Como acabar com formigas: 7 dicas

Sabendo como acabar com formigas, o problema de infestação de insetos é diminuído drasticamente.

As formigas querem a mesma coisa que qualquer criatura:

  • Água;
  • Comida;
  • Abrigo.

É por isso que esses pequenos insetos têm o hábito de invadir nossas casas.

E, embora esses minúsculos insetos não sejam prejudiciais ou perigosos para a saúde, muitas vezes podem ser uma visão desagradável ou, pior ainda, abrir caminho através de fiações elétricas. 

Assim, embora possamos fazer todos os esforços para manter nossa casa limpa e arrumada, mesmo limpando aquelas áreas esquecidas, às vezes não é suficiente para manter os insetos afastados.

Nestes casos, é essencial saber todos os meios de como acabar com formigas para resolver este problema.

Contudo, se você gosta de insetos, já pode ter se perguntado como se chama a fêmea alada da formiga saúva. Pois, as fazendas de formigas para crianças são uma ótima oportunidade para ensiná-las algo sobre a vida e o mundo natural.

O que este artigo aborda:

Como acabar com formigas Como acabar com formigas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como acabar com formigas?

A seguir, veja 7 passos para aprender como acabar com formigas em casa.

1. Identifique o ponto de entrada

Entender como as formigas encontram suas formas de invadir nossas casas é sempre o primeiro passo para controlá-las. Ou seja, é a primeira etapa do processo de como acabar com formigas de maneira eficiente.

Afinal, muitas vezes prestamos menos atenção a essas áreas, embora elas realmente forneçam espaço suficiente para que pequenas formigas acessem nossas casas.

2. Remova vazamentos de água

É comum que não percebamos a existência de vazamentos de água em nossas casas.

Nessa situação, as formigas podem ser benéficas para alertá-lo de que vazamentos de água podem estar dentro de sua propriedade.

Além disso, eles preferem se aninhar em torno de fontes de umidade.

Portanto, se você encontrar formigas dentro de sua casa, convém começar a inspecionar qualquer cano com vazamento ou fonte de água para eles.

Certifique-se de consertar o cano com vazamento, pois, há uma chance maior de eles voltarem. Se você quer saber como evitar ou como se livrar das formigas, esta é uma parte importante.

3. Mantenha o saneamento adequado

A comida é uma obrigação para todas as criaturas vivas. Então, manter sua casa arrumada, especialmente a área da cozinha, pode ajudar a reprimir suas atividades.

Essa é um ponto essencial para que você aprenda como acabar com formigas para sempre.

Então, promova um bom hábito de limpeza, limpando regularmente sua casa, não apenas para manter as formigas, mas também outras pragas afastadas.

Balcões, pisos, utensílios de mesa e cozinha são geralmente suas áreas de forragem favoritas. Varra ou limpe essas áreas para remover quaisquer migalhas de comida e respingos de suco que possam servir como uma fonte de alimento atraente para eles.

Além disso, lembre-se de descartar seu lixo diariamente. Pois, o lixo também é uma fonte de alimento para as formigas e outros insetos.

E assim como eliminar os restos de alimentos, deixar o lixo lacrado e descartado diariamente é um ótimo meio de como acabar com formigas da sua casa.

4. Armazene os alimentos em recipientes fechados

Não se surpreenda se encontrar formigas dentro da sua comida armazenada, já que elas são tão pequenas que podem se espremer por qualquer espaço formado entre os objetos.

Logo, certifique-se de armazenar seus alimentos em recipientes fechados.

Ainda, frutas maduras ou outras fontes de alimentos, como garrafas de suco ou vinho abertas, devem ser armazenadas na geladeira. Afinal, podem haver alguns resíduos à base de açúcar na superfície externa.

5. Fique atento aos vasos de plantas de interior

Você pode ficar frustrado com a recorrência de formigas dentro de sua casa mesmo depois de ter feito as quatro primeiras etapas. Assim, deve querer aprender como acabar com formigas rápido e de modo definitivo.

Se é o caso, observe os vasos de plantas do interior. As plantas precisam de água para sobreviver, o mesmo vale para as formigas.

As formigas podem ter construído sua colônia dentro ou ao redor dos seus vasos de plantas antes de você tomar medidas preventivas contra elas.

Portanto, verifique cuidadosamente em torno de seus vasos de plantas e procure os sinais de atividades das formigas.

Se você os encontrou dentro, deve remover e substituir o solo infestado.

Além disso, certifique-se de sempre remover a água acumulada dentro da placa de drenagem no fundo do vaso. Já que ela pode servir como fonte de água para elas.

6. Corte as árvores e mantenha os arbustos longe do interior da casa

Tenha em mente que as formigas geralmente vêm do ambiente externo. Portanto, se você quiser saber como se livrar das formigas, comece pelo lado de fora.

Os motivos da sua ocorrência dentro de uma casa são sempre comida, água e abrigo.

Logo, as ações preventivas contra as formigas nas áreas externas da sua casa não podem ser negligenciadas.

Aparar galhos de árvores longe de tocar na parede e no telhado da sua casa pode ajudar a reduzir a entrada deles.

7. Obtenha ajuda de um profissional

Algumas espécies de formigas são muito problemáticas para serem erradicadas, de alguma forma, eliminamos uma espécie, enquanto algumas semanas ou meses depois uma espécie secundária de formigas sai do mesmo local tratado. 

Portanto, identificar as espécies de formigas é crucial, pois existem algumas espécies de formigas que não podem ser tratadas com spray de inseticida, mas iscas especificamente designadas.

Vire amigo das formigas

Em suma, nem todo mundo procura formas de como acabar com formigas, algumas querem cultivá-las.

Poucas oportunidades educacionais são tão divertidas quanto as fazendas de formigas. Por isso, os benefícios e vantagens das fazendas de formigas não podem ser subestimados.

Atualmente, poucas pessoas sabem que durante todo esse tempo, alguém teria capturado e colocado várias formigas em um formigueiro artificial onde pudessem ser observadas.

Para saber mais sobre como acabar com formigas, veja o vídeo do canal Victor Horta na Varanda.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como acabar com formigas: 7 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.