Quer descobrir como saber se a orquídea vai dar flor? Antes de mais nada, entenda que muitas pessoas compram ou ganham orquídeas, mas ficam em dúvida quando as flores secam. Isso porque elas querem saber se a orquídea vai florescer de novo ou devem descartá-la.
Em suma, a orquídea irá florescer novamente, desde que você realize os cuidados necessários para que ela consiga se desenvolver. Além disso, é normal que após uma florada a planta pareça mais fraca, e até mesmo um pouco caída. Afinal, a planta gasta quase todas as suas energias e reservas para produzir suas flores.
No entanto, as orquídeas são plantas perenes, e não morrem quando terminam uma florada.
O que este artigo aborda:
Como saber se a orquídea vai dar flor?
Primeiramente, saiba que orquídeas eventualmente ficam sem flores, e muitas pessoas as descartam. No entanto, a Phalaenopsis é a orquídea mais simples de ser cultivada, e também é a mais vendida pelo mundo todo.
Uma vez que seu florescimento é longo, e pode acontecer mais de uma vez por ano.
Dessa maneira, o tempo para a segunda florada irá mudar de orquídea para orquídea. Porém, em geral as orquídeas florescem todos os anos, e algumas chegam a florescer mais de uma vez ao ano, como acontece com as Phalaenopsis.
Por fim, entenda que algumas orquídeas florescem mais de uma vez ao ano, no entanto não é possível determinar o tempo. Ou seja, é preciso que você tenha cuidado e paciência para garantir as novas flores.
Como cuidar da orquídea?
Inicialmente, a principal dica é deixar a orquídea em um local bem iluminado, mas sem que o sol bata direto nas suas folhas. Somente no caso das Cattleyas e Dendrobium, pois elas precisam tomar sol direto no início da manhã ou então no fim da tarde.
Isso porque deixar a planta em um local escuro demais costuma ser o maior motivo das flores não brotarem mais, isso qualquer espécie de orquídeas. Sendo assim, algumas orquídeas florescem melhor em locais nos quais a temperatura cai durante a noite.
Por isso, alguns fãs da planta chegam a simular as noites frias usando gelo na base da orquídea. No entanto, em geral, isso não é preciso.
Outro ponto importante é regar as orquídeas corretamente. Uma vez que se você molhar demais sua orquídea, as raízes podem apodrecer, e suas folhas começam a amarelar ou secar.
Por outro lado, quando você rega menos, a orquídea pode ficar com as suas folhas murchas, e elas podem acabar secando por completo, matando a planta. Dessa maneira, via de regra, você não precisa manter a planta encharcada, muito menos em um pratinho mantido sempre com água. Portanto, opte por regar novamente assim que o substrato estiver mais seco.
Assim, ao cuidar bem da sua orquídea sem flores, ela te trará novas flores no futuro, e a recompensa vai valer o esforço.
Sem comentários