Quer aprender formas simples de como fazer muda de samambaia? Antes de mais nada, estamos falando de uma das plantas mais amadas pelos jardineiros. Isso porque a samambaia se destaca devido sua beleza e também variedade de folhas.
Assim, neste artigo você vai aprender, de forma prática, como propagar a planta em seu ambiente. Em suma, existem três maneiras convencionais de conseguir multiplicar a samambaia: por divisão de touceira, rizoma ou ainda pelos esporos.
Então, continue a leitura para saber um pouco mais sobre cada uma dessas formas.
O que este artigo aborda:
- Como fazer muda de samambaia por touceira?
- Como fazer muda de samambaia por rizoma?
- Como fazer muda de samambaia por esporos?
- O que fazer se você matar a planta?
Como fazer muda de samambaia por touceira?
Primeiramente, este método gera plantas já adultas e é recomendado para espécies como samambaia-de-metro (Nephrolepis cordifolia), samambaia-rabo-de-peixe (Nephrolepis falcata ‘Furcans’) e também a samambaia-paulista (Nephrolepis pectinata). Confira:
- Comece retirando a planta do vaso e limpe bem a terra das raízes;
- Em seguida, é hora de separar as touceiras usando suas próprias mãos;
- Por fim, plante as mudas que você separou direto em vasos com terra e matéria orgânica. Depois, lembre-se de deixar a planta em locais sombreados e fazer a rega sempre que ela estiver seca.
Como fazer muda de samambaia por rizoma?
Já essa técnica é indicada para espécies como renda-portuguesa (Davallia fejeensis) e também a samambaia-azul (Phlebodium aureum). Além disso, ela é muito simples de ser realizada. Veja como:
- Primeiro, utilizando uma tesoura, corte fora um pedaço do caule subterrâneo (rizoma) da sua samambaia. Porém, tenha a certeza de que que o pedaço que você separou possua ao menos duas gemas, pois é a partir delas que a nova planta vai crescer;
- Após fazer o corte, escolha o recipiente com terra e matéria orgânica onde sua planta irá ficar. Então, insira o rizoma cortado sempre com as gemas voltadas para o lado de fora;
- Sendo assim, sua samambaia vai começar a brotar após três ou quatro meses. Lembre-se de mantê-la em áreas com meia-sombra e na terra sempre úmida.
Como fazer muda de samambaia por esporos?
Por fim, sabe aquelas bolinhas que a gente encontra atrás das folhas? Pois então, elas são os esporos que você deve coletar para multiplicar a samambaia em mais lugares.
No entanto, entre os métodos citados no texto, este é o mais demorado e complexo, pois precisa de muita paciência e cuidado. Confira:
- Antes de mais nada, colete os esporos utilizando um pincel ou então um pedaço de papel;
- Logo em seguida, despeje os esporos em um recipiente contendo substrato para semeadura, regue e, depois, cubra usando uma placa de vidro todo o recipiente. Além disso, mantenha sempre em ambiente de sombra e não regue mais;
- Em cerca de seis meses as mudas vão começar a brotar e podem ser trocadas para os vasos;
- Nessa etapa, mantenha os vasos em locais com sombra, regue sempre que precisar. Após mais seis meses, as samambaias ficam grandes o suficiente para serem transplantadas para os vasos maiores e definitivos.
O que fazer se você matar a planta?
Caso, depois de todas essas dicas, você se aventurou a fazer as mudas e não deu muito certo, mantenha calma.
Isso porque é preciso ter um pouco de paciência. Já que a planta é um ser vivo, que responde às mudanças como ela deseja, e nem sempre isso acontece como você espera.
Por isso, tenha em mente que não há receita de bolo para cuidar da planta. Em suma, tudo é experiência. Ou seja, caso a samambaia não solte raízes, pode ser só questão de tempo. Além disso, a luz, o clima, a qualidade e quantidade da água, bem como o ritmo da planta podem alterar o resultado final.
Sendo assim, mude as variáveis, tente fazer a muda outra vez. Uma dica interessante é criar uma rede de amigos que também gostam de plantas e trocar experiências, conversar com o funcionário da floricultura, e aos poucos você vai aprendendo sobre o cultivo
Mais uma dica fundamental é esquecer o mito de que a pessoa precisa ter o “dedo verde”. Afinal, isso não existe. Pois todo mundo que sabe cuidar de plantas, sabe que é preciso ganhar experiência. Assim, não desista logo de cara, insista e aprenda.
Sem comentários