Como colocar prateleira na parede: 8 passos

Para quem quer organizar ou renovar um ambiente, saber como colocar prateleira na parede é muito útil.

Afinal de contas, por mais que a princípio possa parecer algo simples, a realidade é que a prateleira pode dar um charme no ambiente, uma vez que ela é versátil.

E se você acha que colocar uma prateleira na parede é caro ou que é difícil de fazer sozinho, saiba que é possível deixá-la firme de forma bem simples.

Contudo, antes de aprender como colocar prateleira na parede, você precisa ter ao menos as principais ferramentas para ter em casa.

O que este artigo aborda:

Como colocar prateleira na parede Como colocar prateleira na parede
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é preciso para colocar uma prateleira na parede?

Antes de tudo, você precisa separar todos os equipamentos e ferramentas para poder colocar a prateleira na parede. Para isso, você vai precisar reunir os seguintes materiais e ferramentas:

  • Prateleira e suportes: a prateleira que você deseja instalar e os suportes que a sustentarão;
  • Nível: ao colocar prateleira na parede, ela precisa estar nivelada. Você pode usar um aplicativo de nível em seu smartphone se não tiver um nível tradicional;
  • Lápis: para marcar na parede onde os suportes serão fixados;
  • Furadeira ou parafusadeira: para fazer os furos na parede. Tenha a certeza de ter a broca adequada para o material da sua parede (por exemplo, concreto, gesso, madeira);
  • Buchas e parafusos: as buchas são colocadas nos furos que você fez na parede, e os parafusos são usados para fixar os suportes da prateleira nessas buchas;
  • Detector de metais e fios elétricos: uma ferramenta útil para verificar se há tubos, fios ou estruturas metálicas na área que você planeja furar.

Como colocar prateleira na parede?

O passo a passo de como colocar prateleira na parede é o seguinte:

  1. Primeiramente, decida onde a prateleira será colocada. Não deixe de considerar a altura e o uso da prateleira;
  2. Em seguida, use o nível e o lápis para marcar onde os suportes da prateleira serão fixados. Tenha a certeza de que as marcas estão niveladas;
  3. Use o detector de metais e/ou fios elétricos para verificar se a área marcada é segura para furar;
  4. Fure os buracos onde as buchas serão colocadas. É preciso ter o cuidado de que o furo seja do tamanho certo para a bucha;
  5. Insira as buchas nos furos;
  6. Fixe os suportes da prateleira nas buchas com os parafusos;
  7. Coloque a prateleira nos suportes e verifique se está nivelada;
  8. Por fim, se necessário, fixe a prateleira nos suportes com parafusos adicionais.

No geral, essa é a forma padrão de como colocar prateleira na parede. Mas, tenha em mente que o método pode variar de acordo com o tipo de prateleira que você pretende instalar.

Sendo assim, sempre siga as instruções do fabricante e, se você não se sentir confortável fazendo isso sozinho, considere contratar um profissional.

Para que serve uma prateleira na parede?

A seguir, veja quais são os dois principais motivos de as pessoas colocarem prateleira na parede.

Para organizar um ambiente

Uma das maneiras mais práticas de organizar qualquer ambiente com certeza é por meio das prateleiras nas paredes.

Por isso, tantas pessoas decidem colocar prateleira na parede em diversos tipos de ambientes diferentes.

Afinal de contas, ainda que seja uma estrutura simples, você consegue colocar diversos objetos em seu interior, fazendo com que tudo fique devidamente organizado.

Por isso, as prateleiras são tão usadas para organizar quartos de bebê, cozinhas, salas e escritórios.

Além disso, a partir do momento que você usa a prateleira para organizar, torna-se uma forma de otimizar espaço também, algo ainda mais útil para ambientes que não são amplos.

Para decorar um espaço

Uma ótima forma de decorar o seu espaço é investindo em um altar de madeira para parede em sua prateleira.

Além disso, as prateleiras podem ser muito úteis para incluir outros elementos decorativos que refletem um pouco da sua personalidade e design de sua casa.

Inclusive, é possível mesclar a organização com indícios decorativos, haja vista que você pode usar a prateleira para guardar livros, coleção completa de CD do seu artista preferido e coisas do gênero.

Outra forma de destacar a sua casa através da prateleira é colocando alguma planta, fazendo com que o ambiente se torne mais refrescante e aconchegante.

Por fim, existem diversas opções para decorar a sua casa usando apenas uma prateleira, basta escolher aquilo que mais se adequa às suas necessidades.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como colocar prateleira na parede: 8 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.