Como cuidar de orquídeas: 10 dicas

Quer saber como cuidar de orquídeas no vaso de plástico de forma fácil? Antes de mais nada, saiba que as orquídeas são muito procuradas devido sua enorme variedade de espécies e por causa da delicadeza tradicional das flores.

Dessa maneira, ter os cuidados adequados irá garantir que a planta viva mais e floresça regularmente, deixando o ambiente ainda mais bonito.

Então, continue a leitura para entender como cuidar de orquídeas no vaso plástico.

O que este artigo aborda:

Como cuidar de orquídeas Como cuidar de orquídeas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como cuidar de orquídeas?

Em suma, estima-se que há cerca de 50 mil diferentes espécies de orquídeas, encontradas na natureza e também os exemplares criados em laboratórios. Sendo assim, existem muitas particularidades entre as espécies, mas isso não quer dizer que cuidar de orquídeas seja uma missão impossível. 

Confira as dicas que selecionamos para ter plantas lindas e saudáveis.

1. Cuidado para não faltar luz

Primeiramente, muita gente acredita que, por serem plantas mais delicadas, as orquídeas não gostam de luz, porém essa informação não está certa. Uma vez que mesmo os espécimes considerados de sombra precisam receber luz solar, ainda que em menor quantidade, para que consigam se desenvolver plenamente.

Por isso, opte por manter suas orquídeas perto de janelas ou locais em que elas peguem o sol do início do dia, das seis às oito da manhã. Assim você vai perceber a diferença que um pouco de luz faz para a saúde das orquídeas.

2. Como escolher o vaso

Além disso, entenda que o vaso da sua orquídea é muito mais do que apenas um suporte para o crescimento da planta. Isso porque o modelo do vaso, bem como o material de que ele é feito, influencia na saúde da orquídea.

  • Vaso de plástico: trata-se do tipo mais comum, por ser barato e também fácil de encontrar. Dessa maneira, o vaso de plástico não absorve água por ser um material não poroso, o que o torna uma excelente opção para orquídeas que gostam de menos água. Caso ele tenha furos na parte inferior, é um vaso muito curinga.
  • Vaso de cerâmica: por sua vez, modelos de vaso em cerâmica seguram mais água na planta, o que permite que você regue com menos frequência. Além disso, são mais pesados, mas com uma estética que não precisa de cachepôs.
  • Vaso de porcelana: no geral, os vasos de porcelana não são práticos na criação de orquídeas. Já que não costumam ter furos no fundo, a água da rega se acumula, o que pode causar o apodrecimento das raízes da planta. Opte por usá-los como cachepô, deixando o vaso no qual a flor está plantada livre para ser retirado no momento de rega e escoamento, ou escolha modelos com fundo e laterais vazadas.
  • Garrafa PET: por fim, uma alternativa sustentável e barata, a garrafa funciona igual um vaso plástico. Ao optar por cultivar orquídeas em garrafas PET, não esqueça de fazer furos no fundo e nas laterais. Pois os furos garantem que o substrato fique arejado e sem acumular água.

3. Regue bem, mas não constantemente

Mais um ponto quando o assunto é rega de orquídeas é não exagerar. No entanto, cada espécie necessita de uma frequência diferente de rega e, como existem milhares, é impossível falar sobre as necessidades de cada uma.

Além da sua espécie, aspectos como temperatura e umidade da região em que a planta está também influenciarão na frequência da rega.

Uma vez que as orquídeas não gostam que seu substrato esteja constantemente úmido, então não tenha medo de deixá-lo secar ocasionalmente. Ou seja, antes de aguar, o recomendado é colocar a ponta do seu dedo no substrato. Caso esteja seco, pode aguar; caso ele saia sujo, a rega pode esperar.

4. Atenção também para a adubação

Agora, se a orquídea está triste, sem flores ou sem crescimento, isso pode ser falta de adubo. Afinal, adubos orgânicos ou químicos possuem substâncias que a sua planta não pode produzir por conta ou captar da água. Ou seja, cabe a você servi-la com um pouco de adubo.

5. Escolha bem o tipo de substrato importa

Outro ponto são as muitas opções de substratos que podem ser utilizadas como base para que sua orquídea cresça. Assim, pesquisar bem antes de escolher é importante para a saúde e o desenvolvimento da planta.

Dessa maneira, o substrato ideal permite que as raízes da planta estejam arejadas e retém a quantidade correta de umidade. Então, a escolha do substrato irá depender também do modelo de vaso usado.

6. Ventilação é importante para a planta

Tenha em mente que orquídeas gostam de espaço e circulação de ar. Por isso, evite deixar suas plantas no meio de outras ou então acumuladas em um canto. Bem como evite também o uso de ar-condicionado, pois o vento frio e a baixa umidade podem prejudicá-las.

7. Esterilize bem as ferramentas de poda

Mais uma dica, para antes de realizar a poda de sua planta, é passar a tesoura ou a faca que será usada no fogo e deixá-la esfriar. Após isso, é possível seguir com a poda normalmente. 

Uma vez que esse processo impede que doenças se espalhem, principalmente ao podar mais de uma planta.

8. Observe a cor das folhas

Caso sua orquídea apresenta folhas de um verde muito escuro, é sinal de que ela precisa receber mais luz. Já quando as folhas estão amareladas, trata-se de excesso de luz.

9. Cuidado com as pragas

Além disso, a probabilidade de lidar com alguma praga muda de acordo com a localização da sua orquídea. Isso porque plantas em área interna ou de apartamento costumam estar menos expostas a ataques de lesmas, por exemplo. Entretanto, elas não são as únicas pragas que podem aparecer.

Sendo assim, para prevenir o aparecimento de pragas, verifique a aparência das folhas de sua orquídea e passe sabão de coco, usando uma escova de dentes, nas folhas.

10. Mudando para um novo vaso

Por fim, sua orquídea irá crescer bastante e você deve trocá-la de vaso. Quando esse momento chegar, observe o lado onde surgem os brotos da planta. Essa é chamada da “frente” da planta e deve ser apoiada em algum dos lados para crescer de forma saudável.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

    Deixe seu comentário

    O que achou do nosso texto "Como cuidar de orquídeas: 10 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.