Como instalar cooktop em 3 passos

Quer aprender como instalar cooktop? Antes de mais nada, planejar cuidadosamente a decoração da cozinha é o primeiro passo para tornar o ambiente  mais aconchegante. Afinal, esse costuma ser um local não somente para preparar refeições, mas também para estar com a família e amigos.

Sendo assim, tanto para projetos de ambientação elaborados por profissionais ou uma reforma feita por conta própria, o cooktop sempre é tido como peça chave para tornar a sua cozinha ainda melhor.

Porém, a instalação desse tipo de eletro, requer alguns cuidados básicos. Então, continue a leitura para conferir as dicas sobre os procedimentos de instalação do seu cooktop.

O que este artigo aborda:

Como instalar cooktop Como instalar cooktop
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que o cooktop é uma boa escolha?

Primeiramente, assim como você já deve saber, o cooktop nada mais é que um fogão que possui apenas a parte de cima. Ou seja, ele conta com bocas, acendedores e queimadores.

Além disso, o fato de ser uma peça separada do forno faz do cooktop um eletrodoméstico requintado, charmoso e também versátil. Uma vez que as bocas do fogão ficam mais acessíveis e o forno, que nos modelos tradicionais ficam na parte debaixo.

Outros pontos positivos é que ele pode ser instalado separadamente e a uma altura que facilite a sua acessibilidade.

Bem como os cooktops também são funcionais e ocupam menos espaço. Isso significa que podem servir tanto em cozinhas como nas varandas.

Como instalar cooktop?

Em suma, o processo para instalar cooktop é simples. No entanto, também requer alguns cuidados que precisam ser observados para que o resultado final seja o ideal. Assim, confira agora o passo a passo para instalação.

1. Comece preparando a bancada

A bancada é onde o seu cooktop fica. Dessa maneira, na maioria dos casos, ela é feita com pedras naturais, como mármore e granito. Além disso, sua espessura varia de 30 a 60 milímetros.

Esses materiais são ótimos por contarem com elevada resistência ao calor. Mais um diferencial é que eles trazem um aspecto elegante ao ambiente e são mais fáceis de limpar.

Portanto, garanta que o tamanho de sua bancada comporta o modelo de cooktop pelo qual você optou e cuide para que os cortes para a instalação do equipamento sejam centralizados. Por fim, verifique o manual de instruções do seu aparelho para conferir as distâncias mínimas do cooktop à parede e para outros eletrodomésticos.

2. Coloque o fogão

Após a bancada ser preparada para receber o cooktop, o processo de instalação é bastante simples. Basicamente, você vai precisar fazer o encaixe da mesa na abertura realizada na bancada.

Sendo assim, a junção mesa-bancada precisa ser preenchida com o adesivo que acompanha o seu eletro. Além de unir as duas partes, o adesivo sela o espaço entre a bancada e o cooktop, evitando que escoe água, penetrem bichos ou acumule poeira e também resíduos de alimentos.

3. Instale o gás com cuidado

Definitivamente, o cooktop a gás está entre os modelos mais tradicionais do mercado. Porém, há também os modelos por indução e os elétricos.

Em suma, para instalar os modelos a gás é preciso acoplar uma mangueira trançada e o regulador (responsável por controlar a entrada e saída de gás) ao bico do cooktop. Isso é feito prendendo-a com uma braçadeira para evitar qualquer vazamento.

Já a outra extremidade da mangueira precisa ser conectada ao botijão ou então rede de gás encanado. Ao fim da instalação confira se existe algum vazamento. Por exemplo, você pode utilizar a espuma de uma esponja encharcada de detergente líquido durante esse processo. Caso você note bolhas, é sinal de que existem vazamentos de gás.

Por sua vez, a instalação de cooktops elétricos é muito parecida com a instalação dos modelos a gás. Mas com a diferença que não é preciso a etapa de conexão ao botijão de gás, já que ele precisa somente de eletricidade para funcionar. 

Nestes casos, o recomendado é reservar uma tomada exclusiva para conectar o cooktop. Ou seja, evite adaptadores ou extensões.

Por fim, os cooktops por indução tem instalação bem similar aos elétricos. Aqui, a diferença é que os modelos de indução são conectados diretamente à rede elétrica da residência requerendo. Dessa maneira, é necessário um especialista para fazer a ligação.

Como limpar fogão cooktop?

Agora que você já entendeu como é feito o processo de instalação de um cooktop, confira algumas dicas para manutenção e limpeza do seu eletro!

1. Opte por panos e esponjas que não arranhem

Antes de mais nada, as mesas dos cooktops normalmente são feitas em inox ou vidro. Assim, os modelos em vidro costumam ser mais simples de limpar que os de inox, que são mais suscetíveis a arranhões.

Tanto para os modelos em vidro quanto para os em inox, o recomendado é começar a limpeza passando um pano úmido para retirar todo o excesso de sujeira. Para isso use panos macios em algodão.

Após fazer a limpeza inicial, você pode utilizar uma esponja macia para retirar as sujeiras que não foram removidas na primeira etapa. Ao final, seque a mesa com um pano seco e macio.

2. Use somente produtos neutros

Já na etapa de remoção de resíduos pregados na mesa ou na limpeza de partes engorduradas, você pode utilizar um detergente para ajudar o processo. No entanto, utilize sempre detergente neutro e evite produtos abrasivos ou corrosivos.

3. Retire os restos de alimentos o quanto antes

Por fim, uma dica importante que você precisa seguir para limpar a mesa do cooktop de maneira simples e rápida assim que ele sujar. Uma vez que restos de molhos podem danificar a sua superfície. Enquanto os pedaços de alimentos podem endurecer e dificultar a limpeza depois.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como instalar cooktop em 3 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.