Como desencardir pano de prato: 5 formas

Saber como desencardir pano de prato é essencial, pois, é comum que ele fique encardido com frequência.

A princípio, desencardir um pano de prato pode aparentar ser uma tarefa árdua, mas é possível diminuir o grau de dificuldade.

A verdade é que os panos de prato acabam absorvendo muita gordura, além de resíduos de sabão e até restos de comida.

Dessa forma, acaba fazendo com que o pano de prato fique encardido ou até mesmo com odores mais fortes.

O que este artigo aborda:

Como desencardir pano de prato Como desencardir pano de prato
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como desencardir pano de prato?

Existem diversas técnicas para desencardir pano de prato, então, veja as mais comuns e eficientes.

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Essa já é uma mistura bastante conhecida e que muita gente já utiliza, haja vista que ela é extremamente eficiente.

Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é somente misturar meio copo de vinagre branco de álcool e meio copo de bicarbonato de sódio.

Em seguida, é só deixar o pano de prato de molho por algumas horas.

Feito isso, basta lavar o pano de prato normalmente e deixar secar ao sol. Caso queira, ainda é possível fazer a pré-lavagem com sabão de uso comum.

2. Água oxigenada

O peróxido de hidrogênio, muito conhecido como água oxigenada, também é um grande agente clareador, capaz de ajudar a desencardir o pano de prato, removendo manchas.

Para essa dica, é só adicionar meia xícara da solução 10 volumes na sua lavagem normal, junto com o sabão.

Mas, se o seu pano de prato for colorido, essa dica não é adequada, haja vista que a água oxigenada pode remover a cor.

3. Alvejante à base de oxigênio

Muita gente não sabe, mas o alvejante à base de oxigênio é um removedor de manchas e clareador extremamente eficaz.

Inclusive, muito além do que apenas deixar o pano branco, ele cria um aspecto de como se fosse novo.

Para poder usar, a nossa dica é diluir o produto em uma bacia com água morna e deixar o pano de prato de molho por uma hora.

4. Vinagre branco destilado ou suco de limão

Tanto o limão quanto o vinagre branco são dois produtos ácidos e que, portanto, são ideais para eliminar manchas e até odores mais fortes do pano de prato.

Nesse caso, você vai precisar colocar o pano em um balde, junto de uma solução de uma parte de vinagre destilado branco ou um copo de suco de limão. Em seguida, coloque seis partes de água morna.

Feito isso, é só esfregar o pano até ter a certeza de que toda a superfície esteja molhada. Deixe de molho por algumas horas.

Em seguida, é só lavar o pano como de costume. Caso queira, é possível esfregar o vinagre ou limão sobre o tecido seco, de modo a facilitar a remoção das manchas.

5. Micro-ondas

Outra dica de como desencardir pano de prato é utilizando um eletrodoméstico que todo mundo tem em casa: micro-ondas.

É só encher uma tigela com água e detergente e, em seguida, colocar a mistura por 2 minutos no micro-ondas.

Passado o tempo, é só remover do aparelho e enxugar. Mas, caso não queira usar o detergente, é possível molhar o pano de prato e colocar direto no micro-ondas.

Por que lavar pano de prato?

De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), junto com a Universidade de Barcelona, chegou-se à conclusão que uma pia de cozinha contém até 100 mil vezes mais germes quando comparado ao banheiro.

Sendo assim, fica fácil chegar à conclusão de que a higienização constante do pano de prato é muito importante para garantir a segurança alimentar e prevenir a contaminação dos alimentos.

Isso porque o pano de prato é um objeto que acumula sujeira, umidade e restos de alimentos, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Se o pano de prato não for higienizado da forma adequada, esses microrganismos podem contaminar os alimentos durante o processo de preparo, aumentando ainda mais o risco de doenças transmitidas por alimentos.

Por isso, o mais adequado seria trocar o pano de prato todos os dias ou sempre que ele estiver sujo ou úmido.

Quantos panos de prato tem que ter?

O número de panos de prato que uma pessoa precisa ter pode variar de acordo com a rotina e a frequência de uso.

No entanto, na grande maioria das vezes, recomenda-se ter pelo menos de três a cinco panos de prato para garantir a higienização constante e evitar o acúmulo de sujeira.

Com esse número de panos de prato, é possível usá-los de forma alternada durante a semana, trocando todos os dias ou sempre que estiverem sujos ou úmidos.

Dessa forma, é possível garantir a segurança alimentar e prevenir a contaminação dos alimentos.

Mas, devemos mencionar ainda que, independentemente da quantidade de panos de prato, é necessário lavá-los com frequência e de forma adequada para evitar a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Quando colocar o pano de prato para lavar?

O pano de prato deve ser colocado para lavar sempre que estiver sujo, úmido ou após o uso na preparação de alimentos crus, como carnes e ovos.

Mas, para garantir a sua higiene e ainda prevenir a contaminação de alimentos, o mais adequado seria colocar o lavar o pano de prato todos os dias.

Após o uso, recomenda-se enxaguar o pano de prato em água corrente e lavá-lo com água quente e sabão.

Tente esfregar bem as áreas sujas e enxaguar bem para remover todo o sabão. Após a lavagem, o pano de prato deve ser completamente seco antes de ser utilizado de novo.

Caso o pano de prato apresente manchas ou odores persistentes, o ideal é deixar de molho em água com sabão ou utilizar um produto específico para remoção de manchas.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como desencardir pano de prato: 5 formas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.