Como desentupir a pia da cozinha: 5 métodos

Não se apavore e aprenda como desentupir a pia da cozinha de maneira eficiente com métodos caseiros. Isso mesmo! No entanto, há uma ordem certa para as tentativas serem bem sucedidas e o momento certo para reconhecer que o problema se agravou.

Então, acompanhe neste artigo, as dicas reveladas que funcionam de verdade por Abson Amorim, técnico com mais de 12 anos no ramo e trabalha atualmente na Holltec, uma desentupidora na zona sul de São Paulo. 

Veja também, qual é o momento certo para chamar um profissional especializado e, assim, se livrar de vez dos entupimentos na pia da cozinha.

O que este artigo aborda:

Como desentupir a pia da cozinha Como desentupir a pia da cozinha
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como desentupir a pia da cozinha?

Talvez você tenha experimentado várias dicas e nenhuma tenha dado resultados significativos. Antes de tudo, tente os métodos a seguir, exatamente na ordem em que estão.

Método 1: posso despejar água quente no cano?

A resposta é: depende do cano. Canos PVC não suportam temperaturas elevadas e, portanto, antes de partir para essa tentativa, descubra primeiro, de qual tipo de material sua tubulação é composta.

Dessa forma, tubos de cobre toleram até 70°C. Já os de CPVC (Policloreto de Vinila Clorado), que são parecidos com o PVC, suportam até 80°C. Para temperaturas até 90°C, os indicados são os canos de PPR (Polipropileno Copolímero Random) ou os tubos PEX. Esse último material tolera tanto água extremamente gelada quanto temperatura elevada de até 95°C.

Enfim, nos testes para desentupir a pia da cozinha ou de algum outro local, inicie pelo método da água quente, porém, somente após descobrir se sua tubulação suporta temperaturas altas.

Método 2: aposte no bicarbonato de sódio 

O bicarbonato de sódio é mesmo um item indispensável em uma casa, sendo de grande utilidade para diversos fins. Esse ingrediente versátil e barato, aliado ao vinagre de álcool e à água fervente, pode salvar entupimentos simples, seja na pia da cozinha ou em outro local que tenha canos.

Desse modo, use os ingredientes citados e despeje a mistura no ralo da pia, aguardando por 10 minutos. O ideal é repetir o processo de uma a duas vezes.

Método 3: como desentupir a pia da cozinha com o velho desentupidor

“Apelar para um êmbolo ou como é mais conhecido, o desentupidor manual, pode sim, resolver alguns tipos de entupimentos em pias.” Revela Abson. 

Portanto, atente-se a encaixar corretamente a peça desentupidora no ralo, encher a pia com água e flexionar várias vezes seguidas, em uma espécie de “bombamento”. Como dito, entupimentos simples podem ser solucionados com essa operação manual.

Contudo, de acordo com o técnico, a água deve estar em um nível levemente acima da borracha do êmbolo. Outra dica extra é bombar de maneira lenta, mas com bastante firmeza.

Método 4: retirar o sifão

Para potencializar as dicas mencionadas acima, retire o sifão da pia e verifique como está seu interior. Acúmulo de sujeiras e gordura podem estar obstruindo a fluidez da água. 

Todavia, antes de retirar essa peça, coloque um balde embaixo do local onde ela está instalada, a fim de evitar que escorra água e sujeira no chão.

Método 5: técnica profissional

Se depois de várias tentativas frustradas, você ainda não descobriu como desentupir a pia da cozinha, chamar um serviço profissional como uma desentupidora, pode ser a solução que esteja faltando.

Existem no mercado ferramentas como a cobra de encanador, que nada mais é do que um cabo longo de plástico resistente ou de metal. Com esse instrumento em mãos, o técnico ensina a inseri-lo dentro do ralo, com o intuito de atingir a obstrução do cano. 

É necessário fazer movimentos de vai e vai, bem como se valer de uma metragem ampla da ferramenta. Caso contrário, o objetivo de desentupimento não será alcançado. Entretanto, esse procedimento pode ser exaustivo e, se não for realizado da maneira correta, o problema pode persistir. 

Qual é o momento de chamar uma desentupidora?

Nem sempre, tampouco nem todas as pessoas estão dispostas a encarar uma bagunça e todos os percalços para desentupir a pia da cozinha. É aí que entra a urgência em acionar apoio profissional, como de um encanador.

Nesse sentido, as desentupidoras estão aptas, de forma abrangente e completa, a agirem para solucionar desentupimentos complexos e difíceis. 

A explicação para isso é que alguns problemas com canos entupidos são complicados e se estendem para além do alcance da pia. Em outras palavras, estão em uma superfície mais profunda da tubulação.

Assim, solicite uma visita profissional após:

  • Perceber mau cheiro exagerado vindo da tubulação de sua casa, principalmente em mais de um local;
  • Ter tentado executar as dicas citadas acima, em especial a da cobra do desentupidor e, ainda assim, o escoamento da água continuar lento;
  • Não ter equipamento adequado, como uma cobra de encanador ou não se sentir encorajado para utilizar uma ferramenta dessas, ou ainda, por não saber como manuseá-la. 

Outro ponto a ser ressaltado é que as ferramentas profissionais requerem maior usabilidade e, desta maneira, somente quem já está habilitado, saberá conduzir a situação de maneira ágil e precisa. Confira aqui como é feito o desentupimento profissional.

Sobretudo, é importante também, reconhecer que técnicas amadoras dão certo até certo ponto e que nem sempre são suficientes. Como desentupir a pia da cozinha pode ser algo mais difícil do que imaginamos, lançar mão de um serviço qualificado pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

O que causa o entupimento na pia?

Pode até parecer clichê dizer que manter bons hábitos, assim como evitar jogar restos de alimentos na pia da cozinha, por exemplo, ajuda a evitar transtornos e prejuízos, mas é imprescindível sim, reforçar detalhes que fazem toda a diferença. 

Gordura alimentar

Se tem algo que a pia de sua cozinha jamais deve ver, é óleo ou gordura alimentar. Se despejada no cano, a gordura enrijece e se transforma em uma crosta capaz de obstruir e gerar danos à tubulação. Portanto, procure locais adequados para fazer o descarte da gordura.

Cuidado com restos de alimentos

Exceto alimentos pastosos, mantimentos que, aparentemente, sejam incapazes de causar problemas como arroz, macarrão e outros, são, sim, grandes vilões para uma pia de cozinha. 

Isso vale também para borra de café e cascas de ovos. Que tal criar uma compostagem e, com isso, descartar de maneira consciente e contribuir para o meio ambiente com a reutilização de lixo orgânico?

Atenção redobrada com produtos químicos para desentupir pias e ralos

Todo cuidado ainda é pouco quando o assunto é produto químico como soda cáustica e outros. São produtos fortes, agressivos e que podem colocar nossa saúde em risco. Em conclusão, quando os danos são grandes, o melhor caminho sempre será contratar um serviço especializado.

Afinal, além de resolver o impasse, ainda que seja uma simples tentativa para desentupir a pia da cozinha ou um transtorno mais complexo, o melhor é sair ileso e alcançar êxito.

Para saber mais sobre como desentupir a pia da cozinha, veja o vídeo do canal Vida no Interior UAI.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como desentupir a pia da cozinha: 5 métodos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.