Como se chama a fêmea alada da formiga saúva: 6 curiosidades

Se você é uma das pessoas que adora estudar curiosidades sobre formigas, vai querer saber como se chama a fêmea alada da formiga saúva.

As formas conseguem habitar praticamente todos os ambientes, com suas enormes colônias. Mas, o único solo que elas não ocupam são dos polos terrestres. Formigas cortadeiras como a espécie da alada criam enormes ninhos no subsolo, estendendo sua casa por vários metros.

Já outras espécies de formigas, constroem sua casa em pedaços de madeiras, por exemplo.

Formigas são espécies muito curiosas e possuem uma sociedade muito bem organizada e estruturada.

Para saber como se chama a fêmea alada da formiga saúva e outras 6 curiosidades sobre a espécie, prossiga a leitura.

O que este artigo aborda:

Como se chama a fêmea alada da formiga saúva Como se chama a fêmea alada da formiga saúva
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como se chama a fêmea alada da formiga saúva?

Içá ou Tanajura, é como se chama a fêmea alada da formiga saúva. Essa espécie é uma fêmea virgem que depois do acasalamento, funda sua nova casa. Ou seja, seu novo formigueiro.

A Tanajura é um dos ovos mais bem cuidados da colônia de formigas, até chegar à fase adulta. Para fazer seu primeiro voo nupcial na primavera, as tanajuras ficam cerca de três anos no formigueiro.

Então, assim que fazem seu primeiro voo, elas caem no chão e começa um novo formigueiro.

Uma Tanajura vive em torno de 20 a 30 anos.

Sabendo como se chama a fêmea alada da formiga saúva e se é algo que você gosta, prepare seu formigueiro artificial e confira alguns detalhes curiosos sobre a espécie.

Curiosidades sobre a Tanajura

Em suma, as formigas são espécies bem curiosas, e a Tanajura não poderia ser diferente.

Então, para esclarecer suas dúvidas sobre essa espécie, veja algumas informações importantes.

O que é bitu?

Bitus são os ovos machos que são os menos bem tratados pela rainha. Outra curiosidade sobre o macho dessa espécie, é que depois de acasalar, ele morre.

Os ovos machos são produzidos após três anos.

Formiga cortadeira

Iguais a outros tipos de espécies de formigas que existem no Brasil, as Tanajura são uma espécie de formigas cortadeiras.

Ou seja, elas cortam e carregam as folhas para dentro do formigueiro.

Formiga soldado

Os soldados são as formigas encarregadas de proteger o formigueiro de possíveis invasores, por exemplo.

Coleta de lixo das formigas

Não pense que formigas são espécies que vivem no lixo. Na colônia de formigas, há aquelas destinadas a carregar o lixo para longe, evitando transmitir doenças.

Pois, o lixo das formigas se resume em fungos e formigas mortas.

Enfermeiras

Dentro de uma colônia de formigas, as tarefas são divididas. Assim, há também aquelas que cuidam dos ovos, casulos e pupas.

Além disso, essas formigas são destinadas a ajudar a rainha no cuidado aos filhotes.

Qual é o ciclo de vida da formiga?

  1. Os ovos que são bem cuidados pela rainha são os que vão gerar as formigas aladas, as fêmeas Tanajuras. Já os ovos mal cuidados produzem machos, chamados de bitus;
  2. Depois de acasalar o macho morre. O acasalamento dessa espécie acontece durante o voo nupcial. Depois do voo a fêmea cai no chão, arranca suas asas e cria sua nova colônia;
  3. Em seu novo formigueiro, a fêmea precisa de apenas uma semana para botar ovos, e com 45 dias após estarem no ninho, os ovos chegam à idade adulta. Assim, surgem formigas aladas depois de alguns anos. E novamente elas voltam a criar novos formigueiros.

Formiga Tanajura na culinária

Tendo aprendido como se chama a fêmea alada da formiga saúva, não há como falar em Tanajura e não lembrar que essa espécie era consumida por índios.

O prato era preparado após fritar a parte traseira da formiga e misturar com farofa.

Essa tradição passou de uma geração para outra. Dessa forma, alguns anos atrás, no nordeste brasileiro, as tanajuras ainda faziam parte do cardápio. Mais consumidas na culinária de Pernambuco.

A parte traseira da Tanajura é torrada como um amendoim e misturada à farofa.

Existem outras formas de preparar a Tanajura, porém, a mais comum é torrada com manteiga e sal. Bem parecido com o preparo de amendoim torrado.

Outra forma de preparo muito comum é refogar junto ao alho, cebola e acrescentar a farinha, depois disso, é levada ao forno para esperar chegar ao ponto de paçoca ou farofa.

Todas essas formas de preparo são receitas para domingo a noite muito comuns.

Para saber mais sobre como se chama a fêmea alada da formiga saúva, veja o vídeo do canal Manual do Mundo.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como se chama a fêmea alada da formiga saúva: 6 curiosidades"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.