Quer aprender como fazer mudas de abacate para ter a fruta na sua casa? Pois saiba que a busca por uma vida mais saudável aumentou o interesse das pessoas pelo consumo de frutas. Isso se torna ainda mais verdade quando o alimento é versátil, podendo ser usado em várias receitas, como acontece com o abacate.
Sendo assim, vale a pena aprender como fazer muda de abacate e garantir essa fruta sempre em casa.
Então, continue a leitura para saber como plantar essa fruta de casca sempre verde e sabor que combina com pratos doces e salgados. Confira!
O que este artigo aborda:
- Qual é a origem do abacate?
- Quais são os principais benefícios do abacate?
- Quais são os perigos do abacate?
- Como fazer mudas de abacate?
- 1. Use frutos orgânicos
- 2. Retire e reserve a semente do abacate
- 3. Troque a água
- 4. Acompanhe o desenvolvimento da muda
- Como fazer o cultivo do abacateiro?
- 1. Transplante o abacateiro para o solo
- 2. Condições do solo e ambiente ideais
- 3. Irrigação
Qual é a origem do abacate?
Em suma, o abacate é uma fruta mexicana, que possui ramificações na América Central, expandindo-se também para Colômbia, Peru, Venezuela e Equador. Por sua vez, foi chegar ao Brasil nos séculos XVI e XVII, fixando-se especialmente no Rio de Janeiro.
No entanto, não demorou muito para que a fruta ocupasse outras regiões. Uma vez que o abacate se adapta facilmente ao nosso clima e também tipos de solo.
Ainda que tenha surgido no Rio, as plantações de abacateiros comerciais ganharam destaque em São Paulo e em Minas Gerais. Isso significa que, nesses estados, o comércio dessa fruta é mais forte, sendo que o território paulista tem o maior volume de produção.
Quais são os principais benefícios do abacate?
Antes de mais nada, além de ser gostosa e versátil, essa fruta que possui de 15 a 20 cm de comprimento, pesando cerca de 1,5 quilo, faz muito bem para a sua saúde. Isso porque ela é rica em fibras, vitaminas e minerais. Por exemplo, ferro, cálcio e fósforo, bem como lipídios, que são responsáveis pela elevação do colesterol bom.
Além disso, o abacate é muito indicado para as pessoas que buscam o aumento de massa muscular, pois são fonte de proteína. Ou seja, basta que você consuma a fruta in natura, batida com leite ou então em saladas.
Quais são os perigos do abacate?
Ainda que a fruta tenha muitos benefícios ao corpo humano, é necessário ter muito cuidado com os animais em casa. Afinal, o abacate pode ser tóxico para alguns pets.
Por exemplo, o gato não pode ingerir o abacate. Uma vez que, além da gordura da fruta fazer mal para o bichano, a persina, uma substância do abacate, pode causar vômito, diarreia, entre outros desconfortos intestinais.
Como fazer mudas de abacate?
Agora que você já sabe quais são os benefícios dessa fruta, chegou a hora de aprender como fazer muda de abacate para manter uma alimentação rica e balanceada.
Sendo assim, confira o passo a passo de como ter uma muda:
1. Use frutos orgânicos
Primeiramente, uma dica de como fazer muda de abacate é usar frutos orgânicos. Caso contrário, a reprodução será mais lenta ou, em alguns casos, inexistente, por causa da mudança genética.
2. Retire e reserve a semente do abacate
Após ter o abacate orgânico em mãos, o próximo passo é retirar a semente para reservá-la. Então, encha um copo com água, coloque três espetos na semente, posicione-a sobre a boca do copo e, por fim, deixe próximo à janela.
3. Troque a água
Em suma, lembre-se sempre de trocar a água para evitar que apareçam mosquitos. Depois de duas a quatro semanas, os primeiros brotos dão sinais de vida. Assim, eles surgem entre a fenda que se abre na semente.
Além disso, tendo um pouco mais de paciência, passado o segundo mês, os brotos estão mais crescidos. Ou seja, com 10 ou 20 cm de comprimento e também algumas folhas. Dessa maneira, essa é a hora de plantar o abacate em um vaso.
4. Acompanhe o desenvolvimento da muda
Por fim, acompanhe de perto o desenvolvimento do abacateiro. Então, quando o vaso ficar pequeno para as raízes, plante a muda no seu jardim, caso deseje colher frutos.
Como fazer o cultivo do abacateiro?
Caso você queira comer o abacate, é preciso esperar até três anos para que o abacateiro possa frutificar. Isso implica aprender como fazer o cultivo do abacate corretamente.
A seguir, veja algumas dicas que devem ser seguidas à risca para ter sucesso com a sua muda:
1. Transplante o abacateiro para o solo
No geral, o transplante deve ser realizado em estação chuvosa, quando a muda tiver cerca de 40 a 50 cm de altura. Além disso, o espaço entre as mudas precisa ser de 6 m x 7 m, no caso de árvores com copas não frondosas, e 10 m x 10 m, para as copas mais vigorosas.
2. Condições do solo e ambiente ideais
Por sua vez, o solo precisa ser profundo, permeável e também enriquecido com adubo para você poder plantar o abacate. Ou seja, o local necessita ser arejado e com a presença de proteção contra rajadas de vento mais fortes ou geadas.
3. Irrigação
Por fim, o recomendado é fazer a rega uma vez por semana nas estações mais quentes. Já quando estiver no inverno, ela deve ser suspensa por dois meses. Assim, faça uma cama ao redor da planta usando capim seco ou palha, porém não cubra o tronco.
Sem comentários