Quer aprender como limpar piscina verde? Antes de mais nada, ter momentos para relaxar são essenciais na nossa rotina.
Sendo assim, sempre que pudermos, é preciso reservar um momento para curtir com nossa família. Nesse caso, a piscina é muito útil para que vocês consigam aproveitar.
Para isso, é essencial que a água esteja limpa.
Dessa maneira, o principal fator que deixa a água da piscina esverdeada é a contaminação devido a algas e microorganismos.
Além da sua aparência nada convidativa, uma piscina sem tratamento também pode colocar em risco a saúde das pessoas.
O que este artigo aborda:
- Como limpar piscina verde?
- 1. Comece verificando a areia do filtro da piscina
- 2. Retire os detritos sólidos usando uma peneira
- 3. Realize o teste de pH
- 4. Coloque cloro granulado
- 5. Lembre-se de escovar piso e paredes
- 6. Use algicida
- 7. Termine com clarificante para ter uma água cristalina
Como limpar piscina verde?
Em suma, você deve seguir alguns passos simples:
1. Comece verificando a areia do filtro da piscina
Primeiramente, o filtro é um dos principais equipamentos que você deve observar quando aprende como limpar a piscina. Uma vez que ele é fundamental para higienizar a água, é essencial que você opte por um produto de qualidade ao escolher o seu.
Ainda assim, não adianta ter um bom equipamento se não for realizada a manutenção da areia que fica no filtro da piscina. Isso porque, com o passar do tempo, a areia acaba ficando suja e compactada, perdendo sua função de filtrar.
Dessa maneira, para verificar se a areia do seu filtro ainda está eficiente, o recomendado é contar com um especialista. No geral, a areia continua com sua função filtrante por até dois anos após o início de uso. Após esse período, precisa ser substituída para garantir a filtração adequada.
2. Retire os detritos sólidos usando uma peneira
Antes de mais nada, a presença de folhas e de outras sujeiras visíveis está longe de ser o principal problema da piscina esverdeada. Porém, para quem deseja saber como limpar a piscina verde, é recomendado retirá-los antes de iniciar o tratamento químico da água.
Uma vez que você vai visualizar melhor o aspecto geral dessa piscina. Além disso, a peneira serve não somente para remover sólidos da superfície. Isso porque ela também pode ser utilizada para retirar da água detritos que ficam acumulados no fundo.
3. Realize o teste de pH
Além disso, uma água com pH inapropriado é o ambiente perfeito para a proliferação de algas que fazem a água ficar verde. Bem como o pH também interfere na interação com o cloro e outros produtos para limpar a piscina.
Por isso a importância de realizar logo a correção. Para isso, comece usando um teste do tipo fita, que mostra os níveis de alcalinidade, pH, cloro livre e também ácido cianúrico na água.
Dessa maneira, o pH precisa estar entre 7,0 e 7,4, enquanto a alcalinidade precisa ficar entre 80 e 120 ppm. Caso tenha resultados diferentes disso, faça os ajustes necessários usando redutores e elevadores de alcalinidade e também de pH.
4. Coloque cloro granulado
Após ajustar o pH, é o momento de partir para a aplicação do hipoclorito de cálcio, também chamado de cloro granulado. Assim, a quantidade vai depender da sua preferência em como limpar a piscina com água verde nesse momento.
Caso a água tenha ficado muito tempo parada, é preciso fazer a supercloração. Por isso, no geral, recomendamos o uso de 14 gramas de cloro para cada mil litros de água.
Enquanto para a manutenção de água da piscina verde, o recomendado é que a aplicação de cloro seja realizada entre duas a três vezes por semana, usando de 4 a 6 gramas de cloro para cada mil litros de água a cada vez.
5. Lembre-se de escovar piso e paredes
Dessa maneira, com a ajuda de uma escova de nylon, escove as paredes e também o piso da piscina. Isso é essencial para retirar algas incrustadas, complementando sua limpeza e dificultando a nova proliferação de algas ou micro-organismos.
6. Use algicida
Agora que você já sabe como limpar a piscina verde, está na hora de eliminar as algas com o auxílio de um algicida de choque. Lembrando que o uso do produto precisa ser feito juntamente à escovação de piso e paredes, pois o produto não é capaz de remover as algas incrustadas nas superfícies.
Bem como, por ser um produto concentrado, é recomendado usar 7ml por mil litros de água. Isso quando as impurezas foram decantadas, ligue o filtro para terminar de limpar a piscina.
7. Termine com clarificante para ter uma água cristalina
Por fim, se você quiser deixar a água verdadeiramente cristalina, você pode optar por produtos clarificantes próprios para esse efeito. Assim, com a filtração ligada, coloque 10ml do produto por mil litros de água. Já caso a piscina seja limpa periodicamente, ela fica pronta a partir de uma hora após o tratamento.
Sem comentários