Casas pré fabricadas: 11 informações essenciais

Rapidez na construção e baixo custo. Estas são as principais características de uma casa modular e que está se tornando cada vez mais popular em no Brasil e em Portugal, mas também, as casas modulares prometem conforto como isolamento térmico e isolamento acústico insuperável.

O que este artigo aborda:

Casas pré fabricadas Casas pré fabricadas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que comprar casas pré fabricadas?

A seguir, veja os principais motivos em comprar uma casa pré fabricada.

Acessível

O preço de uma casa convencional varia em função da localização e da oferta e procura. no entanto, no caso de uma casa modular, o preço oscila menos porque você não paga por um local específico. o custo da casa deve ser somado ao custo do terreno/ material e serviços por m2 mas com a alta dos preços devido à crise, pode ser uma boa oportunidade de investimento

Fácil de transportar

As casas modulares oferecem flexibilidade que as casas tradicionais não têm. muitos deles são do tamanho para caber em um contêiner e serem transportados para qualquer lugar

Atraente

As casas modulares por norma apresentam-se como casas elegantes, com plantas bem estruturadas e com preços padrões muitas vezes baixos. Mas estas não são as únicas vantagens

Tempo de construção

A construção modular é mais rápida. leva em média entre 50% e 65% menos para construir uma casa modular do que uma casa convencional

Morar em qualquer lugar

Ter uma casa modular permite a possibilidade de morar em qualquer lugar, nas montanhas, em uma área de vale, perto do rio, etc. Nos Estados Unidos, há uma nova geração de pessoas que não se preocupam com o tamanho da casa ou com o design exterior, desde que o interior da casa tenha um design atraente e seja confortável.

Casas modulares ou casas de alvenaria?

Desde o seu aparecimento, as casas pré-fabricadas sempre foram consideradas construções de qualidade inferior às casas de construção a que estamos habituados. No entanto, pouco a pouco eles foram abrindo caminho, tornando-se uma alternativa real às construções usuais.

Talvez, anos atrás, esse tipo de casa não oferecesse algumas das características básicas que toda casa deve ter para ser considerada um lar. Aspectos como segurança, conforto ou privacidade não foram garantidos.

Ao longo dos anos foi substancialmente melhorado em termos de métodos e soluções de construção. Os projetos atuais oferecem várias vantagens que tornam as casas pré-fabricadas uma opção melhor quando procuramos uma casa projetada por e para nós:

Projeto

As casas fabricadas de hoje oferecem designs modernos e contemporâneos que satisfazem todos os gostos. O lar tem que ser algo que nos atraia para que possamos realmente nos sentir em casa.

Personalização

As casas e casas pré-fabricadas oferecem um alto grau de personalização em termos de distribuições, fachadas, coberturas e acabamentos interiores. 

Preço acessível e fechado . Esta é sem dúvida uma das principais vantagens deste tipo de habitação. O preço das casas é fechado para que nunca tenhamos surpresas desagradáveis ​​durante a construção. Os processos de construção de casas pré-fabricadas permitem reduzir o custo da habitação sem reduzir o seu conforto e qualidade.

Rapidez na construção

As peças de concreto que formam as casas são previamente construídas fora do local final. Depois são transportados para o campo e lá cada um é montado. Este processo é muito mais rápido que uma obra comum, e permite que a casa seja concluída em um curto período de tempo, que em alguns casos é reduzido para 4 meses após o início da construção.

O que é uma casa pré-fabricada?

Dentro da construção sustentável, as casas pré-fabricadas têm um lugar de privilégio. Muitas pessoas mal informadas, podem associar o pré-fabricado a baixa qualidade ou design ruim, mas nada mais longe da verdade.

Uma casa pré-fabricada nada mais é do que uma casa construída com base em um sistema pré montado ou módulos completos que se ligam uns aos outros e permitem realizar qualquer projeto, mesmo de vários pisos/andares.

Quais são as vantagens das casas pré fabricadas?

O fato de que a casa modular só é montada no terreno definitivo, e as terminações são aplicadas, reduz o impacto ambiental sobre a obra típica em construção, ao mesmo tempo em que acelera o tempo de construção. Também resulta em uma economia real de materiais, pois não há desperdício e, além disso, a montagem é uma obra seca (exceto a plataforma ou os pilares, ou qualquer que seja a superfície escolhida, na qual a casa será montada).

Como estes módulos já chegam ao local de montagem acabado, garantimos que cumprem as condições ideais em termos de isolamento térmico, por exemplo, e a qualidade dos materiais: não esqueçamos que, sendo um processo industrial, está submetido aos mesmos controlos de qualidade que qualquer outro produto. Isso é mais difícil de controlar na obra, em que o arquiteto ou diretor de obra nem sempre está presente.

Como um bônus adicional, a maioria dos materiais usados são recicláveis ou reutilizáveis. De fato, o próximo passo na construção modular é a possibilidade de desmontar a casa, e remontá-la em outro local, ou trocar algum dos materiais utilizados por outros.

As casas modulares atuais permitem todos os tipos de acabamentos, tanto no interior como no exterior, pelo que é muito difícil diferenciar, a olho nu, uma casa modular de uma construída com técnicas tradicionais.

Qual é a tendência das casas modulares?

As grandes facilidades e melhorias oferecidas pela construção através desses módulos de casas pré-fabricadas é a versatilidade que pode ser encontrada em todos os sentidos. Por um lado, o custo é adequado para uma grande variedade de orçamentos, uma vez que o preço da construção por módulos pré-fabricados é, em certo sentido, baixo. 

Por outro lado, uma das razões pelas quais as construções pré-fabricadas foram implementadas em todo o mundo é sua estrutura anti-sísmica, pois possui certas normas que devem ser adaptadas aos padrões de segurança em caso de terremoto, ainda mais se forem áreas propensas a tremores. Além disso, as construções pré-fabricadas podem se adaptar a diferentes estruturas, ou seja, não só servem para casas, mas também podem ser usadas em salões comunitários, empresas, instituições, entre outras.

Como preparar o terreno para casas pré fabricadas?

Compreender a preparação do local é a diferença entre ter uma mudança bem-sucedida ou estressante para sua casa modular. Uma compreensão completa de como cuidar e atender aos requisitos específicos de preparação do local de sua casa facilita o processo para você e os trabalhadores que instalam sua casa. Você pode concluir  os preparativos enquanto a casa está sendo construída no local.

  1. Adquira todas as licenças de construção. O fabricante pode ajudá-lo neste processo.
  2. Peça ao vendedor para fazer uma inspeção para certificar-se de que o terreno está devidamente preparado e se você está colocando a casa no seu lote. Se você estiver colocando a casa modular em um lote comunitário, peça ao proprietário para fazer um levantamento da área e fornecer informações. Lembre-se, no entanto, que se você estiver colocando a casa modular em seu lote, você é totalmente responsável pela preparação do local.
  3. Remova todos os obstáculos do lote para que um caminhão grande possa fazer a entrega sem impedimentos da estrada para o próprio lote.
  4. Desenvolva um sistema séptico e/ou prepare um poço se a água estiver acessível ou as linhas de esgoto não estiverem estabelecidas. Se você precisar de um sistema séptico, você deve contar com a ajuda de um especialista ou engenheiro em saneamento. Se você precisar de um poço de água, entre em contato com um empreiteiro especializado em perfuração de poços de água e instalação de bombas.
  5. Conecte utilitários antes da entrega de sua casa modular. A conexão  de  serviços públicos pode incluir cavar trincheiras profundas por toda a terra. Este processo será muito mais fácil antes da chegada da casa modular. Utilitários importantes para conectar  incluem cabo , telefone e linhas de energia.
  6. Nivele a área do local o máximo possível. Uma unidade modular deve estar em uma superfície plana e nivelada para garantir anos de durabilidade. Limpe a área de detritos, árvores, pedras ou outros obstáculos.
  7. Entre em contato com um técnico especializado para ajudá-lo na qualificação do piso. É fundamental que o terreno se afaste da casa para um escoamento eficiente da água, o que evitará inundações. O solo deve estar firmemente compactado para que a fundação seja sólida. Caso contrário, você pode se deparar com uma fundação que muda ou afunda.
  8. Prepare a fundação de acordo com as especificações da casa. As casas modulares exigem uma altura de 1,21 m (4 pés). Existem outros fatores importantes a serem considerados dependendo da localização. Em áreas mais frias, as paredes da fundação devem estar 4 pés (1,21 m) abaixo do solo.

Casas móveis com rodas

O adjetivo móvel refere-se a algo que pode se mover, que não tem estabilidade ou permanência. Aplicado a casas, ou seja, esse tipo de casa pode ser colocado em qualquer lugar e mudar de local quando o proprietário quiser. Assim, as casas móveis podem ficar em um terreno próprio, em um acampamento, etc.

Pelas características acima mencionadas, as casas pré-fabricadas são construídas no terreno do cliente, com os já conhecidos inconvenientes que supõem a montagem fora da fábrica.

O fato de as casas pré-fabricadas serem móveis as torna um tipo característico de construção, definido no Código Civil como bens móveis. O caráter de bem móvel é notório, não só pela própria denominação, mas porque a característica básica mais destacada é que podem ser transportados de um lugar para outro sem prejuízo algum. Desta forma, essas casas não são regidas pela legislação que faz referência à instalação de imóveis (Lei do solo). Embora não necessitem das licenças necessárias para as casas de obra, é aconselhável solicitar informação à Câmara Municipal correspondente, já que é o que tem a competência em matéria de permissões e qualificação de terrenos.

As casas móveis são concebidas como alternativa ao solo onde não se pode construir uma casa fixa. Eles também são apresentados como uma possibilidade muito atraente ao comprar uma nova casa, tendo em conta o aumento constante dos preços das casas nos últimos anos.

Principais características

As casas móveis são entregues completamente prontas para morar, com todos os equipamentos e instalações montadas. Os prazos de entrega são em torno de 90 dias.

As casas móveis são mais baratas que as de construção tradicional. Sendo fabricados nas instalações da empresa fornece a este sistema de construção industrializada preços mais baratos, Uma vez que o material é comprado por atacado e não apenas para uma casa. Tanto a matéria-prima das casas móveis como todos os elementos que as compõem (eletrodomésticos, etc.) têm uma relação qualidade / preço muito mais elevada do que as casas que se constroem sobre terrenos.

As casas móveis são montadas em 1 dia. A casa sai da fábrica dividida em módulos e chega ao terreno, onde as equipes especializadas em montagem, a deixam pronta em apenas 24 horas.

As casas móveis podem ser visitadas pelos clientes na fábrica, totalmente concluída, antes de serem transferidas para o terreno. Este procedimento garante que o cliente fique totalmente satisfeito com o produto antes de “levá-lo”. Nesse exato momento, você recebe as chaves de sua nova casa.

As casas móveis estão expostas nas nossas delegações, pelo que o cliente tem uma ideia perfeita de como ficará a sua casa uma vez fabricada. Não é o mesmo comprar uma casa no plano que ver “no local” como serão distribuídas as divisões, que materiais serão utilizados, como serão os acabamentos, etc.

As casas móveis têm as mesmas garantias que as outras construções tradicionais.

Casas modulares e tiny house de luxo

Não pensemos que pelo seu preço, as tiny house são barracas. Existem casas modulares de todos os tipos e, acima de tudo, as mais caras, que chegam a custar metade de um apartamento convencional, são de um luxo e um conforto difíceis ou impossíveis de ver para uma casa convencional. Existem casas modulares e móveis de até dois andares, com todos os luxos de um chalé muitas vezes mais caro que nossas casas. 

Por que as casas modulares são mais baratas?

As casas modulares, ao contrário das casas convencionais, têm um problema de especulação que não existe nas tiny house. Quando adquirimos um piso convencional de um bloco de edifícios, há muitas bocas para alimentar. Começando com o investidor, que leva a maior parte do lucro, este dá uma parte para a empresa de construção, que leva outra parte do lucro, este para os seus trabalhadores, com o seu consequente salário e depois de passar por corretores de imóveis em comissão vem a venda para nós. Talvez o apartamento que estamos pagando não seja nem 20% do seu valor real. Aí entram as tiny house, diretamente pedimos à fábrica e escolhemos o lugar onde instalaremos. Evitamos intermediários e obtemos o valor real dessas casas modulares sem serem infladas pela especulação.

Tiny House e casas modulares são igualmente resistentes?

Claro, as tiny house e casas modulares são preparadas com materiais de primeira qualidade, até nós mesmos podemos escolhê-los à medida na hora de encomendar uma fábrica da tiny house, escolhendo a sua qualidade e a forma de a fazer. sendo casas modulares, podemos sempre expandir com novos módulos e tornar a casa cada vez maior.

Casas modulares flutuante

Escrevemos um longo artigo sobre as vantagens de viver em uma casa móvel ou casa pré-fabricada. São duas causas principais, a econômica e a liberdade de escolha. Em apartamentos convencionais, muitas vezes temos que nos contentar com “o que há” ou o que economicamente podemos nos permitir. Uma casa móvel, sendo feita sob medida, podemos escolher os pontos-chave que nos interessam, os acabamentos que mais gostamos e escolher onde queremos gastar o dinheiro em vez de um piso tradicional, onde no plano nos dão uma disposição dos elementos já feitos. Queremos uma casa de banho mais espaçosa? Não tem problema, na hora de escolher a tiny house, pedimos o módulo do banheiro mais amplo, para por exemplo, ter nosso jacuzzi. A tiny house também é mais barata, as casas modulares evitam a especulação, só precisamos escolher um terreno para colocar a tiny house e tudo pronto. Podemos até nos instalar no acampamento, existem comunidades de moradores da tiny house que se organizam dessa maneira, vivendo na natureza, longe do barulho da cidade. Sem dúvida, outra vantagem de viver em casas modulares ou tiny house

Em suma, desde o início do século passado a fabricação da casa móvel nos Estados Unidos até o dia em que estamos, as casas modulares evoluíram de acordo com as novas tecnologias do século XXI, agora podemos ser proprietários sem gastar uma quantia significativa de dinheiro. Podemos ter a casa dos nossos sonhos feita à medida graças à tiny house, podemos inovar e não nos deixar arrastar pela bolha imobiliária. Podemos viver de forma mais ecológica e podemos ser um pouco mais livres escolhendo este moderno, ecológico, econômico e saudável estilo de vida que são as tiny house.

Para saber mais sobre casas pré fabricadas, veja o vídeo do canal PLANARQ CAMPOS / Ralph Dias.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Casas pré fabricadas: 11 informações essenciais"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.