenta do chá e do açúcar, transformando-os em probióticos, vitaminas, antioxidantes e outras substâncias benéficas para você.

Dicas importantes durante este processo

  • Primeiramente, utilize ingredientes de qualidade nas quantidades ideias;  
  • Escolha o local da fermentação, deixe em temperatura ambiente, protegido da luz solar direta e garantindo boa oxigenação;
  • Não coloque o frasco fermentador nos armários, perto de frutas ou plantas, ou em locais com muita humidade;
  • Após obter sucesso na primeira receita, é recomendado manter os mesmos ingredientes para a receita base. Afinal, a cultura da Kombucha não gosta de mudanças e trabalha melhor em ambientes de condições consistentes;
  • Garanta a criação do seu próprio SCOBY. Ao longo da fermentação, o SCOBY inicial irá se reproduzir e criar uma nova cultura no topo do frasco.

Receita de Kombucha e passo a passo

Agora, confira quais são os três passos para começar a fazer a sua própria Kombucha.

1. Calcule a quantidade ideal dos ingredientes

Antes de mais nada, a fermentação é uma ciência não exata, com fatores que influenciam o processo. Dessa maneira, o controle de possíveis variáveis e o registo do processo te ajuda a obter uma visão da sua cultura. Ou seja, mais consistência numa receita de sucesso..

  • Chá Verde ou Chá Preto Biológico: irá depender da qualidade do seu chá, mas é recomendado usar de 5 a 7 gramas por litro.
  • Açúcar branco biológico: ao menos 60 gramas/litro.
  • Cultura da Kombucha: Usa-se ao menos 15% do chá de arranque com SCOBY.
  • Opte por ingredientes biológicos, principalmente no chá verde, que possui mais variação de qualidade entre as marcas.

2. Prepare o chá

Por sua vez, chegou o momento de preparar a infusão do chá verde e adicionar açúcar.

Sendo assim, para acelerar o processo, use uma técnica para fazer o chá arrefecer mais rapidamente e garantir que o SCOBY seja adicionado somente quando o chá estiver a uma temperatura inferior a 36°C.

Bem como, faça a infusão do chá usando o volume de água correspondente a 40% da receita total. Após a infusão, é importante diluir o açúcar enquanto o chá ainda está quente e, por fim, adicionar o restante da água (fria) para baixar sua temperatura.

Depois da infusão, o chá infundido é retirado e o açúcar é colocado no líquido ainda quente para ajudar na diluição. Assim, quando o açúcar estiver completamente diluído, coloca-se 1,3 litros de água fria.

3. Coloque o SCOBY e também Tea Starter

Por fim, saiba que a cultura da Kombucha (Symbiotic culture of bacteria and yeast) é o elemento central de todo este processo.

Sendo assim, o starter tea (chá de arranque) é uma Kombucha madura e mais fermentada, rico em bactérias e leveduras. Porém, por ser uma cultura viva, é necessário ter alguns cuidados especiais.

  • Comece lavando o frasco antes de utilizar e esterilize com água quente.
  • Utilize utensílios e ferramentas lavadas com água quente e também higienize bem as suas mãos.
  • Cubra o frasco utilizando um pano com alguma ventilação. Depois, prenda-o usando um elástico e deixe em temperatura ambiente evitando sempre a luz solar direta.
  • Lembre-se de não fechar o frasco com a tampa. Uma vez que o SCOBY necessita de oxigênio para viver bem.
  • Bem como não coloque o SCOBY no congelador.
  • Outro ponto importante é que o chá precisa estar abaixo dos 35°C antes do SCOBY e starter tea serem adicionados à receita. Pois as altas temperaturas são prejudiciais à cultura.

Agora tenha paciência!

Pronto, agora a receita está pronta. Assim, evite mexer no frasco fermentador até que o novo SCOBY esteja formado de forma consistente.

Após 7 a 10 dias, é possível sentir a evolução dos sabores. No entanto, não há tempo de fermentação ideal, mas sim o tempo preciso para que a transformação aconteça.

Conclusão

Agora você já sabe como fazer Kombucha em casa. Dessa maneira, se você deseja uma bebida probiótica gostosa e saudável que ajude a equilibrar o intestino, a Kombucha é ideal. Bem como é também muito fácil de fazer.

Para saber mais sobre o que é Kombucha como fazer, veja o vídeo do canal Nutri Solange Costa.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em O que é Kombucha como fazer: 4 passos

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é Kombucha como fazer: 4 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.