Decoração de primavera: 5 dicas de arquitetos

Mais uma vez o frio está indo embora e está chegando a hora de escancarar as janelas para o calor e todas as cores vibrantes que vêm com a primavera para entrar em casa. A estação das flores é reconhecida pela beleza que a acompanha.

Você pode replicar toda essa beleza dentro de casa, sabia?

Aproveitando bem a inspiração da primavera, é possível combinar cores e elementos com os diferentes ambientes, móveis e até utilidades domésticas da sua casa.

Isso não quer dizer que você precisa encher a casa de flores. Apesar delas serem o destaque principal da primavera, essa estação também é conhecida por dias mais claros e a atmosfera leve, agradável e aconchegante que transmite. 

Devido a essas características únicas da primavera, na hora de decorar a casa usando ela como inspiração, não podemos nos limitar aos vasos e arranjos. É preciso deixar os ambientes tão vivos, coloridos e atraentes quanto as plantas e árvores totalmente carregadas de flores.

O que este artigo aborda:

Decoração de primavera Decoração de primavera
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como fazer decoração de primavera?

Veja como fazer isso e arrasar numa decoração inspirada na primavera.

1. Traga cores para os ambientes

Um ambiente inspirado na primavera precisa ter as cores como destaque. No entanto, é preciso lembrar da natureza na hora de fazer isso.

Uma planta ou árvore não é totalmente colorida, os troncos e ramos possuem cores neutras e somente as flores ganham tons vivos e extremamente atraentes.

Por isso, a ideia é usar elementos coloridos de destaque em planos de fundo com cores neutras. Na prática, isso significa almofadas coloridas ou estampadas com flores em sofás lisos, em cores sóbrias, como marrom-escuro, cinza, verde ou branco.

O mesmo é válido para tapetes, cortinas, roupas de cama, mesa e banho.

2. Use os móveis como plano de fundo para as cores

Numa decoração inspirada na primavera, os móveis precisam se tornar complementos que ajudam os elementos coloridos a se destacarem nos ambientes. Por isso é interessante apostar em modelos mais básicos, sem muitos detalhes e em cores sóbrias, se possível em tons naturais de madeira.

Ou seja, a mobília deve ser discreta para dar o protagonismo aos detalhes florais.

3. Mude a cor de suas paredes e transforme elas também

Calma, não precisa se preocupar, pois você não terá de enfrentar toda a sujeira de uma pintura na parede. Como você está preparando a decoração para uma estação específica, não é interessante uma mudança permanente na cor das paredes.

Em vez disso, você pode apostar em papéis de parede florais, que podem ser trocados ou removidos facilmente depois da primavera.

Coloque nichos nas paredes com cores neutras e encha de vasinhos com plantinhas coloridas, como as suculentas, violetas e os minicactos, por exemplo.

Também é interessante colocar quadros com desenhos de flores, mas tome cuidado para não poluir demais os ambientes.

4. Melhore a luminosidade dos ambientes

Sem dúvidas as flores e suas cores chamam muito nossa atenção, mas a real protagonista de uma decoração inspirada na primavera é a luminosidade.

Isso não significa que você terá que encher o teto de lâmpadas e os móveis de luminárias. A ideia é valorizar a luz natural dentro dos ambientes.

Para melhorar a luminosidade, é preciso usar cores mais claras nas paredes, móveis simples sem muitos detalhes e espelhos em lugares estratégicos para refletir a luz que vem de fora e direcioná-la para dentro da casa. Além disso, mantenha as janelas bem abertas para a luz solar entrar e deixar o ambiente mais aconchegante.

Na cozinha e nos quartos, é interessante apostar em armários abertos, como as araras, por exemplo, além de estantes brancas ou na cor natural da madeira. Assim, você consegue armazenar tudo sem tirar a alegria característica das decorações que usam a primavera como linha de estilo.

5. Aposte nos aromas

Você pode aumentar a imersão na primavera indo além dos elementos visuais. Além de coloridas, as flores exalam perfumes muito agradáveis. Você pode transmitir essa sensação espalhando difusores e aromatizadores com fragrâncias exclusivas da primavera para trazer o frescor da estação à sua casa.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Decoração de primavera: 5 dicas de arquitetos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.